8 dúvidas de investidores durante a crise provocada pelo novo coronavírus

Compartilhe o post:

Hugo Azevedo, head comercial da Órama, responde às principais questões levantadas pelos seguidores durante programação especial da Órama na quarentena.

A crise mundial de saúde desencadeada pela pandemia do novo coronavírus está gerando também uma crise econômica. Neste momento, os investidores, principalmente iniciantes, podem ficar mais inseguros e precisar de orientação especializada para não tomarem decisões precipitadas em relação ao dinheiro. Por isso, a Órama vem realizando uma programação especial de conteúdos em seu blog e em seu perfil no Instagram, contando sempre com a participação de especialistas da plataforma de investimentos e também gestores de Fundos convidados.

A seguir, separamos oito dúvidas de investidores que foram esclarecidas pelo head comercial da Órama, Hugo Azevedo.

1 – Qual o conselho primordial para quem está começando a investir?

Azevedo: Entendendo que você já fez o seu planejamento pessoal, analisou seu fluxo de caixa, tem as contas equilibradas e vai começar a fazer sua reserva de emergência: você precisa buscar o equilíbrio, tem que fazer o dinheiro sobrar, porque o investimento é importante para o médio e longo prazos, para os nossos objetivos de vida. Então meu conselho primordial é ter disciplina e criar o seu plano.

Por disciplina, quero dizer que não adianta fazer uma poupança hoje e, daqui a um tempo, por qualquer motivo, queimar essa liquidez ou a sua carteira de investimentos. A disciplina é: em vez de investir o que sobra do dinheiro, ao receber o salário, primeiro separar 10% para os investimentos e fazer o orçamento se adequar ao restante do pagamento.

O plano são os seus objetivos no curto, no médio e no longo prazos. Porque o dinheiro não é a meta, é um meio para atingir seus objetivos, que dependem da sua idade, situação familiar e profissão, entre outros fatores.

2 – Qual é o mínimo para começar a investir?

Azevedo: Atualmente, são valores pequenos, dependendo do produto. Existem opções no Tesouro Direto a partir de R$ 30 e alguns Fundos de Investimento com mínimo de R$ 100. O mais importante é que para abrir e manter sua conta na Órama você não tem custo algum.

Para começar, com esses valores menores e investimentos programados todos os meses, você irá formar um colchão de liquidez, que será a sua reserva de emergência. A partir do momento que você abre sua conta, podemos te conhecer um pouco melhor e entender seu perfil, para indicar uma carteira balanceada.

3 – Com a pandemia e tudo o que está acontecendo, o momento é bom para investir?

Azevedo: Independentemente da crise, sempre é momento de investir. Dinheiro parado não rende. Com disciplina e regularidade, você organiza seu orçamento e coloca seus recursos para trabalhar a seu favor.

Ninguém começa a dirigir em alta velocidade. Seria muita irresponsabilidade. Essa analogia serve para os investimentos é preciso começar com responsabilidade, sem acelerar muito de primeira. Aprenda sobre os produtos, informe-se nos nossos canais e nos do Partiu Poupar, fale com um assessor, faça perguntas e você receberá a sugestão de uma carteira balanceada ideal para você.

Se você já está acostumado com as oscilações, se já tem uma reserva equivalente a 12 meses da sua renda e mais uma gordura de capital, o sugerido é separar 20% e começar a investir em Renda Variável. Mas comece com um quarto desse valor. Faça o investimento programado, de forma gradativa, nos produtos escolhidos — por exemplo, Fundos de Ações.

4 – Tenho 16 anos e quero começar a investir. O que faço?

Azevedo: Parabéns, é essa a mentalidade ideal. Quanto mais cedo você começar, maior será o senso de responsabilidade que desenvolverá pelo seu dinheiro. A maioria das pessoas não cuida do próprio orçamento, não sabe quanto ganha e quanto gasta por mês.

Para quem quer começar, há os conteúdos do Partiu Poupar e da Órama. Temos muito conteúdo técnico, mas que também ensina a trabalhar suas emoções. Lidar com dinheiro é sempre briga entre cérebro e coração.

Com 16 anos, você precisa de um responsável para abrir a sua conta. Basta que ele entre em contato.

5 – Meu filho tem 2 anos e quero investir para ele retirar esse dinheiro quando chegar aos 20. O que devo fazer?

Azevedo: O mais importante é antecipar, não esperar o amanhã para começar a investir. Você pode abrir uma conta, e vamos balancear os investimentos de acordo com seus objetivos, fazendo uma revisão a cada seis meses.

É recomendável colocar um peso em ativos de risco, como Fundos de Ações. Apesar da crise atual, a economia vai voltar a crescer, as empresas vão voltar a ter lucro e os valores das Ações vão subir. Como você tem um prazo longo, pode se aproveitar da volatilidade para o futuro.

Outra possibilidade é fazer um plano de Previdência Privada, tendo seu filho como beneficiário. Ele poderá resgatar em caso de sinistro ou com um seguro resgatável, para ele ter acesso a esse dinheiro na data prevista. O meu plano de Previdência Privada, por exemplo, como é de muito longo prazo, tem percentual maior em Ações e Renda Variável. Ele subiu 60% nos últimos dois anos. Eu sofri agora nessa queda de março, mas só vou colocar a mão nele daqui a dez anos.

6 – Quais são os melhores produtos para a reserva de emergência?

Azevedo: Títulos do Tesouro Direto e o Fundo Órama DI, dedicado a Títulos do governo federal (Tesouro Selic), que tem custo de administração zero na plataforma.

7 – Fundos de Investimento são uma boa opção nesse momento?

Azevedo: Fundos são sempre uma boa oportunidade, desde que você invista naqueles que são adequados ao seu perfil de investidor e não corra riscos desnecessários. Muitos investidores perceberam que vinham ganhando dinheiro com Fundos muito alavancados. O ideal é procurar aqueles que não tirem seu sono por conta da volatilidade.

8 – É um bom momento para investir em Fundos Imobiliários?

Azevedo: Sim, é um bom momento. Não estou dizendo que não pode ficar melhor, a volatilidade do mercado ainda está alta. E, mesmo com o fim da pandemia, ela deve permanecer assim nos próximos meses, devido à guerra de preços do petróleo, à expectativa das reformas internas no Brasil e à iminência das eleições americanas.

Se você tem uma parcela de investimentos conservadores em sua carteira, pode ser interessante tirar 30% dela e investir em três ou quatro Fundos Imobiliários de classes diferentes: Papel, Incorporação, Lajes Corporativas e Galpões Logísticos, por exemplo. Mas não invista tudo o que tem disponível, mantenha o restante dos investimentos onde estão.

Os seguidores podem mandar suas dúvidas para o perfil da Órama ou o do próprio Hugo Azevedo no Instagram.

Programação da semana | Órama Investimentos

Lives no Instagram @oramainvestimentos

Quarta-feira (22/04)

18h30 – “Bate-papo com Gestor”: Sandra Blanco recebe Fernando Lovisotto, da Vinci Partners, para falar sobre como os Fundos da casa se comportaram e se defenderam na crise.

Quinta-feira (23/04)

12h – “Hora do Trader”: sobre operações estruturadas, com Fabiano Silva, parceiro, e Nato Souza, da Equipe Gold Traders da Órama.

18h30 – “Bate-papo com Gestor”: Sandra Blanco recebe Bruno Eiras, da Devant Asset, para falar sobre os desafios e oportunidades da Renda Fixa e Crédito.

Sexta-feira (24/04)

18h30 – Hugo Azevedo e Alexandre Espirito Santo, economista da Órama, em uma discussão com visão econômica dos últimos acontecimentos do mercado imobiliário.

Textos no blog

“O Mercado Financeiro e o Coronavírus – parte 3”: especialistas explicam os impactos da Covid-19 na economia.

Segunda a sexta-feira:

10h – “Panorama Diário”: as principais notícias do Brasil e do mundo.

Podcast no Spotify

Podcast “Saúde Mental e Investimentos”, com o psicólogo financeiro Celso Sant’ Ana.

Fonte: G.Lab

Compartilhe o post:

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *