Coronavírus: para especialistas, momento é ideal para rever carteiras de investimentos

Compartilhe o post:

Head comercial e estrategista chefe da Órama analisaram momento atual da economia, do mercado financeiro e orientaram investidores durante live no perfil da Órama no Instagram

Em uma semana que começou com o presidente norte-americano, Donald Trump, prolongando o estado de isolamento social nos EUA até 30 de abril, os especialistas em economia e no mercado financeiro aguardam notícias sobre um possível tratamento contra a Covid-19. Para os investidores, a orientação é unânime: o momento é excelente para revisar as carteiras, em razão dos números da baixa do mercado.

A afirmação é do head comercial da Órama, Hugo Azevedo, e da estrategista chefe da plataforma, Sandra Blanco, que analisaram o cenário mundial e os reflexos da pandemia do coronavírus, em conversa ao vivo no perfil da Órama no Instagram.

A plataforma de investimentos está promovendo uma série de lives no Instagram diariamente, às 18h30, para analisar os impactos da Covid-19 na economia nacional, no mercado financeiro e no universo dos investimentos, e também responder dúvidas dos seguidores (veja a programação ao fim do texto).

Além de verificar a liquidez das posições e a reserva de emergência, os investidores que estão trabalhando de casa podem aproveitar o momento da quarentena para iniciar o balanceamento de suas carteiras, na opinião de Azevedo.

“Os clientes da Órama têm nossa equipe à disposição, com todas as informações sobre os cenários internacional e brasileiro para entender o momento de cada um e direcionar os investimentos”, comenta. A assessoria financeira na Órama é realizada de forma gratuita.

Para os mais conservadores, Sandra e Azevedo sugerem aplicações nos títulos do Tesouro Direto ou no Fundo Órama DI (composto somente por títulos públicos pós-fixados), que tem aplicação mínima de R$ 100 e taxa de administração zerada. Com o cenário de juros baixos na economia brasileira, ambos são mais vantajosos do que a Poupança.

“É um excelente momento para começar a investir. Para quem não é conservador, a orientação é sempre ter uma carteira balanceada, com Renda Fixa, um pouco de Renda Variável, Fundos Imobiliários e de Ações. Nossos times vão conversar com você e entender os seus objetivos para elaborar essa sugestão”, explica o especialista.

Fundos Imobiliários e inflação

Respondendo a perguntas dos participantes da live, Sandra comentou sobre a situação dos Fundos Imobiliários (FIIs) e possíveis consequências do novo coronavírus em seu desempenho. Ela ponderou que alguns podem sofrer mais impacto, em especial os que congregam shopping centers, que estão fechados em praticamente todas as capitais e grandes cidades do país.

“Há imóveis que podem ter problema de vacância em alguns setores, como os shoppings, com lojistas tendo de renegociar aluguéis. Ainda assim, entendemos que os FIIs são uma classe muito interessante para ter no portfólio em cenário de juros baixos”, aponta.

Os dois especialistas também responderam uma pergunta sobre uma possível alta da inflação. “Podemos ver aumento de preços de produtos, mas também redução em outras categorias. Alguns empresários podem ter pressão inflacionária de insumos ou tentar se aproveitar colocando mais margem nas vendas. No momento, só podemos ir ao supermercado e à farmácia. Mas não vejo pressão inflacionária grande, ainda”, resumiu Azevedo.

O nosso blog tem conteúdos especiais sobre os impactos do coronavírus na economia e nos mercados, assim como orientações para os investidores. Todos os dias, às 10h, há o “Panorama Diário”, com as principais notícias do Brasil e do mundo.

No nosso Instagram, diariamente, às 18h, há um post #VocêPergunta e #AÓramaResponde, para tirar dúvidas sobre investimentos. A plataforma também está oferecendo, em seu perfil na rede social, aulas gratuitas de yoga e meditação, como uma opção para cuidar da saúde mental em tempo de quarentena. A programação de lives com convidados também segue a todo vapor.

Fonte: G.Lab

Compartilhe o post:

Posts Similares

2 Comentários

  1. É isso esse é o momento! Ótimo conteúdo, as pessoas precisam ver isso. Quanto maior o leque de opções de investimento melhor, por isso eu trabalho com a LBLV (lblv.com.br) e to gostando muito, indico. Mas o negócio é investir, seja como for, precisamos movimentar, mas lembre-se de varias seus investimentos! Bora!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *