Coronavírus: imóveis vão valorizar novamente, e FIIs são opção para investir agora, dizem gestores

Compartilhe o post:

Em participação em live no perfil da Órama no Instagram, gestores da Integral BREI Real Estate explicam estratégias para melhorar ativos dos Fundos Imobiliários com preços em baixa; programação sobre impactos da pandemia tem novos conteúdos e análises diariamente.

Os impactos do novo coronavírus também chegaram ao mercado imobiliário. Aluguéis de galpões, edifícios corporativos, shopping centers e hotéis, entre outros, sofreram baixa, o que possibilitou seu acréscimo em diversos Fundos Imobiliários (FIIs), que são opções interessantes para o investidor que deseja diversificar sua carteira além da Renda Fixa.

A afirmação é dos gestores da Integral BREI Real Estate Vitor Bidetti e Angelo Ferraretto, que participaram de live no perfil da Órama no Instagram. Diariamente, a plataforma apresenta uma programação especial de conteúdos que analisam os impactos da Covid-19 na economia, com transmissões, debates, textos e discussões diários.

Fundada em 2014, a Integral BREI tem três companhias em sua plataforma e aproximadamente R$ 12,5 bilhões sob gestão. Segundo Bidetti, os Fundos Imobiliários, principais produtos da gestora, vêm crescendo no Brasil, em especial, em razão dos investidores pessoas físicas.

“Dizemos que os FIIs são o primeiro passo do investidor em direção à Renda Variável, porém, com menos volatilidade do que o mercado de Ações. Imóveis são ativos reais, o que traz segurança às pessoas”, explica o sócio da gestora.

Para o executivo, com a pandemia do novo coronavírus, todos os mercados de Renda Variável sofreram. Apesar do alcance global, a expectativa dos analistas é que a crise, por mais intensa que seja, passe para o período de recuperação mais rapidamente. Dentre as medidas do Banco Central, Bidetti espera uma nova redução da taxa de juros, atualmente em 3,75%, para até 2,5% ao ano.

“É um cenário que nunca imaginamos para o Brasil, o que remete ao juro real negativo. Vimos o início desta crise com muitos saques dos Fundos de Ações e Multimercado, e esse dinheiro indo para a conta corrente dos investidores. No day after, as pessoas procurarão alternativas para investir, porque a Renda Fixa não será tão interessante”, analisa.

Na opinião do executivo, enquanto os setores ligados ao turismo e ao varejo, como os shoppings, são os mais afetados, o segmento corporativo, em especial em regiões valorizadas das capitais e grandes cidades, vão fazer diferença para a rentabilidade dos FIIs.

“São imóveis classes A e A+, que têm como inquilinos as grandes empresas, e são endereços não replicáveis, como a Avenida Paulista e a Faria Lima, em São Paulo. As empresas não querem sair dali. Os FIIs com ativos desses perfis terão bons números. Até o final do ano, os Fundos com ativos de shoppings e varejo também vão se recuperar”, avalia.

Ativos desvalorizados e oportunidades

Ferraretto explica que os FIIs e o Fundo de Fundos da Integral BREI aproveitaram o capital em caixa para fazer novas alocações em imóveis que, antes da quarentena, tinham preços acima do esperado.

Segundo o gestor, foi o caso de ativos Triplo A, como edifícios em regiões corporativas, que estavam supervalorizados até o início do ano. Ainda assim, ele aponta que não é justificável um Fundo Imobiliário com ativos Triplo A cair 20% ou 30%, pois a crise e a pandemia vão passar, mas os imóveis e ativos continuam no mesmo lugar.

“Não estamos em momento de vender. Seguramos nossos ativos quando as Bolsas despencaram. Os Fundos também caíram e é natural que tenhamos alguns meses abaixo do esperado. Mas Fundos Imobiliários são investimentos de longo prazo. Quando os piores meses da pandemia passarem, a tendência é termos resultados muito interessantes”, projeta o gestor.

Na opinião de Bidetti, o momento é ideal para o pequeno e o médio investidores optarem pela diversificação de seus portfólios com FIIs, especialmente do tipo Fundos de Fundos. A presença de gestores com experiência no mercado imobiliário aumenta a probabilidade de investimentos em ativos com grandes chances de valorização e boas rentabilidades. “Na retomada, os Fundos vão sair fortalecidos, pois saberão se posicionar”, afirma o sócio da gestora.

Para quem está interessado no tema e quer entender mais sobre o mercado financeiro, o nosso blog tem disponível um curso completo de educação financeira para os novos investidores. No perfil do Instagram, a programação de lives diárias continua, com análises e orientações sobre o mercado financeiro feitas por convidados e especialistas da plataforma.

Programação

-Instagram @oramainvestimentos

Sexta-feira (17/04):

18h30 – Live com Alexandre Espirito Santo e Hugo Azevedo: os últimos acontecimentos do mercado de Ações.

-Blog Órama

Segunda a sexta-feira:

10h- “Panorama Diário”: as principais notícias do Brasil e do mundo.

-Spotify Órama

Podcast com o psicólogo financeiro Celso Sant’Ana, sobre ansiedade e suas implicações para o mercado.

G.Lab

Compartilhe o post:

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *