Intervenção surpresa no mercado de câmbio e os últimos destaques

BRASIL EM FOCO 

Com o aumento de casos registrados de coronavírus, pela mudança de metodologia adotada pelo governo chinês, além do fraco desempenho do setor de serviços. O Ibovespa registrou perdas de 0,87%, a 115.662 pontos. O Dólar PTAX fechou a R$ 4,3389, em leve alta de 0,05%, em dia de intervenção do BC. A taxa dos contratos de DI para Janeiro de 2025 elevou 5 pontos-base, sendo negociada a 6,08%.

Um dia depois da fala do ministro da Economia, Paulo Guedes, sobre ser positivo ter um câmbio desvalorizado para as contas do governo, o Banco Central realizou uma intervenção surpresa no mercado de câmbio. (Valor)

Os indicadores da economia doméstica não estão animando muito os investidores. Na passagem de novembro para dezembro de 2019 houve um decréscimo de 0,4% no volume de serviços. No acumulado do ano, porém, o volume de serviços expandiu 1,0%, interrompendo sequência de 4 anos sem crescimento: 2015 (-3,6%), 2016 (-5,0%), 2017 (-2,8%) e 2018 (0,0%). O destaque negativo foi o segmento de Transporte terrestre com queda de -3,7%. (IBGE)

Após ter o ministério esvaziado quando ainda estava de férias, o ministro Onyx Lorenzoni deixou em definitivo a chefia da Casa Civil. Ele será substituído pelo general Walter Braga Netto, que foi chefe da intervenção federal no Rio em 2018. Onyx vai para o Ministério da Cidadania, tomando o lugar do atual ministro Osmar Terra, que por sua vez tem mandato de deputado federal pelo Rio Grande do Sul, retoma ao seu cargo na câmara. (Poder 360)

OBSERVATÓRIO INTERNACIONAL 

O coronavírus continua no radar dos investidores nos EUA e S&P 500 o terminou o pregão aos 3.373,94 pontos, recuando 0,16%.

Na China, a tomada de decisão no âmbito administrativo é feita nos níveis locais. Diferentemente do que se imagina, o governo central chinês tem pouca ingerência concreta em casos práticos do cotidiano da população. Essa autonomia mesmo no caso do coronavírus está sendo respeitada. Na reunião dos oficiais do Partido Comunista direcionada para o tema do surto do COVID-19 esse princípio ficou definido como “No one-size-fits-all approach should be taken”. Ou seja, cada cidade tem a liberdade para lidar com a doença de acordo com suas necessidades específicas. 

Contudo, apesar da autonomia, quando o governo central identifica que as localidades não estão cumprindo seus deveres, por meio da estrutura partidária, os responsáveis locais são responsabilizados. Foi isso que aconteceu com a província de Hubei, epicentro da crise: o secretário do Partido Comunista da China na província, Jiang Chaoliang, perdeu o cargo nesta quinta-feira (13). É importante ressaltar que foi o secretário do Partido – e não o governador da província – que foi demitido. Essa preponderância da estrutura do Partido sobre a estrutura administrativa do Estado  é uma característica particular do caso chinês e essencial para as análises.

Ajudou a melhorar o humor do mercado no encerramento da semana, a Organização Mundial de Saúde, em conferência para a imprensa, afirmar que a nova metodologia de diagnóstico implantada em Hubei, epicentro da crise do coronavírus, ajuda a reportar e ampliar o tratamento mais rapidamente e não uma mudança na trajetória de contágio. (WHO)

Pequim divulgou número de casos menor do que o de ontem, sendo 5.000 novas pessoas infectadas e 1.380 mortes. Na Ásia, as bolsas fecharam sem direção definida, em alta na China e Hong Kong e no vermelho no Japão. Na Europa, os índices recuam levemente. Já o viés dos futuros de Wall Street apontam para um dia positivo. 

RESUMO DOS MERCADOS 

Dólar PTAX R$ 4,3389 + 0,05%
DI Fut Jan/25 6,08% + 5 bps
Ibovespa  115.662 pts  – 0,87%
S&P 500 3.373,94 pts  – 0,16%
As informações contidas neste material têm caráter meramente informativo, não constitui e nem deve ser interpretado como solicitação de compra ou venda, oferta ou recomendação de qualquer ativo financeiro, investimento, sugestão de alocação ou adoção de estratégias por parte dos destinatários. Este material é destinado à circulação exclusiva para a rede de relacionamento da Órama Investimentos, incluindo agentes autônomos e clientes, podendo também ser  divulgado no site e/ou em outros meios de comunicação da Órama. Fica proibida sua reprodução ou redistribuição para qualquer pessoa, no todo ou em parte, qualquer que seja o propósito, sem o prévio consentimento expresso da Órama.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s