Nova lista de serviços aprovados ao funcionamento e os últimos destaques

BRASIL EM FOCO 

Incertezas no ambiente externo e interno trouxeram volatilidade para o pregão de segunda-feira. Os novos casos de COVID-19 nos países que iniciaram a abertura econômica e a dúvida sobre o veto do Bolsonaro à flexibilização do congelamento dos reajustes do funcionalismo público derrubaram o Ibovespa, que recuou 1,49%, a 79.064. O dólar Ptax, cotado na venda a R$ 5,7954, registrou alta de 0,52%.  No mercado de  juros, os contratos DI para janeiro de 2025 eram negociados à taxa de 6,43%,  subindo 3 pontos base.

Sobre o aguardado veto ao Projeto de Lei que libera o reajuste salarial para algumas categorias de servidores, Bolsonaro disse que conversou o Ministro da Economia de manhã e que vamos atender 100% o Paulo Guedes”. Mas a pedido de alguns governadores a decisão passou para quarta-feira. (Poder 360)

A mediana das expectativas do mercado em relação ao crescimento econômico do Brasil para 2020 foi revisada para baixo pela 13ª semana. O Relatório Focus do Banco Central apontou para uma retração de 4,11% no PIB para o ano. A previsão para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), por sua vez, foi reduzida de 1,97% para 1,76% em 2020 e cortada também de 3,3% para 3,25% em 2021.

Segundo o cálculo do Valor Data a partir do contrato de swap de juro de 360 dias, descontada a projeção de inflação para um ano, o Brasil teria um taxa de juro real de -0,25%, o nível mais baixo em toda a série histórica, iniciada em 2002. (Valor)

O presidente Jair Bolsonaro editou um decreto, nesta segunda-feira, que inclui academias, salões de beleza e barbearias na lista de serviços essenciais. Desse modo, o governo federal sinaliza aos prefeitos e governadores quais categorias acredita que podem continuar funcionando. O anúncio, contudo, pegou de surpresa o ministro da Saúde, Nelson Teich, que disse que a decisão não passou por ele. Teich destacou que é o Ministério da Economia que classifica o que é essencial ou não e que cabe aos estados e municípios a implementação das medidas. (O Globo)

O número total de óbitos por coronavírus em território nacional chegou a 11.519 e os casos confirmados ultrapassaram os 168.331.  (Painel Coronavírus)

OBSERVATÓRIO INTERNACIONAL

Com a apreensão em  relação à retomada da economia, o S&P 500 ficou praticamente de lado, registrando alta de 0,02%, aos 2.930 pontos.

Nos EUA, trabalhadores da indústria automobilística voltam ao trabalho em meio a preocupações com a segunda onda de vírus. A reabertura aprovada na semana passada pela governadora de  Michigan, Gretchen Whitmer, foi crucial não apenas para as fábricas de automóveis no estado, mas também para a produção de veículos em outros lugares dos EUA, porque muitos fornecedores de peças estão sediados no centro de Detroit. (Reuters)

Com o aparecimento de novas infecções por COVID-19 pela primeira vez desde que o bloqueio foi suspenso, Wuhan ordenou às autoridades que testem toda a sua população de 11 milhões de pessoas. Os distritos da cidade têm 10 dias para apresentar um plano de como esse teste em massa será executado (Bloomberg)

O National Bureau of Statistics da China divulgou que o índice de preços ao produtor caiu 3,1% em relação ao ano anterior em abril, em comparação com uma queda de 1,5% registrada em março. Com a queda nos preços do petróleo e de outras commodities influenciando tamanha retração, a expectativa do mercado era que o indicador de preço caísse 2,5% ano a ano. Liu Xuezhi, analista do Bank of Communications afirmou que a recuperação do Covid-19 será lenta e que “não haverá recuperação em forma de V na atividade econômica”. (WSJ

Houve desaceleração também no preço ao consumidor.  O CPI (Consumer Price Index) da China, principal indicador de inflação, cresceu 3,3% em relação ao ano passado. Na comparação com o mês anterior, houve deflação de 0,9%. Os preços dos alimentos, que representam quase um terço da ponderação do índice, caíram 3% no mês passado. (Xinhua)

No mundo, o número de infectados ultrapassou a marca do 4,1 milhões e 286.355 mortes. Nos EUA, 1.347.936 pessoas tiveram seus diagnósticos confirmados e o número de óbitos já está em 80 mil. (Johns Hopkins)

Hoje, terça-feira, o banco central dos EUA começará a comprar fundos negociados em bolsa (ETFs) que investem em dívida corporativa, colocando em funcionamento uma parte essencial do programa de empréstimos de emergência do Federal Reserve. (Bloomberg)

Os investidores seguem cautelosos devido ao relato de novos casos de infecção em alguns países que já estavam flexibilizando as restrições. Os mercados operam outro dia sem direção definida na Ásia e Europa. Os futuros dos índices de Wall Street apontam para um dia levemente positivo

RESUMO DOS MERCADOS

Dólar PTAX R$ 5,7954 + 0,52%
DI Fut Jan/25 6,43%  + 3 bps
Ibovespa 79.064 pts – 1,49%
S&P 500  2.930 pts  + 0,02%

TÓPICO DO DIA

Em sua coluna semanal no Valor Investe, o Economista da Órama, Alexandre Espírito Santo, analisa os efeitos da redução feita pelo Copom na semana passada da meta da taxa Selic. Vale conferir!

As informações contidas neste material têm caráter meramente informativo, não constitui e nem deve ser interpretado como solicitação de compra ou venda, oferta ou recomendação de qualquer ativo financeiro, investimento, sugestão de alocação ou adoção de estratégias por parte dos destinatários. Este material é destinado à circulação exclusiva para a rede de relacionamento da Órama Investimentos, incluindo agentes autônomos e clientes, podendo também ser  divulgado no site e/ou em outros meios de comunicação da Órama. Fica proibida sua reprodução ou redistribuição para qualquer pessoa, no todo ou em parte, qualquer que seja o propósito, sem o prévio consentimento expresso da Órama.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s