Aumento inesperado de casos de Covid-19 em Pequim e os últimos destaques 

Compartilhe o post:

BRASIL EM FOCO

Em um dia de correção em virtude do feriado de quinta-feira, dia em que as bolsas do mundo caíram consideravelmente, o Ibovespa recuou 2,00%, aos 92.795,30 pontos. Na semana, acumulou queda de 1,94%. O dólar Ptax teve forte apreciação de 3,02% sendo cotado na venda a R$ 5,0373, e entregando uma alta de 1,20% na semana. No mercado de juros futuros, o DI com vencimento em janeiro de 2025 era negociado à taxa de 5,66%, praticamente estável e fechando 14 pontos na semana. 

Com o real enfraquecido e a demanda da China se recuperando, os exportadores de proteínas tiveram um dia positivo e sustentaram o Ibovespa não tão negativo. Minerva (BEEF3) teve alta de 2.34% e Marfrig (MRFG3) se valorizou 2.22%. 

O Secretário do Tesouro, Mansueto Almeida, anunciou que pretende deixar o cargo entre julho agosto deste ano. Quanto ao ajuste fiscal, Mansueto disse que o ministro Paulo Guedes, o fato do teto de gastos estar na constituição e a burocracia do Tesouro permitem que a sua saída não gere mais uma crise institucional. Além disso, o secretário vai auxiliar na própria transição e mesmo depois, fora do governo trabalhará fomentando o debate público acerca do tema fiscal na busca de construção de consenso na sociedade e na classe política. (Brazil Journal)

Na noite deste domingo, a pedido do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, a Procuradoria-Geral da República (PGR) instaurou um procedimento preliminar para investigar o disparo de fogos de artifício contra o prédio da Corte no sábado, durante uma manifestação em Brasília. Enquanto os fogos eram lançados, manifestantes chamam os ministros do STF de “bandidos” e diziam que aquilo era um “recado”. (O Globo)

O processo que corre no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) que pode levar à cassação da chapa Jair Bolsonaro-Hamilton Mourão vai ter como relator o ministro Og Fernandes. O corregedor-geral da Justiça Eleitoral, é um magistrado considerado independente e avesso ao corporativismo. Além disso ele tem 68 anos, ou seja, já passou da idade para disputar uma indicação para uma vaga no STF (65 anos). (Folha)

Uma pesquisa realizada pelo DataPoder360 mostrou que o executivo federal tem mais avaliações positivas que os demais poderes. O governo conta com 28% de ótimo e bom, contra 23% do STF e o Congresso com 16%. Contudo, entre as avaliações negativas, o Congresso vai melhor que o governo federal e pior que o STF. O governo é considerado ruim e péssimo por 47% dos entrevistados, o STF 26% e o Congresso foi avaliado negativamente por 32%. (Poder 360)

Segundo o Painel Coronavírus do Ministério da Saúde, o Brasil atingiu no domingo 43.332 mortes e, ao todo, 867.824 casos confirmados.

OBSERVATÓRIO INTERNACIONAL

Nos EUA, na sexta, os índices subiram mais de 1% em um movimento esperado após as quedas fortes do dia anterior. O S&P registrou alta de 1,31%, aos 3.041,31, mas a valorização do dia não foi suficiente para apagar as perdas de 4,78% na semana.    

Um aumento inesperado de casos de Covid-19 relacionados ao maior mercado de alimentos em Pequim, fez com que as autoridades da capital chinesa recuassem nas medidas de flexibilização e instalassem checkpoints com medidores de temperatura em vários distritos, fechassem escolas e ainda ordenassem uma nova ação de testagem. Depois de quase dois meses sem novas infecções, foram registrados 79 casos nos últimos quatro dias, o maior número de infecções da cidade desde fevereiro. (Reuters)

Em Tóquio, foram divulgados 47 novos casos de coronavírus no domingo, o maior desde 5 de maio, 32 desses casos foram atribuídos a boates e bares, sendo 18 deles provenientes de um único estabelecimento comercial. (Bloomberg)

Nos EUA, a preocupação com novos casos também está no radar. Líderes de Nova York e de cidades nos Texas ameaçam renovar os bloqueios em um esforço para alertar as pessoas que o vírus é uma ameaça persistente. Dr. Michael T. Osterholm, diretor do Centro de Pesquisa e Política de Doenças Infecciosas da Universidade de Minnesota vem destacando que a imunidade de rebanho só será alcançada com cerca de 60% a 70% da população infectada, ou com o desenvolvimento de uma vacina. De acordo com um banco de dados do New York Times, menos de 1% da população dos EUA já está imune. (NYT)

Nesta manhã, as bolsas na Ásia fecharam em quedas expressivas, com o Nikkei do Japão caindo 3,47% em meio ao receio dos investidores de uma segunda onda de contágio pelo Coronavírus. Na Europa os índices do mercado acionário recuam, assim como os futuros das bolsas de Nova York também indicam um dia de queda. 

No mundo, o número de casos chegou a 7.930.989, com mais 433.783 óbitos por coronavírus. Os EUA atingiram o número de  2.094.069 infectados e mais de 115 mil mortes. (Johns Hopkins)

RESUMO DOS MERCADOS

Dia Semana Mês Ano
DI Jan 2025 (bps) 5,66% – 1 bps – 14 bps  -31 bps – 78 bps
Dólar PTAX (R$) 5,0373 3,02% 1,20% -7,17% 24,98%
Ibovespa (pts) 92.795,30 -2,00% -1,94% 6,17% -19,76%
S&P 500 (pts) 3.041,31 1,31% -4,78% -0,10% -5,86%
As informações contidas neste material têm caráter meramente informativo, não constitui e nem deve ser interpretado como solicitação de compra ou venda, oferta ou recomendação de qualquer ativo financeiro, investimento, sugestão de alocação ou adoção de estratégias por parte dos destinatários. Este material é destinado à circulação exclusiva para a rede de relacionamento da Órama Investimentos, incluindo agentes autônomos e clientes, podendo também ser  divulgado no site e/ou em outros meios de comunicação da Órama. Fica proibida sua reprodução ou redistribuição para qualquer pessoa, no todo ou em parte, qualquer que seja o propósito, sem o prévio consentimento expresso da Órama.
Compartilhe o post:

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *