Investidor não deve tomar decisões precipitadas

Compartilhe o post:

Para especialistas da Órama, momento é de prudência, diálogo com assessores financeiros e diversificação da carteira; plataforma tem conteúdos diários que analisam impactos do novo coronavírus e fatos importantes no mercado e nos investimentos.

A estrategista chefe da Órama, Sandra Blanco, e o economista da plataforma, Alexandre Espirito Santo, se encontraram em live no Instagram, na última sexta-feira (24/04), para debater como a saída do ex-ministro da Justiça Sérgio Moro do governo e seus desdobramentos poderão afetar o dinheiro dos investidores.

As notícias de sexta-feira se juntam aos acontecimentos decorrentes da pandemia do novo coronavírus, que afetam os mercados e as Bolsas ao redor do mundo desde fevereiro. Segundo o economista, o pregão de sexta-feira foi de muitas horas de nervosismo e faltou pouco para o acionamento de novo circuit breaker. “Os mercados ainda estão muito receosos, devido aos impactos da pandemia em março e início de abril. Havíamos começado a ter um pouco da volta à normalidade, devagar, e a recuperação de quase 30% da Bolsa”, relembra.

Durante a sexta-feira, o Ibovespa caiu mais de 9%, com todas as 73 Ações no negativo. Antes de tocar os 10% e o circuit breaker ser acionado, o mercado reagiu, mas a queda persistiu e, no fim do dia, o índice registrou recuo de 5,45%, aos 75.331 pontos, concentrando boa parte das perdas de 4,64% do acumulado semanal.

Para Sandra e Espirito Santo, o papel dos especialistas da Órama é de filtrar as informações para dar orientações mais seguras aos clientes, sem tomar partido quanto às crises políticas. “É momento de ter prudência, porque ainda é impossível afirmar o que pode acontecer”, diz o economista.

Ao mesmo tempo, eles apontam que os piores momentos da pandemia parecem ter sido superados na China e em alguns países da Europa, que começam a retomar as atividades.

“No final do ano ou em 2021, com as coisas aqui também voltando à normalidade, precisaremos retornar a um cenário de responsabilidade fiscal. O governo e o Banco Central têm feito as medidas econômicas para ajudar quem mais necessita agora, mas isso precisa ser temporário. Em breve, as agências de classificação vão começar a analisar se o Brasil está fazendo seu dever de casa”, analisa o economista.

Na última semana, na programação especial da Órama, o diretor de estudos e políticas macroeconômicas do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), José Ronaldo Souza Júnior, já havia afirmado que as decisões do governo, das instituições econômicas e do mercado não podem jogar o Brasil pós-pandemia em uma nova década perdida.

De acordo com Espirito Santo, um eventual processo de impeachment de Jair Bolsonaro também pode levar o país a um período de crise ainda mais acentuado.

“Teríamos uma crise política enorme, em um processo longo, e um efeito devastador sobre a economia, sobre os investimentos e sobre o emprego, num momento em que já estamos enfrentando a pandemia do coronavírus. Vamos esperar para ver como a classe política vai reagir. Os próximos dias serão de muita articulação em Brasília”, completa.

Efeitos nos investimentos

Sandra recomenda que os investidores mantenham-se informados, mas evitem efetuar movimentações intempestivas ou no calor das emoções em suas aplicações, porque podem resultar em prejuízos irreparáveis. Em caso de dúvidas, os clientes da Órama podem entrar em contato com o time de assessoria financeira para revisar sua carteira de investimentos.

Para os novos investidores, que querem aproveitar a janela de oportunidade, os dois especialistas sugerem uma parcela das aplicações em produtos de boa liquidez, para montar a reserva de emergência, e em Fundos de Investimentos, que contam com gestores profissionais fazendo as operações diariamente, para minimizar os riscos e ampliar a rentabilidade.

“Os Fundos de Investimentos foram impactados na queda dos mercados. Mas para quem está começando ou não tem tempo de acompanhar suas aplicações todos os dias, um gestor com histórico e experiência vai entregar bons resultados. O importante é ter um horizonte de médio a longo prazos com os Fundos, pensando no seu futuro”, orienta Sandra.

Segundo a estrategista chefe da Órama, outra vantagem dos Fundos é a agilidade dos gestores para proteger os investimentos em momentos de volatilidade. “Muitas gestoras têm acesso a mercados internacionais e informações que os investidores pessoa física não conseguem. Isso é importante para se posicionar e identificar oportunidades”, completa.

Para os novos investidores, a estrategista chefe da Órama esclarece que a plataforma possui modelos de carteiras de investimentos para perfis conservador, moderado e arrojado. A Órama conta com equipes de assessores financeiros para atender os clientes e ajudá-los a definir seu portfólio de investimentos. Esse atendimento é gratuito, bem como a abertura e a manutenção de conta na plataforma.

O nosso blog disponibiliza um curso completo de educação financeira para os novos investidores, além de publicações diárias. No perfil do Instagram, a programação de lives diárias continua, com análises e orientações sobre o mercado feitas por convidados e especialistas da plataforma. Confira abaixo a programação da semana dos canais digitais da Órama:

Programação da semana | Órama Investimentos

Lives no Instagram

Quarta-feira (29/04)

12h00 – #HugoResponde: o head comercial da Órama entra no ar com o Partiu Poupar, para não sobrar nenhuma dúvida sobre investimentos.

18h30 – Sandra Blanco recebe Flavio Kac, da Polo Capital, para uma conversa sobre a performance da gestora durante o ano de 2020.

Quinta-feira (30/04)

12h00 – “Hora do Trader”: Renata Lima, da Equipe Gold Traders da Órama, recebe Flávio Guerra, da Cooperativa do Trader. O assunto é como operar Day Trade.

18h30 – “Bate-papo com Gestor”: Sandra Blanco recebe James Gulbrandsen, da NCH Capital, para uma conversa sobre a proteção de capital em momentos de volatilidade alta.

Sexta-feira (01/05)

18h30 – Alexandre Espirito Santo e Hugo Azevedo comentam como resgatar investimentos em momentos de crise impacta a economia mundial.

Textos no blog

Segunda a sexta-feira

10h00 – “Panorama Diário”: as principais notícias do Brasil e do mundo.

Podcast no Spotify

Podcast “Saúde Mental e Investimentos”: o parceiro Celso Sant’ Ana, psicólogo financeiro, fala sobre como melhorar seus resultados no mercado.

Fonte: G.Lab

Compartilhe o post:

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *