Coronavírus: para gestor, pós-pandemia vai deixar mudanças nos hábitos de consumo

Compartilhe o post:

Flavio Kac, da Polo Capital, analisou mercado durante a crise atual, projeções de desempenho de setores da economia e do Fundo Polo Long Bias, em live no perfil da Órama no Instagram.

As próximas semanas devem expor um indicativo inicial de como o mercado e os consumidores vão passar a se comportar no pós-pandemia e como isso vai afetar a economia mundial nos anos que virão. A análise é de Flavio Kac, gestor e sócio da Polo Capital, que participou de live no perfil da Órama no Instagram.

Em entrevista à estrategista chefe da Órama, Sandra Blanco, Kac explicou que os analistas e gestores da Polo Capital evitam fazer avaliações de longo prazo. A atuação da gestora com relação aos seus produtos é focada em horizontes mais curtos. Entretanto, em sua opinião, a pandemia vai levar as pessoas a adotar diferentes hábitos de consumo e também de relacionamentos, que afetarão diretamente diversos setores da economia.

“Sabemos que os supermercados continuam vendendo bem, assim como os e-commerces. Os indícios são de que os hábitos de consumo em casa vão continuar pelos próximos meses, mesmo com a redução do lockdown“, diz. “Por outro lado, as companhias aéreas não estão vendendo passagens, mas sabemos que elas não vão acabar, vão continuar existindo. Aí estão as oportunidades que identificamos para os investidores”, completa.

De acordo com o executivo, a gestora promoveu exercícios em seus modelos. Como a sensibilidade é mais alta na taxa de juros de longo prazo, o fluxo de caixa das grandes empresas não deve ser impactado, a princípio.

“Por outro lado, a crise é muito diferente de outras já vividas. Ela ainda não envolve o sistema financeiro, mas pode mudar, dado que há empresas que não vão conseguir sobreviver”, avalia.

Polo Long Bias e orientações a investidores

Respondendo sobre as adversidades do primeiro trimestre para o Fundo Polo Long Bias, disponível na plataforma da Órama, Kac relembra que a gestora iniciou o ano otimista e com exposição relativamente alta. Em fevereiro, a exposição foi reduzida, com proteções ao portfólio e estruturas com vencimento em junho.

“Entramos na crise um pouco mais comprados do que deveríamos. Por ser um Fundo Long Bias, tem carteira comprada e carteira vendida. Entramos com exposição líquida de 60%, que é típico do Fundo. No auge da queda, enquanto o Fundo era atingido, começamos a análise das empresas que chamavam atenção, para rebalancear o portfólio e incrementar a exposição líquida consideravelmente”, relata.

Segundo o gestor, o Fundo atualmente tem cerca de 55% de exposição líquida. “Achamos que o mercado ainda atravessará mais um tempo com essa volatilidade. Mas o mandato tem flexibilidade para esse tipo de proteção. É um Fundo bastante dinâmico”, explica.

Ele afirma que o Fundo tem comprado em produtores de carne bovina e vendido em produtores de carne de frango, pois foi identificado que esse primeiro setor não deve apresentar perda de receita, pelo contrário, a demanda será crescente nos mercados internacionais.

Como orientação aos investidores, Kac frisa que as pessoas precisam ter clareza que Fundos de Ações são passíveis de perda de capital e que são excelentes para diversificação de portfólio, mas não para se aplicar a maior parte do patrimônio.

“Se você vai precisar do dinheiro em três anos, não faça esse tipo de investimento, pois talvez tenha que resgatar com perda. Não é possível fazer um investimento em Bolsa se você vai precisar do dinheiro no final do ano para comprar um apartamento. Tenha uma carteira de Long Bias, são ótimos produtos para diversificar”, finaliza.

O nosso blog disponibiliza um curso completo de educação financeira para os novos investidores. No perfil do Instagram, a programação de lives diárias continua, com análises sobre o mercado feitas por convidados e especialistas da plataforma. Todas as transmissões ao vivo ficam disponíveis no IGTV do perfil.

Programação | Órama Investimentos

Lives no Instagram

Quinta-feira (07/05)

18h30 – Bate-papo com Gestor: Sandra Blanco e Carlos Alberto Trindade, da Normandia Investimentos, falam sobre a importância da qualidade do negócio na seleção de Ações em um ambiente de incerteza.

Sexta-feira (08/05)

18h30 – Hugo Azevedo e Alexandre Espirito Santo, economista da Órama, apontam, com visão econômica, as oportunidades de investimento na Bolsa no cenário atual e relembram crises passadas.

Textos no blog

O Mercado Financeiro e o Coronavírus – Parte 4: nossa cientista política Lorena Laudares explica como a Renda Variável se comporta em um cenário tão singular.

Segunda a sexta-feira

10h – Panorama Diário: as principais notícias do Brasil e do mundo.

Podcasts no Spotify

Saúde Mental e Investimentos: quando é necessário procurar ajuda emocional? Entenda com o parceiro Celso Sant’ Ana, psicólogo financeiro.

Fonte: G.Lab

Compartilhe o post:

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *