Proposta da reforma administrativa e os últimos destaques

Compartilhe o post:

BRASIL EM FOCO 

No Brasil, o Ibovespa fechou em queda na sexta-feira (07) e apagou os ganhos da semana. O índice registrou queda de 1,23% a 113.770 pontos e teve leve variação positiva de 0,01% nos primeiros dias de fevereiro. O Dólar por sua vez renovou máxima histórica com o PTAX fechando a R$ 4,3076, em alta de 1,41%. Os contratos de DI para Janeiro de 2025 abriram 3 pontos e eram negociados a taxa de 6,20%.

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de janeiro variou 0,21%, enquanto, em dezembro, havia subido 1,15%. Foi o menor resultado para um mês de janeiro desde o início do Plano Real. O acumulado em doze meses foi a 4,19%. (IBGE)

A nova proposta de reforma administrativa deverá ir para o Congresso ainda em fevereiro. Na PEC serão abertas novas formas de vínculos para além do Regime Jurídico Único (RJU). A estabilidade será exclusiva das carreiras típicas de Estado (como auditores fiscais e diplomatas, dentre outras). Mesmo para estes, entretanto, haverá um estágio que antecederá a estabilidade, de provavelmente dez anos. a PEC só servirá para os novos concursados. (Valor)

As ações do IRB Brasil desvalorizaram 12% na semana passada após a Squadra questionar balanços da companhia. Em novo capítulo, a gestora de recursos voltou a se manifestar na noite de domingo, agora rebatendo publicamente comentários feitos pelos executivos da resseguradora em reuniões privadas com clientes de bancos de investimento nos últimos dias. (Valor)

OBSERVATÓRIO INTERNACIONAL 

Após recordes triplos, os investidores realizaram lucros na sexta e o S&P 500 fechou em queda de 0,54% aos 3.327,71 pontos. Na semana, contudo, a alta foi de 3,17%.

As contratações nos EUA se fortaleceram em janeiro. Os empregadores acrescentaram 225.000 empregos no mês passado e a taxa de desemprego subiu para 3,6%, ante 3,5% em dezembro. Esse aumento do desemprego reflete uma melhora na perspectiva da economia o que faz com que mais americanos procurem trabalho. Os salários aumentaram 3,1% em relação ao ano anterior, um pouco acima do aumento de 3% em dezembro de um ano para o outro. (WSJ)

A morte de um médico na China ameaça se transformar em uma crise de confiança pública para Pequim. O médico Li Wenliang morreu na sexta-feira na cidade de Wuhan, no centro da China, depois de ter sido infectado pelo vírus, provocando uma enorme onda reações pela internet na China. Para muitos, sua morte simbolizou a inação do governo em lidar com o surto, pois ele foi um dos primeiros a alertar sobre a nova doença e teria sido repreendido pela polícia. (South China Morning Post)

As bolsas na Ásia operaram no vermelho na abertura da semana. Com quase 1.000 mortes e mais de 40.000 casos registrados na China, os desdobramentos do coronavírus estão se refletindo na cautela dos investidores. Na Europa, as bolsas também recuam. O viés dos futuros dos índices de Wall Street é negativo. O ouro avança.

RESUMO DOS MERCADOS 

Dólar PTAX R$ 4,3076 + 1,41%
DI Fut Jan/25 6,20% + 3 bps
Ibovespa 113.770,29 pts  – 1,23%
S&P 500 3.327,71 pts – 0,54%
As informações contidas neste material têm caráter meramente informativo, não constitui e nem deve ser interpretado como solicitação de compra ou venda, oferta ou recomendação de qualquer ativo financeiro, investimento, sugestão de alocação ou adoção de estratégias por parte dos destinatários. Este material é destinado à circulação exclusiva para a rede de relacionamento da Órama Investimentos, incluindo agentes autônomos e clientes, podendo também ser  divulgado no site e/ou em outros meios de comunicação da Órama. Fica proibida sua reprodução ou redistribuição para qualquer pessoa, no todo ou em parte, qualquer que seja o propósito, sem o prévio consentimento expresso da Órama.

 

Compartilhe o post:

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *