Primeira parte do projeto de reforma tributária e os últimos destaques

Compartilhe o post:

BRASIL EM FOCO 

O cenário externo mais positivo em relação ao coronavírus, impulsionou as bolsas lá fora e o Ibovespa acompanhou o movimento registrando uma alta de 1,13%, aos 116.674 pontos. O Dólar PTAX fechou a R$ 4,3366, em alta de 0,51%. A taxa dos contratos de DI para Janeiro de 2025 recuou 5 pontos-base, sendo negociada a 6,03%.

O varejo em dezembro, contrariando a expectativa do mercado, de alta de 0,2%, registrou queda de 0,1% em relação a novembro, segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). No ano, porém, o comércio cresceu 1,8%. (Folha)

Em declaração polêmica, Paulo Guedes disse que o câmbio deve se manter alto. (G1)

Ao se reunir ontem com os secretários estaduais de Fazenda, o ministro da Economia, disse que a reforma “está indo super bem” e que o governo pretende enviar ao Congresso Nacional, em duas semanas, a primeira parte de seu projeto de reforma tributária, propondo o Imposto sobre Valor Agregado (IVA) Dual. Segundo o ministro, o projeto de lei é acopláveis ao texto em tramitação. (EBC)

OBSERVATÓRIO INTERNACIONAL 

A contaminação perdeu força e levou o S&P 500 para 3.379,45 pontos, anotando um novo recorde, alta de 0,65%.

A venda de carros na China registra o menor número dos últimos oito anos, em janeiro. Como consequência do coronavírus as pessoas não estão saindo e comprando carros,  intensificando a desaceleração do setor que já não vinha muito aquecido.

Nesta manhã, a Comissão Nacional de Saúde de Hubei anunciou que vai começar a contabilizar os casos também por testes clínicos, o que significa utilizar imagens computadorizadas de tomografia para avaliar o paciente. Antes, aqueles com sintomas de pneumonia confirmados por imagem eram obrigados a fazer o teste laboratorial para confirmar positivo para o coronavírus. (Bloomberg)

Oficiais chineses foram destituídos, na maior ação política até agora por conta da epidemia, em meio à preocupação com esforços para suprimir informações sobre a gravidade do surto no início. A revisão da metodologia para contagem de pessoas infectadas incrementou o número de casos confirmados em 15.000. Com isso, o total de infectados já se aproxima de 60.000, com 1.367 mortes.

A elevação abrupta nas estatísticas reverteu a tendência declinante de crescimento dos últimos dias e já reflete no dia de hoje nos mercado. As bolsas fecharam em queda na Ásia e recuam mais de 1% na Europa. Os futuros dos índices de Nova York apontam para um dia de queda.

RESUMO DOS MERCADOS 

Dólar PTAX R$ 4,3366 + 0,51%
DI Fut Jan/25 6,03% – 5 bps
Ibovespa  116.674 pts  + 1,13%
S&P 500 3.379,45 pts  + 0,65%

TÓPICO DO DIA 

Nossos especialistas Sandra Blanco e Gabriel Carvalho se juntaram para explicar os investimentos em Fundos Imobiliários. Venha conferir!

https://www.youtube.com/watch?v=nVNXOqJNsaI

As informações contidas neste material têm caráter meramente informativo, não constitui e nem deve ser interpretado como solicitação de compra ou venda, oferta ou recomendação de qualquer ativo financeiro, investimento, sugestão de alocação ou adoção de estratégias por parte dos destinatários. Este material é destinado à circulação exclusiva para a rede de relacionamento da Órama Investimentos, incluindo agentes autônomos e clientes, podendo também ser  divulgado no site e/ou em outros meios de comunicação da Órama. Fica proibida sua reprodução ou redistribuição para qualquer pessoa, no todo ou em parte, qualquer que seja o propósito, sem o prévio consentimento expresso da Órama.

 

Compartilhe o post:

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *