Reunião sobre a situação econômica brasileira e os últimos destaques

Compartilhe o post:

BRASIL EM FOCO 

O corte da Selic descolou o desempenho da bolsa brasileira do cenário externo. Apesar da forte alta das empresas exportadoras, que se beneficiam da desvalorização do Real, o impacto do juros nas ações dos bancos pressionou o índice para baixo e com isso, o Ibovespa caiu 1,2%, a 78.118 pontos. O dólar PTAX era cotado na venda a R$ 5,8365, em alta de 2,98%. No mercado de juros, os contratos DI para janeiro de 2025 eram negociados à taxa de 6,54%, subindo 9 pontos base.

Bolsonaro, Paulo Guedes e alguns empresários foram ao STF expor ao chefe da Corte, o ministro Dias Toffoli, a gravidade da situação econômica. Bolsonaro voltou a falar que o efeito colateral do remédio não pode ser pior que a própria doença. O coordenador da Coalizão Indústria, Marco Polo de Mello Lopes, afirmou que a situação da indústria é extremamente grave e exige medidas urgentes, defendendo que a flexibilização já poderia ter ocorrido. Os empresário se comprometem com a observância de todos os procedimentos de proteção necessários, mas que a possibilidade de uma crise social por conta do desemprego pede uma reabertura imediata.

Paulo Guedes aproveitou o seu momento de fala para reafirmar a necessidade do funcionalismo público contribuir para a saída da crise voltando a defender o não reajuste dos salários. O ministro pediu que Bolsonaro vete o trecho da PLP 39/2020 que foi aprovado na quarta, pela Câmara. A Projeto de Lei faz parte do pacote de auxílio econômico aos estados e municípios que seria financiado pelo congelamento dos salários dos funcionários públicos por 18 meses. A economia, porém foi sendo desidratada ao passar pelo Congresso com a exclusão de algumas categorias. Bolsonaro confirmou que iria fazer o solicitado por Guedes.  (YouTube)

Após o encontro com os empresários, Jair Bolsonaro, decretou que as atividades de construção civil e industriais também são essenciais em meio à pandemia do novo coronavírus. Na prática, porém, os decretos presidenciais não são uma liberação automática para esses setores pois estados e municípios, por decisão do STF, podem estabelecer suas próprias regras quanto a condução da quarentena. (G1)

O Brasil registrou mais 610 novas mortes por coronavírus registradas em um dia. O número total de mortes chegou a 9.146 e os casos confirmados ultrapassaram os 135.106.  (Painel Coronavírus)

OBSERVATÓRIO INTERNACIONAL

Mesmo com os dados alarmantes do desemprego nos EUA, o otimismo em relação a reabertura econômica impulsionou os índices e o S&P 500 subiu 1,15%, a 2.881,19 pontos.

O destaque positivo vai o Nasdaq que apagou as perdas no ano com o desempenho das ações de tecnologia como Apple, Microsoft, Amazon, Netflix e Zoom. Essas são vistas como podendo emergir da crise melhores do que entraram. Na ponta das empresas que não estão se saindo tão bem nesse momento de pandemia temos Uber e Lyft que na divulgação de resultados apresentaram que a demanda por seus serviços de transporte caiu mais de 75% no final de março, quando a quarentena nos EUA ficou mais acirrada. (The New York Times)

O número de americanos que solicitaram o auxílio-desemprego na última semana foi de 3,17 milhões. Isso elevou o total de sete semanas para cerca de 33,5 milhões de pedidos. (Bloomberg)

A confiança do consumidor no Reino Unido teve um leve aumentou no final de abril, mas permaneceu perto dos níveis mais baixos já registrados. A GfK, empresa de pesquisas de opinião, agora publica o índice de confiança do consumidor a cada duas semanas e o último dado é que houve um aumentou para -33 no período de 20 a 26 de abril, comparado com o valor de -34 na primeira metade do mês. A menor leitura de GfK é de -39 registrada em julho de 2008 no início da crise financeira global. (Reuters)

Após contato telefônico entre o vice-premiê da China Liu He, o Representante de Comércio dos EUA Robert Lighthizer e Secretário do Tesouro Steven Mnuchin, uma nota foi divulgada afirmando que ambos os lados concordam que estão progredindo e que os compromissos firmados da primeira fase do acordo comercial serão executados. Os comentários são um sinal de apaziguamento na relação entre as duas potências, depois das acusações sobre o coronavírus. (Bloomberg)

No mundo, o número de infectados está em 3.836.215 com e 268.999 mortes. Nos EUA, 1.254.740 pessoas tiveram seus diagnósticos confirmados e o número de óbitos ultrapassou os 75 mil. (Johns Hopkins)

Fechando a semana, as bolsas na Ásia registraram alta, com destaque para o índice do Japão Nikkei a 2,56%. Na Europa, os índices avançam em torno de 1%. Os futuros das bolsas de Nova York apontam para um dia positivo.

RESUMO DOS MERCADOS 

Dólar PTAX R$ 5,8365 + 2,98%
DI Fut Jan/25  6,54% + 9 bps
Ibovespa 78.118 pts – 1,20%
S&P 500  2.881 pts + 1,15%
As informações contidas neste material têm caráter meramente informativo, não constitui e nem deve ser interpretado como solicitação de compra ou venda, oferta ou recomendação de qualquer ativo financeiro, investimento, sugestão de alocação ou adoção de estratégias por parte dos destinatários. Este material é destinado à circulação exclusiva para a rede de relacionamento da Órama Investimentos, incluindo agentes autônomos e clientes, podendo também ser  divulgado no site e/ou em outros meios de comunicação da Órama. Fica proibida sua reprodução ou redistribuição para qualquer pessoa, no todo ou em parte, qualquer que seja o propósito, sem o prévio consentimento expresso da Órama.
Compartilhe o post:

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *