Trump anunciará orientações para amenizar as restrições de confinamento e os últimos destaques

Compartilhe o post:

BRASIL EM FOCO 

Os dados econômicos fracos nos EUA impactaram negativamente a bolsa aqui no Brasil. O Ibovespa terminou em queda de 1,36% aos 78.831 pontos. O dólar PTAX era cotado, na venda, a R$ 5,2579, o que representa uma alta de 1,39%. No mercado de juros futuros, o DI para janeiro de 2025 recuou 4 pontos base, sendo negociado à taxa de 6,27%. 

Em tom de despedida, mas sem data de saída, o ministro Luiz Henrique Mandetta, afirmou que há um descompasso em relação ao que defende o presidente Jair Bolsonaro. Ele voltou a dizer que sua equipe entrou unida e sairá unida, frisando que não vai pedir demissão, mas que caso essa seja a vontade de Bolsonaro, deseja que quem quer que o substitua não se afaste do caminho da ciência. (Folha / O Globo)

O plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu nesta quarta-feira que prefeitos e governadores podem determinar medidas como isolamento, quarentena e abertura ou não de serviços essenciais para combater o avanço do novo coronavírus. A ação veio em resposta à MP 926, editada em março pelo presidente Jair Bolsonaro, que concentrava no governo federal as determinações em meio à crise. (Valor)

O Senado aprovou em 1º turno, a PEC do Orçamento de guerra, que entre outras medidas, flexibiliza as regras fiscais para facilitar os gastos de combate à Covid-19 e permite ao Banco Central atuar diretamente no mercado secundário. Após a votação em segundo turno no Senado, o texto volta à Câmara por ter sido alterado. (Poder 360)

O número de casos confirmados no Brasil já passam dos 28.320 e as mortes somam 1.736.   (Painel Coronavírus)  

OBSERVATÓRIO INTERNACIONAL 

As vendas no varejo e a produção industrial nos EUA registraram quedas históricas em março, o que jogou os índices acionário para o terreno negativo. O S&P 500 recuou 2,2%, sendo negociado aos 2.783,36 pontos.

O valor total das vendas no varejo nos EUA caiu 8,7% em relação ao mês anterior, o maior declínio desde 1992. Já a produção industrial (excluindo serviços públicos e mineração, petróleo e gás natural) teve o pior resultado desde o fim da Segunda Guerra Mundial, retração de 6,3%. (WSJ)

Na China, os preços das casas novas mostraram reação de 0,1% em março, depois de ficarem estagnados pela primeira vez em cinco anos, em fevereiro. O que sugere o início à retomada, com o impacto do surto de coronavírus no mercado imobiliário diminuindo gradualmente. Na comparação com o ano passado, o crescimento foi de 5,3%. (Reuters)

Nos EUA, os casos confirmados avançam e totalizam 637.359, com 28.364 óbitos. O número de contaminados pelo coronavírus no mundo ultrapassou a marca de 2 milhões e 138.008 mortes. (Johns Hopkins)

Hoje o presidente Trump anunciará orientações para amenizar as restrições de confinamento. Ele afirmou que os dados sugerem que os EUA já passaram do pico de novos casos. Ontem, o presidente fez uma rodada de contatos com líderes empresariais americanos, que insistiram na volta da atividade econômica, ao mesmo tempo que um regime de testes robustos seja implantado. Todavia, um dos principais problemas que Trump enfrentará para permitir a volta ao trabalho é se ele tem o poder para isso. Ele segue a batendo de frente acerca dos limites de sua autoridade sobre os estados e o Congresso.(Bloomberg)

Na expectativa pelo fim das medidas de isolamento e uma enxurrada de dados que confirmam a deterioração econômica, as bolsas flutuam sem direção definida. Enquanto fecharam em queda na Ásia, avançam na Europa. Os futuros dos índices de Wall Street também estão oscilando levemente. Um número importante para acompanhar hoje é o de pedidos de seguro desemprego nos EUA. É esperado entre 2 e 8 milhões de novas solicitações, o que elevará o total acumulado nas últimas quatro semanas para mais de 20 milhões. 

RESUMO DOS MERCADOS

Dólar PTAX R$  5,2579 + 1,39%
DI Fut Jan/25 6,27%  – 4 bps
Ibovespa  78.831 pts  – 1,36%
S&P 500 2.783,36 pts – 2,20%
As informações contidas neste material têm caráter meramente informativo, não constitui e nem deve ser interpretado como solicitação de compra ou venda, oferta ou recomendação de qualquer ativo financeiro, investimento, sugestão de alocação ou adoção de estratégias por parte dos destinatários. Este material é destinado à circulação exclusiva para a rede de relacionamento da Órama Investimentos, incluindo agentes autônomos e clientes, podendo também ser  divulgado no site e/ou em outros meios de comunicação da Órama. Fica proibida sua reprodução ou redistribuição para qualquer pessoa, no todo ou em parte, qualquer que seja o propósito, sem o prévio consentimento expresso da Órama.
Compartilhe o post:

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *