Home Broker: o que é e como funciona

Se você acompanha o mundo dos investimentos, provavelmente já se deparou com o termo do título, Home Broker. Ele aparece o tempo todo e vem acompanhado de uma série de outros termos técnicos, nem sempre fáceis de entender. Mas a dificuldade acabou, porque vamos te explicar tudo o que você precisa saber sobre esse tal de home broker. 

O que é o Home Broker?

O Home broker é a principal ferramenta através da qual o investidor tem acesso à Bolsa de Valores B3 (Brasil, Bolsa, Balcão). É uma plataforma digital, que pode ser acessada de qualquer lugar, para fazer investimentos em ações e outros produtos de renda variável. As negociações de compra e venda das ações são chamadas de operações. Daí vem a expressão operar na bolsa. 

Existem, de modo geral, duas formas de operação, quando se fala em ações:

  • O investidor pode se tornar sócio da empresa e receber dividendos;
  • Ou pode ganhar com a valorização do ativo, vendendo a um preço superior ao que comprou.

No segundo caso, quem opera na bolsa visando essa forma de obtenção de lucro, muitas vezes de curto prazo, é o trader. Quando o processo de compra e venda é realizado com base na oscilação de preço ao longo do mesmo dia, o investidor é um day trader

Com o Home Broker, as negociações ficam mais baratas e fáceis, uma vez que as ordens de compra e venda podem ser feitas diretamente pelo próprio investidor, sem a necessidade de ligar para a mesa de operações. Assim, pequenos investidores têm a possibilidade de entrar no mercado. Não por acaso, em abril do ano passado, a B3 bateu o recorde de 1 milhão de investidores pessoas físicas. 

Como funciona o Home Broker?

Para começar a operar, é necessário ter conta em uma corretora. A instituição é que envia à B3 todas as ordens de compra e venda. Na Órama, a abertura e manutenção da conta são gratuitas. Uma vez habilitada, é necessário transferir fundos para a conta, pois é com esse saldo que as operações serão feitas. E aí, pronto! Já pode começar a negociar na bolsa. 

Antes de realizar qualquer investimento, é ideal conhecer o seu perfil de investidor, para identificar que nível de risco está disposto a assumir pelo retorno que busca. A partir daí, é importante ser feito o suitability, que é a verificação do tipo de investimento adequado para determinado perfil. 

Se quiser aprender, passo a passo, como funciona a plataforma, é só assistir ao vídeo: Como usar o Home Broker da Órama

O que é negociado através do Home Broker?

A Órama lançou a plataforma Home Broker janeiro de 2019, em evento na B3. Desde então, estão disponíveis, para todos os clientes, uma diversidade de produtos negociados na bolsa: Ações, Opções, Oferta pública, Aluguel, Futuro, ETFs e Fundos de Investimento Imobiliário.

Saiba mais sobre cada um desses investimentos aqui.

Agora você já sabe o que é o Home Broker e, se ainda tiver dúvidas, pode deixar nos comentários que a gente te ajuda!

3 comentários em “Home Broker: o que é e como funciona

  1. apos feita uma compra, quantos dias demoram para aparecer os valores atualizados de cada ação de acordo com sua nova cotação diária??

    1. Oi, Diego! Tudo bem? No mesmo dia. Quando você compra uma ação, ela logo vai pra sua custódia (sua carteira) e já fica cotando lá de acordo com o mercado.

Deixe uma resposta