Boas perspectivas no desenvolvimento de uma vacina contra a COVID-19 e os últimos destaques

Compartilhe o post:

BRASIL EM FOCO 

A segunda-feira foi dia de euforia nas bolsas pelo mundo com a flexibilização do isolamento em vários países e pelo anúncio de resultados preliminares positivos de uma vacina contra o coronavírus. No Brasil, em específico, o cancelamento da sessão no Senado que votaria o teto dos juros cobrados pelo bancos contribuiu para o bom desempenho das ações do setor. O Ibovespa terminou o dia em forte alta de 4,69% a 81.194 pontos. O dólar PTAX fechou cotado, na venda, a R$ 5,7375, com um recuo de 1,47%. No mercado de  juros, os contratos DI para janeiro de 2025 eram negociados à taxa de 6,60%, caindo 17 pontos base.

No Senado, o presidente da casa, Davi Alcolumbre, atendendo a demanda do setor financeiro, decidiu adiar até a próxima semana a discussão sobre a pauta-bomba: um projeto que estabelece um teto para as taxas de juros cobradas em operações com cartões de crédito e cheque especial. Os representantes das instituições financeiras têm alertado que a criação de um teto para juros pode provocar escassez de crédito e, consequentemente, desabastecimento. Outro projeto polêmico que não entrou em discussão é o que suspende a cobrança de parcelas do crédito consignado durante o estado de calamidade pública e o que eleva a tributação da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) de 20% para 50%. (Valor)

A Câmara Municipal de São Paulo com o objetivo de expandir o índice de  isolamento social, aprovou a antecipação dos feriados de Corpus Christi (celebrado em junho) e Consciência Negra (novembro), para quarta e quinta. Na sexta-feira (22), será ponto facultativo na cidade. Para segunda (25), Covas pediu que o governador, João Dória, também antecipasse o feriado estadual de 09 de julho, Desse modo, a capital paulista teria uma mega feriado de 6 dias. A lotação das UTIs está em 91% e a avaliação é que a cidade caminha para ter o seu sistema de saúde saturado. (Folha

O ministro do STF Celso de Mello decidirá até o fim desta semana se o vídeo da reunião ministerial de 22 de abril será mantido em sigilo total, parcial ou se será liberado na íntegra. Esse vídeo está sendo analisado no inquérito das denúncias de Sérgio Moro sobre a possível interferência política de Bolsonaro na PF. (G1)

Enquanto isso, o Centrão vai se consolidando em cargos de indicação política. Já foram cinco indicados pelo grupo: Fernando de Araújo Leão, como diretor-geral do Dnocs, Tiago Pontes Queiroz, como secretário Nacional de Mobilidade do MDR, Carlos Marun e José Carlos Aleluia agora são agora conselheiros de Itaipu e Gharigan Amarante Pinto é o diretor de ações educacionais do FNDE. Essas foram indicações do PP/PL/Avante, Republicano, MDB, DEM e PL respectivamente. Além dos cargos, deve sair ainda essa semana a medida provisória para distribuir novas verbas da saúde a congressistas dos partidos aliados. (Poder 360)

De acordo com o boletim Focus do Banco Central, com projeções coletadas até sexta-feira, a previsão do mercado financeiro para a atividade econômica no país este ano piorou novamente. A estimativa agora é de queda de 5,12% no Produto Interno Bruto, foi a 14ª revisão seguida. (BCB)

O Brasil assumiu a terceira posição no ranking global de COVID-19 com 254.220 casos confirmados, ultrapassando o Reino Unido e ficando atrás apenas dos EUA, Rússia. As mortes somam 16.792.  (Painel Coronavírus)

OBSERVATÓRIO INTERNACIONAL

Nos EUA, também com as boas perspectivas no desenvolvimento de uma vacina contra a COVID-19, as reaberturas de alguns países e a disposição do Fed em usar mais munição para auxiliar na recuperação econômica, impulsionaram o apetite para risco do investidor e os índices de ações registaram fortes altas. O S&P 500 encerrou o dia com ganho de 3,15%, a 2.954 pontos.

Teste nos voluntários que receberam duas doses da vacina em março

A empresa de biotecnologia americana Moderna anunciou que a primeira vacina para a Covid-19 a ser testada em seres humanos parece segura e capaz de gerar anticorpos que matam o coronavírus. Os resultados preliminares são apenas uma amostra do ensaio clínico em oito voluntários que receberam duas doses da vacina em março, desenvolveram anticorpos como o dos pacientes que tiveram o vírus e se recuperaram. (Bloomberg)

O presidente Trump ameaçou cortar permanentemente o financiamento da Organização Mundial de Saúde e revogar a associação dos EUA ao grupo se não foram feitas mudanças para conter o que ele chamou de “viés pró-China”. (WSJ)

A diretora-gerente do FMI, Kristalina Georgieva, disse que o Fundo deve rever para baixo a previsão de contração de 3% no PIB em 2020. Em entrevista, ela disse que os dados de todo o mundo vieram piores do que o esperado. “Obviamente, isso significa que levaremos muito mais tempo para ter uma recuperação completa dessa crise”. (G1)

No mundo, o número de casos chegou a 4,8 milhões e 318.213 óbitos por coronavírus Os EUA ocupam o primeiro lugar com o 1.506.840 diagnósticos confirmados e 90.309 mortes.  (Johns Hopkins)

Nesta manhã, as bolsas na Ásia fecharam em alta de mais de 1%. Na Europa, os índices recuam em torno de 1%. O viés dos futuros das bolsas de Wall Street é de leve queda.

RESUMO DOS MERCADOS

Dólar PTAX R$ 5,7375 – 1,47%
DI Fut Jan/25  6,60% – 17 bps
Ibovespa 81.194 pts + 4,69%
S&P 500 2.954 pts + 3,15%
As informações contidas neste material têm caráter meramente informativo, não constitui e nem deve ser interpretado como solicitação de compra ou venda, oferta ou recomendação de qualquer ativo financeiro, investimento, sugestão de alocação ou adoção de estratégias por parte dos destinatários. Este material é destinado à circulação exclusiva para a rede de relacionamento da Órama Investimentos, incluindo agentes autônomos e clientes, podendo também ser  divulgado no site e/ou em outros meios de comunicação da Órama. Fica proibida sua reprodução ou redistribuição para qualquer pessoa, no todo ou em parte, qualquer que seja o propósito, sem o prévio consentimento expresso da Órama.
Compartilhe o post:

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *