Saída de Abraham Weintraub do Ministério da Educação e os últimos destaques

Compartilhe o post:

BRASIL EM FOCO

O Ibovespa fechou em alta de 0,6%, a 96.125 pontos. O dólar Ptax teve forte valorização de 1,85%, sendo cotado, na venda, a R$ 5,3468. No mercado de juros futuros, os contratos de DI com vencimento em janeiro de 2025 eram negociados à taxa de 5,87%, subindo 23 pontos base.

O desempenho positivo do Ibovespa foi puxado pela valorização de Itaú Unibanco (ITUB4) de 3,92%, e Petrobras (PETR4), que avançou 0,75%. Essas duas empresas juntas somam 16,7% da composição da carteira teórica do índice.

O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), considerado a prévia do Produto Interno Bruto (PIB), sofreu uma contração de 9,73% no mês de abril ante março. Na comparação com 2019, o IBC-Br caiu 15,09%. (BCB

O ministro da Educação, Abraham Weintraub, que já estava com a relação desgastada com o STF, anunciou na quinta-feira que está deixando o cargo. O ministro não comentou as causas da saída e irá assumir um cargo no Banco Mundial. (O Globo)

No Banco Mundial, contudo, a indicação de Abraham Weintraub para a diretoria-executiva precisa passar formalmente pela aceitação de outros oito países que são representados pelo Brasil: Colômbia, Equador, República Dominicana, Panamá, Haiti, Suriname, Trinidad e Tobago e Filipinas. É pouco provável que sua indicação seja barrada, o que pode acontecer é esses países pedirem para sair do grupo de representação do Brasil. (Folha)

O caso Queiroz ganhou um novo episódio na quinta-feira. O pedido de prisão preventiva de Fabrício Queiroz foi emitido e o fato dele se encontrar morando na casa do advogado de Flávio Bolsonaro gerou mais ruídos. Sua esposa, Márcia Oliveira de Aguiar, que também foi assessora de Flávio Bolsonaro na Alerj, no momento é considerada foragida pois teve emitido um pedido prisão, mas não foi encontrada. (Valor/G1)

Em sua live semanal, que ontem foi mais curta do que o padrão, Jair Bolsonaro defendeu que Queiroz não estava foragido e que a prisão foi “espetaculosa”. O presidente justifica que Queiroz estava em Atibaia porque o lugar é mais próximo do Hospital no qual ele faz tratamento de câncer.

Segundo o Painel Coronavírus do Ministério da Saúde, o Brasil atingiu 47.748 mortes e, ao todo, 978.142 casos confirmados.

OBSERVATÓRIO INTERNACIONAL

Nos EUA, o mercado acionário teve mais uma sessão volátil na quinta e os principais índices fecharam sem direção única com dados do seguro desemprego e receio de uma segunda onda da Covid-19. O S&P registrou leve ganho de 0,06%, a 3.115,34 pontos.

O número de pedidos de auxílio-desemprego nos EUA, na semana passada, subiu para 1,5 milhão. A expectativa era por 1,29 milhão de requisições do benefício. Essa foi a 13ª semana consecutiva de alta. Ao mesmo tempo que mais 760.000 registraram novos pedidos para o Pandemic Unemployment Assistance, um programa federal de emergência que estende benefícios a autônomos, contratados independentes entre outros que não se qualificam para benefícios padrão. (NYT)

Nos EUA, o Executivo e o Judiciário também estão com as relações tensas. A Suprema Corte americana rejeitou o cancelamento, pelo governo Trump, de um programa da era Obama, que oferecia proteções legais e autorizações de trabalho a imigrantes não autorizados que vieram para os EUA quando crianças. A manutenção do Deferred Action for Childhood Arrivals (DACA) venceu por um voto e os juízes alegaram que governo agiu arbitrariamente, não oferecendo justificativas para o cancelamento do programa. (WSJ)

As negociações sobre o comércio entre EUA e China nesta semana no Havaí parecem ter gerado algum resultado, ao menos retórico. O governo chinês pediu aos compradores agrícolas do Estado que fizessem todos os esforços para cumprir os termos do acordo comercial Fase 1. Devido à pandemia, as compras de produtos agrícolas dos EUA pelo país asiático atingiram apenas 13% da meta de 2020, nos termos do acordo nos primeiros quatro meses do ano. Para honrar o compromisso, Pequim é obrigado a acelerar as importações. (Blommberg)

O Departamento de Justiça de Trump está indo a tribunal hoje, em uma última tentativa de bloquear a publicação de livro “The Room Where It Happened“, escrito pelo ex-conselheiro de Segurança Nacional John Bolton e que traz à tona versões de bastidores de momentos polêmicos do governo Trump. (Bloomberg

No mundo, o número de casos ultrapassou os 8,5 milhões, com mais 454 mil óbitos por coronavírus. Os EUA atingiram o número de 2.191.200 infectados e 118 mil mortes. (Johns Hopkins)

As bolsas na Ásia fecharam, em sua maioria, em território positivo, apenas com o Topix de Tóquio em leve queda, de 0,02%. Na Europa, os índices operam em alta de mais de 1% e os futuros em Wall Street também apontam para um dia de ganhos.

RESUMO DOS MERCADOS

Dia Semana Mês Ano
DI Jan 2025 5,87% 23 bps 21 bps -10 bps -57 bps
Dólar PTAX (R$) 5,3468 1,85% 6,15% -1,47% 32,65%
Ibovespa (pts) 96.125,20 0,60% 3,59% 9,98% -16,88%
S&P 500 (pts) 3.115,34 0,06% 2,43% 2,34% -3,57%
As informações contidas neste material têm caráter meramente informativo, não constitui e nem deve ser interpretado como solicitação de compra ou venda, oferta ou recomendação de qualquer ativo financeiro, investimento, sugestão de alocação ou adoção de estratégias por parte dos destinatários. Este material é destinado à circulação exclusiva para a rede de relacionamento da Órama Investimentos, incluindo agentes autônomos e clientes, podendo também ser  divulgado no site e/ou em outros meios de comunicação da Órama. Fica proibida sua reprodução ou redistribuição para qualquer pessoa, no todo ou em parte, qualquer que seja o propósito, sem o prévio consentimento expresso da Órama.

 

Compartilhe o post:

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *