Mercado de Ações

Compartilhe o post:

Você sabe o que é o mercado de ações? Aqui vamos explicar como funciona esse mercado e quais são os riscos e as vantagens de investir em ações. Sabia que, ao comprar ações, você pode participar dos lucros de uma empresa, sem fazer parte diretamente de sua gestão? Quer saber como? Vamos lá.

O que é e como funciona o mercado de ações?

O mercado de ações traz a possibilidade de pessoas se associarem a empresas, tornando-se sócias ao comprar uma parte delas, mas sem participar da gestão. Como o nome diz, nesse mercado são negociadas as ações, que são frações do patrimônio das empresas. 

A ideia central por trás do mercado de ações é permitir que as empresas financiem seu crescimento vendendo um pedaço delas e não somente através de empréstimos. Uma vez com as ações negociadas em bolsa, o mercado permite que os acionistas das empresas (os sócios) comprem e vendam suas participações livremente com base nos preços vigentes.

O preço de cada ação guarda uma relação com a atratividade daquela empresa. Naturalmente que quanto melhor for a empresa, mais pessoas vão querer ter participação nela e mais caro estarão dispostas a pagar por essas participações. Quanto mais pessoas estiverem comprando ações de determinada empresa, maior o preços das ações.

O investidor pode aplicar em qualquer empresa que seja negociada na B3, a Bolsa de Valores de São Paulo. Após a escolha da empresa, deve entrar em contato com uma corretora, como a Órama, que fará essa intermediação de compra e venda, de forma eletrônica. 

Quais são os riscos do mercado de ações?

É necessário estar atento a dois fatores na hora de comprar ações de uma empresa: a administração e os fatores externos. 

Antes de investir, é preciso estudar as empresas, entendendo qual delas é mais apropriada para seu perfil e como ela está se posicionando no mercado. Além disso, existem alguns fatores externos que podem valorizar ou não uma empresa, como taxas (de juros, por exemplo), se a economia está crescendo ou não, mudanças regulatórias e preços em geral. O cenário pode fazer, por exemplo, com que uma empresa venda mais, lucre mais. Nesse caso, os resultados fazem com que as ações se valorizem.

Qual a melhor empresa para seus investimentos?

Existem várias maneiras de você descobrir qual a melhor empresa para os seus investimentos. As duas principais formas para avaliar as empresas são a análise fundamentalista (que olha os fundamentos da empresa, balanços etc) e a técnica (que acompanha e mapeia gráficos e tendências, tentando projetar o futuro).

Nos dois casos, o mais importante é o investidor pesquisar e estudar antes de fazer qualquer movimento. Dessa maneira, você estará melhor capacitado para fazer bons investimentos e, principalmente, habilitado para tomar decisões embasadas caso o cenário vá na direção contrária ao que você antecipou.

Se continuar com alguma dúvida, é só dar uma olhada no vídeo que fizemos sobre o assunto em nosso programa do Youtube, o Conversa que Rende. Nele, falamos também sobre como escolher a melhor empresa para aplicar no mercado de ações. Confere lá:

Compartilhe o post:

Posts Similares

2 Comentários

  1. OLA Meu Clécio Alves E Eu Gostaria De Saber Mais Sobre Em Investimento Em Ações Da Bolsa

    1. Olá, Clécio! Além desse curso aqui no blog temos vários conteúdos e lives pra te ajudar. Olha só duas dicas pra você começar:

      – Pra entender o Mercado de Ações: https://youtu.be/pReElhayfX4
      – Pra saber mais sobre como investir em ações: https://youtu.be/pReElhayfX4

      Se tiver dúvidas específicas sobre o assunto, pode comentar que vamos responder pra você. Além disso, você também pode contar com a nossa equipe de atendimento por telefone, chat ou email aqui: https://www.orama.com.br/atendimento e também nas nossas redes sociais.

      Aproveita pra acompanhar a gente no instagram (@oramainvestimentos) que sempre tem conteúdo por lá sobre ações. Bons investimentos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *