Reabertura do comércio em São Paulo e os últimos destaques

Compartilhe o post:

BRASIL EM FOCO

Em um dia de correção e realização de lucros, após 7 altas consecutivas, o Ibovespa teve baixa de 0,92%, a 96.746 pontos. O dólar Ptax fechou em queda de 0,56% sendo cotado, na venda, a R$ 4,9057. No mercado de juros, os contratos DI para janeiro de 2025 eram negociados à taxa de 5,77%, subindo 2 pontos base.

Os destaques do Ibovespa foram as ações de administradoras de shoppings centers, na expectativa da reabertura em São Paulo a partir de quinta-feira. Iguatemi ON subiu 4,86%, Multiplan ON teve alta de 4,73% e BR Malls ON (2,88%). (B3)

Com horário alternativo e reduzido de funcionamento, além de medidas extras de proteção e higiene, o comércio de rua já poderá voltar hoje em São Paulo, após a assinatura de um acordo com entidades representativas do setor. O prefeito Bruno Covas sinalizou que espera assinar termo semelhante com o setor de shoppings centers, para que possam voltar a funcionar a partir de quinta-feira. (Valor)

Um levantamento feito pela plataforma Farol Covid, apontou que o ritmo de contágio (medido pelo Rt) do novo coronavírus desacelerou em capitais e aumentou no interior do país entre o fim de maio e o começo de julho. O Rt acima de 1 significa que um infectado transmite para mais de uma pessoa a doença e a pandemia se expande, e abaixo de 1 essa taxa de contágio diminui. A única cidade que registrou Rt de 0,99 foi  Porto Alegre (RS). O estudo analisou a situação das 124 cidades mais afetadas pela pandemia, que representam juntas mais de 80% do acumulado de mortes no Brasil. (G1)

Parte da explicação desse aumento no nível de contágio tem relação com a reabertura da econômicas nos últimos dias ou semanas, segundo aponta a presidente da Amib (Associação de Medicina Intensiva Brasileira). Em Uberlândia, interior de Minas Gerais, 72% das mortes pela Covid-19 registradas até agora ocorreram depois da reabertura econômica no final de abril. Só em Petrolina (PE), os casos confirmados dobraram (de 179 para 358), nos últimos 18 dias.(Folha)

O ministro Alexandre de Moraes pediu vista e o plenário do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) adiou a análise de pedido da oposição para cassar a chapa Jair Bolsonaro-Hamilton Mourão. (Poder 360)

Após retomar a divulgação completa dos dados sobre a Covid-19, segundo o Painel Coronavírus do Ministério da Saúde, o Brasil registrou 1.272 óbitos nas últimas 24 horas, atingindo a marca de 38,4 mil mortes e, ao todo, 739.503 casos confirmados.

OBSERVATÓRIO INTERNACIONAL

Mesmo com o movimento global de realização de lucros, o Nasdaq Composite registrou nova alta renovando sua máxima histórica superando os 10 mil pontos ao longo do pregão. O S&P 500, por outro lado cedeu 0,78%  aos 3.207,18 pontos.

As empresas chinesas estão adiando planos para listagens nos EUA, à medida que as tensões entre as duas principais economias do mundo aumentam e uma proposta de lei nos EUA tornaria mais difícil para algumas empresas chinesas estrearem na bolsas americanas. Grupos chineses levantaram US $ 1,67 bilhão por meio de ofertas públicas iniciais em Nova York este ano e pretendem lançar mais de meio bilhão de dólares em novas ofertas, segundo dados da Dealogic. Em 2019, o montante foi de US $ 3,5 bilhões. (Reuters)

Nos EUA, ontem (09), novas infecções por coronavírus cresceram no ritmo mais lento desde março. Apesar de Anthony Fauci, diretor do Instituto Nacional de Alergia e Doenças Infecciosas alertar que o surto está longe de terminar, o presidente Donald Trump disse que pode retomar a realização de grandes comícios de campanha já na próxima semana. Na Europa a notícia também é positiva de que as reaberturas ainda não mostraram sinais de aumento de casos na região. (Bloomberg)

O FOMC (Federal Open Markets Committee) divulgará hoje suas primeiras previsões trimestrais desde dezembro, juntamente com a última decisão de política monetária. O mercado não vê mudanças nível de juros e espera-se que Fed mantenha a faixa de juros entre zero e 0,25%. Mas o mercado vai ficar de olho na conferência de imprensa com o presidente do Fed, Jerome Powell, e espera mais explicações de como o Banco Central americano pretende fornecer apoio à economia, agora que as taxas de juros estão próximas de zero. (WSJ)

No mundo, o número de casos chegou a 7.256.412 com mais 411.677 óbitos por coronavírus. Os EUA respondem por 1.979.893 de diagnósticos confirmados e mais de 112 mil mortes. (Johns Hopkins)

Nesta manhã, as bolsas na Ásia fecharam sem direção definida. Os futuros de Wall Street oscilam entre os campos positivo e negativo. Na Europa e no Brasil estão todos no vermelho.

RESUMO DOS MERCADOS

Dia Semana Mês Ano
DI Jan 2025 (bps) 5,77% +2  bps – 3 bps -20 bps  – 67 bps
Dólar PTAX (R$) 4,9057 -0,56% -1,44% -9,59% 21,71%
Ibovespa (pts) 96.746,50 -0,92% 2,23% 10,69% -16,35%
S&P 500 (pts) 3.207,18 -0,78% 0,41% 5,35% -0,73%
As informações contidas neste material têm caráter meramente informativo, não constitui e nem deve ser interpretado como solicitação de compra ou venda, oferta ou recomendação de qualquer ativo financeiro, investimento, sugestão de alocação ou adoção de estratégias por parte dos destinatários. Este material é destinado à circulação exclusiva para a rede de relacionamento da Órama Investimentos, incluindo agentes autônomos e clientes, podendo também ser  divulgado no site e/ou em outros meios de comunicação da Órama. Fica proibida sua reprodução ou redistribuição para qualquer pessoa, no todo ou em parte, qualquer que seja o propósito, sem o prévio consentimento expresso da Órama.
Compartilhe o post:

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *