Taxa Selic é reduzida pra 3,75% ao ano e os últimos destaques

Compartilhe o post:

 BRASIL EM FOCO 

Em mais um pregão acionando o circuit breaker, o Ibovespa  terminou o dia em queda de 10,35%. aos 66.895 pontos. No ano, o índice recua 42,2% e é negociado no menor patamar desde 2017. O dólar PTAX continua subindo e bateu R$ 5,1107, com a alta de 1,21%. No dia de reunião do Comitê de Política Monetária do Banco Central, com consenso de que mais afrouxamento da política monetária seria dado, os contratos de DI para Janeiro de 2025 fizeram o movimento contrário, subiram 98 pontos-base e fecharam o dia aos 7,70%.

O Comitê de Política Monetária (Copom) decidiu, por unanimidade, reduzir a taxa Selic para 3,75% a.a. A redução está em linha com a expectativa do mercado. 

A Câmara dos Deputados aprovou na noite de quarta-feira o estado de calamidade  A medida, que flexibiliza a meta fiscal e permite a destinação de mais recursos para a contenção do coronavírus, ainda precisa passar pelo Senado. (Poder 360)

Eduardo Bolsonaro, pelo Twitter, causou um mal estar diplomático com a China que acabou envolvendo o embaixador chinês no Brasil e o presidente da Câmara Rodrigo Maia

O presidente do Senado foi testado positivo para o novo coronavírus. Na última segunda (16), para discutir medidas de combate ao novo coronavírus, Davi Alcolumbre (DEM-AP) participou de uma reunião com representantes de todos os poderes. Estavam presentes o presidente do Supremo Tribunal Federal, Dias Toffoli; da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ); além do ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta. (G1)

As secretarias estaduais de Saúde divulgaram, até 21h20 de ontem (18), 529 casos confirmados de novo coronavírus no Brasil em 20 estados e no Distrito Federal. Em São Paulo, foi registrada a 4ª morte pelo coronavírus no Brasil, confirmada nesta quarta pelo governo estadual. Paraíba registrou o primeiro caso confirmado de infecção pelo vírus e, na região Norte, o Pará registrou um caso confirmado pela primeira vez.

OBSERVATÓRIO INTERNACIONAL 

Nos EUA, o pânico generalizado também levou a mais um circuit breaker. O S&P 500 teve novo dia de fortes quedas recuando 5,18% aos 2.398 pontos.

Na tentativa de insular o mercado financeiro e impedir que a pandemia de coronavírus venha a contaminar a economia de forma generalizada, o Federal Reserve apresentou Money Market Mutual Fund Liquidity Facility. O mecanismo usará US $ 10 bilhões do Departamento do Tesouro e se une ao programa de empréstimos para os bancos, estabelecido no início desta semana. A preocupação é em manter as empresas funcionando durante esse período em que problemas de capital de giro poderiam levar a falências e aumento do desemprego. (The New York Times)

O Banco Central Europeu divulgou um novo programa de compra de títulos de 750 bilhões de euros (US $ 818,7 bilhões), destinado a proteger a economia da zona do euro dos impactos da disseminação do coronavírus. (WSJ)

A CanSino Biologics Inc, uma empresa chinesa listada em Hong Kong, junto com a Academia de Ciências Médicas Militares da China co-desenvolveram uma vacina contra o coronavírus. A CanSino recebeu a aprovação regulatória chinesa para iniciar testes em humanos na cidade de Wuhan. (Bloomberg)

Sem novos casos de contaminação por coronavírus em Wuhan, a China continental reduziu para zero o número de transmissões domésticas de COVID-19. O país agora enfrenta uma maior ameaça de infecções importadas do exterior, que saltaram 34 na quarta-feira. (Xinhua)

As medidas anunciadas pelos governos e bancos centrais das grandes economias não estão conseguindo moderar os mercados. Hoje será mais um dia de alta volatilidade, com o VIX superando os 80 pontos e as bolsas operando no vermelho.

RESUMO DOS MERCADOS 

Dólar PTAX R$ 5,1107 + 1,21%
DI Fut Jan/25 7,70% + 98 bps 
Ibovespa  66.895 pts  – 10,35%
S&P 500 2.398,10 pts  – 5,18%
As informações contidas neste material têm caráter meramente informativo, não constitui e nem deve ser interpretado como solicitação de compra ou venda, oferta ou recomendação de qualquer ativo financeiro, investimento, sugestão de alocação ou adoção de estratégias por parte dos destinatários. Este material é destinado à circulação exclusiva para a rede de relacionamento da Órama Investimentos, incluindo agentes autônomos e clientes, podendo também ser  divulgado no site e/ou em outros meios de comunicação da Órama. Fica proibida sua reprodução ou redistribuição para qualquer pessoa, no todo ou em parte, qualquer que seja o propósito, sem o prévio consentimento expresso da Órama.
Compartilhe o post:

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *