Declaração de Paulo Guedes e os destaques da semana

Compartilhe o post:

Panorama Semanal de 10 a 14 de fevereiro*

Atuação do Banco Central para conter a alta do dólar, aumento no número de casos do coronavírus, trocas ministeriais e chuvas em São Paulo marcaram o noticiário da semana.

Na quarta-feira, o ministro da Economia, Paulo Guedes, disse que a cotação do dólar mais elevada é bom para todos, comparando o momento atual com períodos em que o real valorizado permitia “uma festa danada”, com as empregadas domésticas indo a Disney. 

A declaração, polêmica, foi considerada preconceituosa por muitos e, no mercado, deu margem para que os agentes testassem valores mais altos no câmbio. Com a moeda a R$ 4,38, já pressionada pela aversão ao risco global, o Banco Central precisou intervir, e a cotação cedeu. 

A contagem de casos de coronavírus aumentou esta semana, devido a uma mudança no método de diagnóstico. A percepção de que a doença é ainda mais contagiosa do que se imaginava gerou tensão nos mercados, pelo aumento do risco de uma pandemia.

Nos Estados Unidos, o assunto foi a indefinição nas primárias presidenciais dos democratas. Também repercutem as queixas do procurador-geral dos EUA, William Barr, a respeito das críticas que o presidente Donald Trump vem fazendo – o que estaria tornando “impossível” seu trabalho. Até então aliado de Trump, Barr disse que não vai se deixar intimidar.

No início da semana, os EUA alteraram sua política comercial e retiraram o Brasil, a China e outros tantos países da lista para tratamento preferencial no comércio. A medida tende a causar impacto importante. 

No Brasil, o Banco Central divulgou o IBC-Br de 2019, uma prévia do PIB. O indicador mostra avanço de 0,89% no ano passado, registrando crescimento, mas com desaceleração. O PIB oficial será divulgado em março.

Destaque também para a “reforma ministerial”, com Braga Netto na Casa Civil, no lugar de Onyx Lorenzoni, que foi para a Cidadania.

No pregão desta quinta-feira, o Ibovespa recuou 0,87%, a 115.662 pontos. O dólar, após a atuação do BC, fechou em queda de 0,3%, a R$ 4,33.

Obrigada, bom fim de semana e até o próximo Panorama Semanal.

*Dados atualizados até o dia 14/2, às 10h.

Compartilhe o post:

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *