Produção industrial cai 18,8% e os últimos destaques

Compartilhe o post:

BRASIL EM FOCO

As ações da bolsa brasileira tiveram um dia de forte alta com o otimismo externo em relação à pandemia e o alívio das tensões entre os poderes em Brasília. O Ibovespa subiu 2,15%, a 93.002 pontos. O dólar PTAX fechou em queda de 3,96%, sendo cotado, na venda, a R$ 5,0516. No mercado de  juros, os contratos DI para janeiro de 2025 eram negociados à taxa de 5,66%, caindo 6 pontos base. 

Em abril, a produção industrial caiu 18,8% frente a março (série com ajuste sazonal), queda mais acentuada desde o início da série histórica, em 2002, refletindo os efeitos do isolamento social provocado pela pandemia da Covid-19. (IBGE)

O diretor de Política Econômica do Banco Central, Fábio Kanczuk em uma live, apontou que a melhora dos mercados nos últimos dias não mudam a forma como a autoridade monetária encara a situação. Equilibrar a queda da demanda será um desafio e não descartou que a Selic pode chegar abaixo dos 2,25%. (Valor)

O indicado de Roberto Jefferson para ser o novo presidente do Banco do Nordeste, Alexandre Cabral, durou menos de 24h no cargo e foi destituído pelo Conselho de Administração do Banco. Cabral é investigado pelo TCU (Tribunal de Contas da União) para apurar supostas irregularidades em contratações quando era presidente da Casa da Moeda, instituição que ele comandou entre 2016 e 2019. (Folha

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministro Luís Roberto Barroso, agendou para a próxima terça-feira o julgamento de duas Ações de Investigação Judicial Eleitoral (Aijes) que pedem a cassação do presidente Jair Bolsonaro e do vice, Hamilton Mourão, por irregularidades na campanha de 2018. Contudo, ministros do STF ouvidos em caráter reservado acreditam que não haverá condenação da chapa, por falta de provas de que os candidatos tinham conhecimento ou participaram do ataque cibernético. (O Globo)

O Brasil registrou 1.349 novas mortes provocadas pela Covid-19, nesta terça-feira, superando o recorde anterior. Ao todo, o país acumula 32.548 óbitos e  584.016 casos confirmados.  (Painel Coronavírus)

OBSERVATÓRIO INTERNACIONAL

Com dados melhores do que o esperado e mais pacotes de estímulos fiscais nas principais economias do mundos, o S&P 500 avançou 1,36%, a 3.123 pontos.

O PMI Composto da Zona do Euro de maio subiu para 31,9, frente a 13,6 em abril. Apesar de ainda estar longe da marca dos 50, que separa o crescimento da contração, o dado foi positivo, pois a estimativa do mercado era de 30,5. (Reuters)

Os protestos nos EUA continuam e tanto Trump quando os Biden estão se utilizando desse momento para se colocarem politicamente acerca do tema. A campanha Democrata ganhou reforço com o ex-presidente Barack Obama pedindo a cada prefeito americano que reveja as políticas de uso da força de seu departamento de polícia, em conjunto com suas comunidades. (Reuters)

As relações EUA-China, contudo continuam tensas. No novo capítulo dessa história, o governo Trump ameaçou impedir as companhias aéreas chinesas de voar de e para os EUA a partir deste mês, dizendo que Pequim não aprovou a retomada dessas rotas pelas transportadoras americanas. (WSJ)

Diante das ameaças americanas, o governo chinês recuou e flexibilizou as restrições. A partir de 8 de junho, as companhias aéreas estrangeiras excluídas de um pacto anterior poderão operar um voo comercial de passageiros para a China por semana, informou a Administração de Aviação Civil da China. (Bloomberg)

Com a guerra comercial sempre em foco, o presidente chinês, Xi Jinping está buscando se aproximar de parceiros comerciais historicamente aliados dos EUA. Na quarta-feira, Xi disse que a China está pronta para trabalhar com a Alemanha e a União Europeia (UE) para fortalecer a cooperação estratégica, defender o multilateralismo, enfrentar os desafios globais e adicionar segurança ao mundo atual da incerteza. (Xinhua)

No mundo, o número de casos chegou a 6,4 milhões  com mais 384 mil óbitos por coronavírus. Os EUA respondem por 1,85 milhões diagnósticos confirmados e mais de 107 mil mortes. (Johns Hopkins)

Nesta manhã, as bolsas fecharam sem direção definida na Ásia. Na Europa, aguardando o anúncio de mais estímulos do Banco Central Europeu (ECB), que anuncia decisão do comitê daqui a pouco, os índices recuam levemente. Os futuros de Wall Street também apontam para um dia de queda.

RESUMO DOS MERCADOS

Dia Mês

Ano

Dólar PTAX R$ 5,0516 -3,96% -6,91% +25,33%
DI Fut jan / 25 5,66% – 6 bps  – 31 bps -78 bps
Ibovespa 93.002 pts + 2,15% + 6,41% – 19,58%
S&P 500  3.123 pts + 1,36% + 2,58% – 3,34%
As informações contidas neste material têm caráter meramente informativo, não constitui e nem deve ser interpretado como solicitação de compra ou venda, oferta ou recomendação de qualquer ativo financeiro, investimento, sugestão de alocação ou adoção de estratégias por parte dos destinatários. Este material é destinado à circulação exclusiva para a rede de relacionamento da Órama Investimentos, incluindo agentes autônomos e clientes, podendo também ser  divulgado no site e/ou em outros meios de comunicação da Órama. Fica proibida sua reprodução ou redistribuição para qualquer pessoa, no todo ou em parte, qualquer que seja o propósito, sem o prévio consentimento expresso da Órama.
Compartilhe o post:

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *