Rendimento desejado não pode expor investidor a mais risco, analisa especialista

Compartilhe o post:

Em conversa com a estrategista chefe da Órama, diretor da Mapfre Investimentos falou sobre as estratégias da empresa para reposicionar carteiras e manter Fundos Multimercados e Fundos de Ações atrativos para o pós-pandemia.

Em live no perfil da Órama no Instagram, a estrategista chefe da plataforma, Sandra Blanco, conversou com o diretor da Mapfre Investimentos, Carlos Eduardo Eichhorn, sobre as estratégias da empresa para reposicionar suas carteiras de Fundos Multimercado e Fundos de Ações, para encarar “a próxima fase” da crise decorrente da pandemia do novo coronavírus.

Para o executivo, o momento é único na história, porque afeta todos os setores da economia, mesmo que em níveis diferentes. “Ninguém vai sair ileso. Todos os países estão sofrendo. Mesmo nas economias mais desenvolvidas, as projeções apontam queda de 5% a 10% nos PIBs. Nem Estados Unidos nem Europa escaparam desses efeitos”, comenta.

Para os investidores, Eichhorn sugere cautela e muita atenção ao chamado suitability, o perfil de risco individual no mercado financeiro. Ele reforça que cada um pode revisar seu portfólio de aplicações, mas sem mudar de faixa de risco. “Se os investimentos de uma pessoa estão na Renda Fixa e ela precisa do seu capital para honrar um compromisso, não pode se arriscar na Renda Variável“, aponta.

“Quando o perfil do cliente permitir alocar em classes com mais risco, aí sim, ele pode buscar um Fundo Multimercado, Fundo de Ações ou outras modalidades. Mas vamos ainda ter muita indefinição e volatilidade. O seu retorno esperado não pode definir seu suitability”, reforça.

A projeção do time de Eichhorn é de que a taxa Selic chegue a 2,25% ao ano até o final de 2020, em mais um ciclo de corte para tentar acelerar a retomada da economia. Para o PIB, eles apontam uma queda de 8%. E, conforme o diretor, o mercado ainda deve passar por grandes mudanças de alocação de ativos.

Ele frisa a importância da gestão especializada nos investimentos para o momento de crise. “Estamos fazendo um trabalho grande de seleção dos ativos para encarar a próxima fase. Temos uma equipe fazendo isso de forma muito enfática, para encontrar setores e empresas que vão conseguir sair de maneira mais efetiva da crise”, afirma.

Nos Fundos de Ações da Mapfre Investimentos, como o Mapfre Small Caps, disponível na plataforma da Órama, foi realizado um reposicionamento, segundo o executivo, com as carteiras direcionadas em setores essenciais e empresas com diversificação em seu faturamento por região ou moeda.

“Buscamos empresas no Brasil que vendem para o mundo inteiro e capturam economias que devem apresentar melhoras, ou até mesmo empresas que têm ação operacional em outros países. Já tínhamos por filosofia escolher ativos com menor alavancagem, com diversificação maior de economias, no operacional e de vendas. Isso deu tranquilidade à gestão”, diz.

No Fundo Multimercado Mapfre Inversion, que também está na plataforma da Órama, a cota recuperou boa parte de seu movimento em abril, depois das quedas em março. Segundo Eichhorn, o Fundo atualmente tem 20% de seu portfólio em Renda Variável.

“Temos uma proteção, com compra de Ibovespa em junho nos níveis de 75 mil pontos. Se a Bolsa ficar abaixo de 75 mil pontos, temos proteção de até 70% do portfólio. Isso nos dá tranquilidade para manter o portfólio ativo em Renda Variável”, explica.

Para acompanhar a programação especial da Órama, acesse os canais digitais da plataforma de investimentos. Os conteúdos sobre os impactos provocados pela pandemia na economia e nos mercados estão disponíveis gratuitamente no blog, no Instagram, no YouTube e também no Spotify.

Programação | Órama Investimentos

Live no YouTube

Quarta-feira (20/05)

20h – Depois da Pandemia: o tema é a reinvenção do agronegócio. O head comercial da Órama Hugo Daniel Azevedo recebe Cassiano Machado Ribeiro, da revista Globo Rural.

Lives no Instagram

Sexta-feira (22/05)

18h30 – Especialistas Órama: entenda a importância da diversificação dos investimentos e confira exemplos de carteiras com Sandra Blanco e Alexandre Espirito Santo, economista da Órama.

Podcast no Spotify

Terça-feira (19/05)

Saúde Mental e Investimentos: existe uma personalidade ideal? O psicólogo financeiro Celso Sant’ Ana explica.

Textos no blog

Segunda a sexta-feira

10h – Panorama Diário: as principais notícias do Brasil e do mundo.

Fonte: G.Lab

Compartilhe o post:

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *