Projeção de retração da economia e os últimos destaques

Compartilhe o post:

BRASIL EM FOCO

Ruídos políticos e o receio de uma segunda onda interromperam a sequência de quatro pregões consecutivos de alta e o Ibovespa fechou em queda 1,28%, a 95.335 pontos. O dólar Ptax também registrou queda de 2,32%, sendo cotado, na venda, a R$ 5,2226. No mercado de juros futuros, os contratos de DI com vencimento em janeiro de 2025 eram negociados à taxa de 5,90%, subindo 4 pontos base.

No Relatório Focus desta segunda, a projeção de retração da economia brasileira é de 6,5% ao final de 2020, interrompendo 18 semanas de estimativas negativas para o PIB. Para a Selic, espera-se que a taxa continue em 2,25% e a projeção para o IPCA é de uma inflação de 1,6% a.a. Lembrando que esse valor é bem mais baixo do piso da meta de inflação deste ano que é de 2,5%. (BCB)

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes apontou que há “real possibilidade de existência de uma associação criminosa”, organização de atos antidemocráticos, que pedem o fechamento do Congresso Nacional e do STF. Essa declaração consta na decisão que determinou busca e apreensão contra 21 alvos bolsonaristas no dia 27 de maio e teve o seu sigilo retirado ontem. (O Globo)

O relator do novo marco do saneamento básico (PL 4162/2019), Tasso Jereissati (PSDB-CE), disse que ainda há pontos de resistência ao projeto no Senado, mas acredita no potencial de aprovação. A votação está marcada para amanhã (24). (Poder 360)

O presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), ministro Luís Roberto Barroso, propôs, em audiência no Senado, que a campanha para as eleições municipais deste ano seja mais longa, com segundo turno realizado em 6 de dezembro. Os senadores devem votar a PEC do adiamento hoje (23). (Folha)

Segundo o Painel Coronavírus do Ministério da Saúde, o  Brasil ultrapassou os 51.271 mortos e 1,1 milhão de casos confirmados.

OBSERVATÓRIO INTERNACIONAL

Impulsionados pelos papéis de tecnologia, os índices americanos iniciaram a semana em alta e o Nasdaq registrou novo recorde de fechamento. O S&P anotou alta de 0,65%, a 3.117,86 pontos.

O presidente Trump assinou uma ordem na segunda-feira suspendendo temporariamente a emissão de vistos de emprego para novos trabalhadores estrangeiros, incluindo o H-1B, para trabalhadores altamente qualificados. (WSJ)

O conselheiro comercial da Casa Branca, Peter Navarro, disse, na segunda-feira, que o acordo comercial com a China “acabou”. Ele ainda acusou a China de ter mentido e ocultado os dados reais da pandemia. (Reuters) Pelo Twitter, contudo, Donald Trump acalmou a situação postando que “O acordo comercial da China está totalmente intacto. Espero que eles continuem a cumprir os termos do Acordo!”.

China e Índia concordaram em diminuir as tensões na fronteira com o Himalaia, depois do impasse de uma semana, que se tornou o pior confronto militar entre as duas nações em 45 anos. (Bloomberg)

No mundo, o número de casos ultrapassou os 9,1 milhões, com mais 472 mil óbitos por coronavírus. Os EUA atingiram o número de 2,3 milhões de infectados e 120 mil mortes. (Johns Hopkins)

Nesta manhã, as bolsas na Ásia fecharam no positivo. Na Europa, os índices também operam em alta e os futuros de Wall Street apontam para outro dia de ganhos. O otimismo dos mercados, até o momento, é derivado dos PMIs preliminares de junho divulgados que indicam novos sinais de recuperação econômica. O PMI industrial francês veio em 52,1, o britânico 50,1, o alemão 44,6 e o da Zona do Euro  46,9. Todos acima das expectativas do mercado. Na França e no Reino Unido, o indicador acima de 50 indica expansão da atividade industrial em junho.

RESUMO DOS MERCADOS

Dia Semana Mês Ano
DI Jan 2025 5,90% 4 bps 4 bps -7 bps -54 bps
Dólar PTAX (R$) 5,2226 -2,32% -2,32% -3,75% 29,57%
Ibovespa (pts) 95.336,00 -1,28% -1,28% 9,08% -17,57%
S&P 500 (pts) 3.117,86 0,65% 0,65% 2,42% -3,50%
As informações contidas neste material têm caráter meramente informativo, não constitui e nem deve ser interpretado como solicitação de compra ou venda, oferta ou recomendação de qualquer ativo financeiro, investimento, sugestão de alocação ou adoção de estratégias por parte dos destinatários. Este material é destinado à circulação exclusiva para a rede de relacionamento da Órama Investimentos, incluindo agentes autônomos e clientes, podendo também ser  divulgado no site e/ou em outros meios de comunicação da Órama. Fica proibida sua reprodução ou redistribuição para qualquer pessoa, no todo ou em parte, qualquer que seja o propósito, sem o prévio consentimento expresso da Órama.

 

Compartilhe o post:

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *