Para matemático, trader iniciante pode se beneficiar de Long & Short por cointegração

Compartilhe o post:

Convidado da ‘Hora do Trader’ no perfil da Órama no Instagram, Sergio Ferro explica método de compra e venda quase simultânea com plataforma para operadores.

A última edição da “Hora do Trader” tratou sobre operações Long & Short por cointegração, com o engenheiro, economista, matemático e estatístico Sérgio Ferro, da WTrust. Ele conversou com Nato Souza, da equipe Gold Traders da Órama, em live no perfil da plataforma no Instagram. A “Hora do Trader” é realizada sempre às quintas-feiras, às 12h.

Para Ferro, a visão mais comum para o investidor pessoa física é de operar Day Trade ou Minicontratos, tendo as Ações como seu ativo. Normalmente, a estratégia de Long & Short é para um período de alguns dias, porém, com opção para operações diárias, conforme explica o economista e matemático.

Ele comenta que Long & Short é uma das operações mais antigas no mercado e consiste na compra de um ativo e na venda de outro de forma quase simultânea. A cointegração utiliza como base a econometria, que são cálculos matemáticos e estatísticos para definir quais papéis e quais as quantidades corretas para tal operação.

O lucro da operação ocorre quando a diferença entre os dois ativos (comprado e vendido) é ajustada ou corrigida com os movimentos do mercado, independemente da direção. “Eu crio um beta para saber quanto tenho de vender de uma Ação e quanto tenho de comprar de outra, e 99% dos casos não são de cash neutro. Tenho que colocar ou resgatar dinheiro”, explica.

Ele explica que a plataforma da WTrust também conta com uma ferramenta específica para o Long & Short no método de cointegração para o Day Trade. A WTrust desenvolve algoritmos baseados em fundamentos matemáticos e estatísticos e métodos quantitativos para investimentos nos mercados de Renda Variável.

De acordo com Ferro, a taxa de acerto da plataforma é muito boa, pois concilia modelo matemático e estatístico provido de filtros que reduzem os ruídos dos resultados e o hedge, que diminui o risco de uma posição direcional, só comprada, buscando sempre minimizar as perdas e aumentar a rentabilidade.

“O uso do simulador da plataforma é muito importante para o trader principiante. Ele consegue operar sem problemas e, em especial, para que ganhe experiência e deixe de ser iniciante no mercado”, aponta.

Para saber mais sobre como operar na Bolsa, as lives “Hora do Trader” acontecem todas as quintas-feiras, às 12h, com convidados e mediação da equipe Gold Traders da Órama. As transmissões ao vivo são parte da programação especial da Órama durante a quarentena, disponível nos canais digitais da plataforma de investimentos: YouTube, Instagram, Spotify e blog. Todas as lives podem ser acessadas no IGTV. Confira a agenda completa da semana:

Programação | Órama Investimentos

Lives no Instagram

Podcast no Spotify

Saúde Mental e Investimentos: existe uma personalidade ideal? O psicólogo financeiro Celso Sant’ Ana explica.

Textos no blog

Segunda a sexta-feira

10h – Panorama Diário: as principais notícias do Brasil e do mundo.

Fonte: G.Lab

Compartilhe o post:

Posts Similares

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *