Tesouro Direto: tudo o que você precisa saber

| | |
Compartilhe o post:

O Tesouro Direto é considerado um dos investimentos mais seguros do país. Atualmente, é uma das principais alternativas pra quem quer sair da caderneta de poupança. Além disso, pode servir também para diversificar a carteira de investimentos e, consequentemente, reduzir riscos. Dessa forma, atende a diversos perfis de investidores, dos conservadores ao mais experientes. No entanto, o Tesouro é visto como uma ótima porta de entrada no mundo dos investimentos, já que o risco de o Governo não pagar é muito baixo.

Neste texto, vamos explicar o porquê disso tudo.

O que é o Tesouro Direto?

Tesouro Direto é o nome do programa criado pelo Tesouro Nacional, em parceria com a Bolsa brasileira, a B3, a partir do qual o investidor consegue adquirir títulos da dívida pública federal pela Internet. É um investimento de renda fixa, que tem várias formas de remuneração e opções de prazos. Em resumo, é bem simples: ao investir seu dinheiro no Tesouro, é como se você estivesse emprestando para o governo para receber de volta depois, na data de vencimento, o valor investido acrescido de juros. 

Vídeo: Entenda mais sobre a renda fixa.

Como funciona o Tesouro Direto?

Como você acabou de ler, o investimento no Tesouro é como se fosse um empréstimo. O Governo emite os títulos de dívida e usa o dinheiro arrecadado para financiar projetos públicos, em infraestrutura, educação e saúde, por exemplo. Depois do prazo, você recebe o dinheiro que emprestou mais o valor dos juros que você contratou.

Mas e se você precisar do dinheiro antes do prazo de vencimento? Você pode resgatar o investimento antes do prazo, mas com atenção: o valor vai variar de acordo com a marcação a mercado, ou seja, o preço do título no dia. Dessa forma, é importante verificar antes se esse resgate vai valer a pena pra você. 

Vídeo: Tudo sobre o Tesouro Direto em 3 minutos

Vantagens de investir em títulos do Tesouro

Os investimentos no Tesouro Direto têm cinco principais vantagens: 

  • Segurança: a garantia do governo federal que reduz o risco. Todos os investimentos no Tesouro Direto são garantidos 100% pelo Tesouro Nacional. Esse é o motivo pelo qual o Tesouro é considerado o investimento com menor risco de crédito do país, já que a possibilidade de um governo dar calote é muito menor do que uma empresa ou banco;
  • Alta liquidez, que deixa o resgate do dinheiro mais acessível. A liquidez é diária, o que significa que você pode resgatar e receber o dinheiro no mesmo dia, se solicitar em horário comercial. 
  • Rende mais que a poupança, e é tão seguro quanto;
  • São várias opções que podem proteger seu dinheiro da desvalorização pela inflação, o que não acontece na poupança;
  • Você pode investir com pouco, a partir de R$30.

Dessa forma, o Tesouro Direto tem opções indicadas para qualquer perfil de investidor. Graças à diversidade dos títulos, é possível analisar qual é melhor para seu objetivo, de acordo com o prazo determinado em cada um deles. 

Quanto rende o Tesouro Direto? 

A resposta é a de sempre no mundo dos investimentos: depende. São características como prazo, taxa e período de pagamento de juros que vão determinar quanto um investimento no Tesouro vai render. 

Esse tipo de investimento tem prazos variados e a remuneração pode ser de duas formas: prefixada ou híbrida. 

A prefixada, como o nome indica, é uma taxa fixa, como, por exemplo, 13% ao ano. Ou seja, no momento em que investe você sabe exatamente quanto vai receber no vencimento. 

 Na híbrida você ganha de acordo com uma taxa fixa, mais uma taxa que varia atrelada a um índice, que pode ser a Selic –  a taxa básica de juros brasileira – ou o IPCA – um dos principais índices de inflação. Mesmo que essa taxa varie, você sabe que seu rendimento vai sempre acompanhá-la, todos os dias. 

Descomplicamos o que é taxa Selic, aqui.

Não sabe o que é IPCA? Entenda aqui.

Existem ainda os que pagam juros semestrais ao longo da duração do título, ao invés de pagar o valor total só no vencimento. Esses juros semestrais são conhecidos também como cupons

Confira agora os tipos de títulos disponíveis e como rende cada um.

Tipos de Títulos do Tesouro

Na nomenclatura de cada tipo você vai ver, na ordem: qual é a taxa (taxa prefixada, Selic, ou IPCA), os juros semestrais, quando for o caso, e o ano do vencimento. Algumas vezes, pode estar presente também a sigla referente àquele tipo de título do Tesouro. Mas não se preocupe em decorá-la, o importante é entender as melhores taxas e prazos pra você.

Já percebeu que existe uma variedade de opções, não é? Mas calma que vamos explicar todas e resumir tudo no final, pra te ajudar a entender qual é a melhor.

Atualmente são oferecidos 6 tipos de investimentos: 

Tesouro Prefixado (LTN)  e Tesouro Prefixado com Juros Semestrais (NTN-F)

Possuem rentabilidade fixa, ou seja, você sabe desde o início quanto o seu dinheiro vai render na data do resgate. São indicados para quem procura um investimento de médio e longo prazo. 

A diferença no Tesouro Prefixado com Juros Semestrais, é só uma: os juros são pagos a cada seis meses até o vencimento do título.

Tesouro Selic (LFT)

É um título público com uma taxa fixa mais uma atrelada à variação da Taxa Selic, portanto, com rentabilidade híbrida. A remuneração é diária e acumulada desde a aplicação até o vencimento do título. 

Como não é muito volátil, apresenta pouco risco para resgates antes do prazo e é muito indicado para a reserva de emergência.

Tesouro IPCA+ (NTN-B Principal) e Tesouro IPCA com Juros Semestrais (NTN-B)

O rendimento desse tipo é calculado pelo indicador da inflação (pós-fixado) mais os juros reais (prefixado). Por isso, ele é considerado um investimento híbrido. Como seu cálculo varia de acordo com a inflação, você consegue ter mais segurança em relação ao poder de compra de seu dinheiro

Já o Tesouro IPCA com Juros Semestrais funciona da mesma forma que o IPCA+, mas os juros são pagos a cada seis meses. 

Tesouro RendA+

Essa é uma opção mais recente, que tem as mesmas vantagens dos títulos anteriores, mas é um pouco diferente. 

O Tesouro RendA+ foi pensado para funcionar como um complemento à aposentadoria. Com ele, você escolhe uma data de aposentadoria para, a partir dela, receber por 20 anos um salário mensal corrigido pela inflação. É indexado ao IPCA mais uma taxa fixa, portanto, tem remuneração híbrida.

Assim como nos outros títulos, você pode resgatar o valor investido se quiser. Mas no RendA+ esse resgate pode ser feito a partir do fim do período de carência de 60 dias.

Confira os detalhes do Tesouro RendA+

Existe taxa pra investir no Tesouro? 

A Órama não cobra taxas pra que você invista no Tesouro. Mas existem outras taxas, cobradas pelo governo e pela B3, que incidem sobre esse investimento. 

Sobre o rendimento do Tesouro Direto incidem as seguintes taxas:

IOF – Imposto sobre Operações Financeiras:

Incide apenas sobre o rendimento da aplicação nos primeiros 30 dias. A cobrança é regressiva, começa em 96% no primeiro dia e diminui até que chega a zero, quando terminam esses 30 dias. 

O IOF só é cobrado sobre o valor que você resgatar nesse período.

Taxa de custódia 

Essa é uma taxa cobrada semestralmente pela B3, para manter a segurança de dados do investidor. Desde 2022, a taxa de custódia caiu de 0,25% para 0,20% ao ano. A cobrança é dividida em duas partes, nos meses de janeiro e julho, sobre o valor total.

Mas existem duas exceções, nas quais você não paga essa taxa: 

  • O Tesouro Selic, que tem a taxa de custódia zerada para os investimentos de até R$ 10 mil;
  • E o Tesouro RendA+, que é isento dessa cobrança nos pagamentos mensais de até 6 salários mínimos que você receber no futuro, se ficar com o título até o vencimento. 

Imposto de Renda

O IR é cobrado apenas sobre os rendimentos, de forma regressiva. Então, quanto mais tempo você deixar seu dinheiro aplicado, menor será o valor do imposto de renda. Confira abaixo a tabela regressiva da alíquota de acordo com o prazo:

Agora que você já viu em detalhes as características do Tesouro direto, vamos a um resumo rápido dos principais pontos: 

Qual é o melhor título do Tesouro Direto pra investir?

Como em todos os produtos de investimento, a escolha do melhor título depende do seu perfil e objetivos.

Se você quer ter o maior controle possível sobre quanto vai ganhar, os melhores são os títulos prefixados do Tesouro. Agora, se você fica mais à vontade sabendo que seu investimento vai acompanhar os principais índices do mercado, é melhor optar pelos híbridos. 

Se for investir pra comprar alguma coisa em um prazo de 5 anos, por exemplo, os Tesouros IPCA+ são os mais indicados, porque com eles você não perde seu poder de compra.

Já se a sua intenção for investir para uma reserva de emergência ou para uma oportunidade a curto prazo, até 2 anos mais ou menos, o Tesouro Selic é a opção mais indicada.

Como investir no Tesouro Direto?

Para aplicar em títulos públicos do Tesouro o primeiro passo é ter conta em uma corretora. Aqui na Órama você não paga nada pra ter uma conta; a abertura e manutenção são gratuitas. Se ainda não tem uma, abra a sua aqui

Quando estiver tudo pronto com a conta, é só acessar a lista de títulos disponíveis no portal ou no App e escolher o que tem o prazo e taxa que melhor atende ao seu objetivo. Veja o caminho pra investir, no vídeo abaixo:

Se não souber escolher, não se preocupe: conte com a ajuda da nossa assessoria gratuita. 

Ainda ficou alguma dúvida? Comenta aqui que a gente te ajuda.

Bons investimentos! 

Compartilhe o post:

Posts Similares

13 Comentários

  1. Comprei 10k em tesouro dureto ipca 2045 pela xp e na semana seguinte só tinha 9k. Perdi 10%. Quqnto tempo meu dinheiro vai ficar preso até que meu capital retorne?

    1. Oi, Marcello! O capital investido no Tesouro pode sofrer oscilações em razão da abertura ou fechamento das curvas de juros, por isso não é possível dar um prazo preciso para o retorno ao valor do momento do investimento. O certo é que se o investimento for levado até o vencimento, você vai receber a remuneração que contratou no momento da compra do título.

  2. Bom dia, tenho uma dúvida. Como nasce um produto do tesouro direto por exemplo um NTN principal para o ano X?

  3. Tenho um tesouro direto de 120.000 reais para 15/08/2026, IPCA + 4,41%. Se vender hoje, pego 116.350. Tem um tesouro direto disponível hoje, para o mesmo prazo, IPCA + 5,58%. Fiz umas contas e estou tentado a trocar, considerando esse ganho de 1,17% a mais por quatro anos e 8 meses.

    Vale a pena ????

  4. Quero investir 150 no tesouro direto,e quero resgatar daqui a uns 4 anos,quanto será a rentabilidade no final do plano

  5. olá,

    É possível investir em “renda fixa” tesouro directo não sendo brasileiro e estando a viver na europa?
    Se sim, como faço?
    Obrigado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *