Para gestor, Fundos de Small Caps têm menor volatilidade e são oportunidade de investimento na crise

Compartilhe o post:

Werner Mueller, sócio da Trígono Capital, explica vantagens de produtos com empresas de menor valor de mercado para diversificar portfólio de investidores moderados e arrojados.

Os Fundos de Small Caps vêm se mostrando menos voláteis do que o Ibovespa e o Índice Dividendos (IDIV) e podem ser uma opção de longo prazo para quem deseja diversificar seus investimentos. Esse foi o tema da live realizada pela estrategista chefe da Órama, Sandra Blanco, com o gestor Werner Mueller, sócio da Trígono Capital, no perfil da Órama no Instagram.

Small Caps são empresas de menor porte e que estão listadas na Bolsa de Valores. Em geral, elas possuem valor de mercado inferior ao das líderes no seu setor ou registram menor movimentação de ativos em comparação com Ações de companhias Triplo A.

Segundo Mueller, o mercado vem amadurecendo na forma de analisar e investir em Small Caps. Sua volatilidade tem se mantido abaixo da média do Ibovespa, com resultados positivos e potencial interessante para o médio e longo prazos, em especial para investidores com perfis moderado ou arrojado.

“Foi uma grande alegria não ter problema de liquidez nos Fundos da Trígono (na queda dos mercados em março). Tínhamos reduzido as posições menos líquidas e, hoje, temos Fundos muito mais líquidos”.

“O Trígono Flagship tem desempenho positivo de 8% no mês, enquanto os Small Caps têm 6,2% e o IDIV, 3,4%”, compara.

Segundo o executivo, os investidores que veem Small Caps como ativos de muito risco devem comparar os números dos últimos anos para perceber que a volatilidade chega a ser menor do que o Índice Bovespa. “Em três anos, tivemos 40% de retorno, contra 24% da (média da) Bovespa”, afirma.

Segundo Mueller, como parte de sua operação e investimento nas empresas, no Private Equity, além da análise dos números e do desempenho, a gestora promove um “ativismo” junto às companhias. Isso pode compreender, por exemplo, a indicação de conselheiros independentes, que inserem e cobram a observância de questões de governança, responsabilidade ambiental e social, a fim de comprovar a sustentabilidade dos negócios em seus setores específicos.

“No momento, o investidor precisa ter um horizonte de dois a três anos, para que esta crise já tenha passado. É um cenário raro, e a janela de oportunidade está aberta. Os Fundos de Small Caps são uma oportunidade, enquanto você mantém sua liquidez para honrar seus compromissos e dormir tranquilo. É um momento para pagar as contas em dia e investir pensando no futuro”, finaliza o convidado.

O nosso blog disponibiliza um curso completo de educação financeira para os novos investidores. No perfil do Instagram, a programação de lives diárias continua, com análises e orientações sobre o mercado financeiro feitas por convidados e especialistas da plataforma.

Programação | Órama Investimentos

Instagram – @oramainvestimentos

Sexta-feira (24/04)

18h30 – Live com Hugo Azevedo e Alexandre Espirito Santo, economista da Órama: uma discussão com visão econômica dos últimos acontecimentos do mercado imobiliário.

Blog – analise.orama.com.br/main-blog

Segunda a sexta-feira:

10h – “Panorama Diário”: as principais notícias do Brasil e do mundo.

Spotify

“Saúde Mental e Investimentos”: podcast com o psicólogo financeiro Celso Sant’ Ana.

Fonte: G.Lab

Compartilhe o post:

Posts Similares

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *