O que é Análise Técnica e Fundamentalista?

| |
Compartilhe o post:
Primeiros Passos na Bolsa – Módulo V

Neste módulo você vai conhecer as alternativas de análise de investimento e a diferença entre elas. De acordo com o seu perfil de investidor e as suas expectativas, ficará mais fácil decidir onde investir seu tempo para aprofundar os conhecimentos na análise que mais se adapta. 

Tenho certeza de que este conteúdo aumentará o seu conhecimento e as alternativas de alocação da sua carteira de investimentos.

O que é Análise Técnica

Referenciamos análise técnica ao conjunto de métodos e ferramentas que buscam, por meio da observação do preço passado nos ativos, onde os registros de preços nos ajudam a identificar padrões de tendências futuras. Assim, munido desses indicadores de preço podemos projetar uma probabilidade de direcionamento do preço no curto, médio e longo prazo. O investidor pode planejar seus negócios, estimando quais ativos tendem a valorização ou desvalorização, comprando uns e vendendo outros.

Existem dois grupos distintos de métodos ou ferramentas de análise técnica. 

Análise técnica empírica

Mais antiga, é formada por métodos baseados exclusivamente na observação de fatos repetitivos que, embora não tenham uma racionalidade ou uma relação causa/efeito para ocorrerem, demostram certo grau de confiabilidade.

Análise técnica estatística

Mais recente, é baseada em modelos matemáticos e estatísticos construídos sobre informações oriundas da evolução do mercado ao longo do tempo, como preços e volume de negócios.

A análise técnica foca sempre o ativo, e não a empresa. Assim como temos no mercado brasileiro, mais de um tipo de ação para cada empresa (por exemplo: ON e PN), devem-se efetuar análises separadas para cada ativo, pois essas ações podem até assumir trajetórias diferentes em determinado momento.

Como exemplo, um investidor que opera no longo prazo não ficará acompanhando os preços dos ativos todos os dias, mas ele provavelmente usa a análise técnica para trabalhar com um intervalo temporal maior, traçando gráficos semanais, assim seu período de corte e coleta de preços será de uma semana.

Um investidor que deseja operar a modalidade day trade irá escolher intervalos de corte de tempo menores que a duração de um pregão, já que poderá efetuar várias compras e vendas no mesmo dia. Nesse caso, escolherá intervalos de tempo dentro de um mesmo dia, ou até intervalos de 10 ou 15 minutos para poder efetuar o corte e a coleta de preços.

A análise técnica serve para identificar tendências no mercado de ações. É improvável determinar com 100% de certeza se uma ação vai subir ou descer. Assim, a análise serve para identificar possíveis oportunidades apenas.

Tão importante quanto saber se um preço vai subir ou descer, é saber o que fazer quando o preço sobe ou desce.

Padrões gráficos  

Os padrões gráficos são reflexo do comportamento do desejo de operadores do mercado, podendo ser grandes investidores somados a pequenos investidores ao longo de um período. Esse comportamento pode ser devido a vários fatores: ganância, medo, euforia ou comportamento natural de investir.

O gráfico de ações

O gráfico é elaborado com base no preço do ativo em um dado período, conforme ilustrado abaixo:

image pro curso

Nesse caso, foi utilizado o gráfico de linhas com a periodicidade de 10 minutos, onde a linha é a união dos preços de fechamento de cada dia de negociação.

Além do preço de fechamento, também são importantes os preços de abertura, mínimos e máximos. Para facilitar, o gráfico de barras reúne esses quatro preços.

Gráfico de barras

Mais completo que o gráfico de linhas, o gráfico de barras utiliza, além do preço de fechamento, o preço de abertura, preço mínimo e máximo do período utilizado.

imagem curso 2

Note ao lado que a barra horizontal do lado esquerdo identifica o preço de abertura do ativo, e do lado direito, o de fechamento.

Candlestick

O candle (Vela) mais conhecido como candlestick é um gráfico que também mostra os quatro preços, porém é mais visual e muito utilizado na análise técnica tradicional.

Apesar de seu uso ser mais conhecido hoje no mercado de renda variável, a sua utilização foi largamente usada no Japão, no mercado de negociação de arroz, desde o século XVIII.

A denominação candlesticks se dá porque a figura representativa parece uma vela com seu pavio. As figuras não necessitam ser exatamente iguais e cada padrão está sujeito à interpretação de cada analista.

imagem 3 curso
curso 3

O estudo da análise técnica é bem amplo e nos ajuda com indicadores, análise de tendências de Alta (Bullish), tendência de baixa (bearish) e tendência lateral.

Outro importante elemento da análise técnica são os usos de suporte e resistência além dos estudos gráficos como indicadores e osciladores.

A análise técnica é um método que pode sim ser aprendido e, apesar de apresentar muitas informações, com calma e procurando se instruir com livros ou bons cursos tudo será aprendido no seu tempo.

Conforme você se dedica aos estudos, notará como pode ser simples fazer a leitura dos gráficos. 

O que é Análise Fundamentalista

A Análise Fundamentalista estuda as perspectivas de preço de uma ação no futuro, considerando não só seu valor no momento, mas principalmente a saúde financeira e a governança da empresa.

É um campo da análise econômica que lida com um amplo espectro de análises e interpretações das empresas; indo da macro à microeconomia, passando por finanças internacionais até ciências política e econômica. 

As análises e interpretações podem ir desde uma simples análise e interpretação de balanços de uma única empresa até a possível influência que dados econômicos nacionais possam ter sobre o desempenho desta mesma empresa e/ou sobre todo o setor da economia no qual esta empresa está inserida, e/ou o câmbio (no caso de ser uma empresa com negócios internacionais), e/ou numa commodity (dependendo de quais insumos são matérias-primas desta empresa). E isto apenas em relação à análise fundamentalista de uma única empresa.

Porém, a análise fundamentalista não lida apenas com análises de empresas e corporações, mas também de países (grau de risco de investimento), regiões (idem), commodities (matérias-primas), etc. Explica-se assim o amplo e subjetivo espectro de análises que podem ou não estar interligadas em diferentes graus de correlação.

Alguns indicadores:

Analisar os fatores do balanço patrimonial de uma empresa se torna fundamental neste tipo de análise. Vamos explicar melhor alguns destes fundamentos.

Balanço Patrimonial

Publicado com frequência trimestral ou anual, na maioria das vezes, o balanço patrimonial permite que se possa avaliar ativo, passivo e patrimônio líquido (PL) de uma empresa.

O patrimônio líquido (PL), por sua vez, é basicamente a diferença entre o valor ativo e o valor passivo, considerando nessa conta o capital acumulado da empresa em ações, lucros que foram reinvestidos e investimentos externos.

Ebitda

Em ingles, a sigla Ebitda significa “Earnings before interest, taxes, depreciation and amortization. No Brasil, ela foi traduzida para o português e virou Lajida: Lucro antes dos juros, impostos, depreciação e amortização.

Ou seja, ele é uma ferramenta utilizada para medir a saúde financeira de uma empresa, considerando apenas o que ela consegue gerar de receita e sem levar em conta custos e gastos com impostos.

Dividend Yield

Conhecida para quem investe em ações de empresas que pagam bons dividendos. Os dividendos, para quem ainda não conhece, são uma forma de empresas reterem e atraírem investidores dividindo parte de seus lucros com eles.

Esses pagamentos podem ocorrer anual, trimestral ou até mensalmente. E, na maioria das vezes, estão ligados a empresas sólidas e com forte presença no mercado.

Apresentamos a você apenas alguns dos indicadores que são úteis na hora de fazer uma boa Análise Fundamentalista de ações. Como dissemos, analisar os vários fatores é a melhor forma de obter um resultado com mais chances de acerto.

Esperamos você no próximo módulo, onde vamos explicar os custos envolvidos nas operações de renda variável, o que e quando declarar o IR (imposto de renda) sobre as operações realizadas e como abrir uma conta na Órama.

Curso desenvolvido pela Euroinvest 

Compartilhe o post:

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *