Índice gerente de compras da indústria brasileira e os últimos destaques

Compartilhe o post:

BRASIL EM FOCO

O noticiário positivo no exterior, com o desenvolvimento de uma vacina para a Covid-19, refletiu na bolsa brasileira que fechou o dia com ganhos. O Ibovespa teve alta 1,21% a 96.203 pontos. No câmbio, o dólar Ptax registrou queda de 2,03%, sendo cotado, na venda, a R$ 5,3651. No mercado de juros futuros, os contratos de DI com vencimento em janeiro de 2025 eram negociados à taxa de 5,60%, recuando 8 pontos base.

Dados econômicos no Brasil também animaram os investidores. O índice de gerente de compras (PMI) da indústria brasileira, voltou a superar 50 pontos, em junho, o que indica expansão do setor, atingindo 51,6 pontos. foi divulgado também o Índice de Confiança Empresarial da FGV, que recuperou nos últimos dois meses 61% das perdas de março e abril. (Valor).

No campo político, a Câmara dos Deputados aprovou na noite de quarta-feira (01) a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) que adia as eleições municipais de outubro para novembro, mudando também os demais prazos do processo eleitoral. O texto, que já havia passado pelo Senado na semana passada, segue agora para promulgação em sessão do Congresso que deve ocorrer hoje (02), às 10h. A PEC contou com mais de 400 votos a favor (eram necessários 308 para a aprovação) o que demonstra a força política do presidente da Câmara Rodrigo Maia que articulou com os partidos do Centrão para que as eleições fossem adiadas. Partidos como PL, PP e Republicanos sofreram pressões de suas bases eleitorais, com os prefeitos sendo contra o adiamento. No fim, apenas o PL e o PSC orientaram suas bancadas para votarem contra a PEC. (Folha

Pelo Twitter, o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, que também é o presidente do Congresso Nacional, colocou o Congresso como fator estabilizador da política pontuando que “mais uma vez, o entendimento prevaleceu no Parlamento, dialogando com o TSE, a comunidade científica, prefeitos e vereadores.”.  Rodrigo Maia foi na mesma linha  destacando o papel de Alcolumbre, dos partidos políticos e da necessidade do diálogo entre os poderes e a sociedade.

Jair Bolsonaro não se manifestou no Twitter. Os posts do presidente vêm sendo, nos últimos dias, estritamente institucionais, destacando as ações do Governo Federal e dos Ministérios.

Hoje, deverá ocorrer virtualmente a reunião do Mercosul, que reunirá os presidentes do Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai. As diferenças ideológicas e quanto às expectativas sobre o futuro do bloco devem dar o tom do evento. O Brasil procura maior flexibilização da união aduaneira para a celebração de acordos bilaterais. (O Globo)

Segundo o Painel Coronavírus do Ministério da Saúde, o Brasil ultrapassou os 60 mil mortos e 1,45 milhão de casos confirmados. Nas últimas 24h, foram adicionados 46.712 novos registros de pessoas contaminadas pelo coronavírus. 

OBSERVATÓRIO INTERNACIONAL

Nos EUA as bolsas fecharam sem direção definida, o Dow Jones recuou 0,30%, enquanto o S&P teve ganhos de 0,50%, a 3.115,86 pontos.

Segundo o Relatório de Emprego ADP, em junho, foram criados 2,4 milhões de vagas no setor privado, o número veio menor do que as expectativas (2,9 milhões). A empresa também revisou o indicador de maio, que passou de uma contração de 2,37 milhões de postos de trabalho para um aumento de 3,065 milhões de empregos. Especialistas ouvidos pela Bloomberg, contudo, apontam que essa revisão deve ser encarada com cautela, pois os dados mais recentes indicam que a recuperação econômica está desacelerando após um início rápido. (Bloomberg)

Um notícia positiva foi a de que uma vacina experimental contra o  coronavírus desenvolvida pela Pfizer em parceria com a BioNTech mostrou sinais promissores  em um estudo inicial. (WSJ)

Na China, o índice de gerentes de compras (PMI) Caixin/Markit subiu para 51,2 em junho, ante 50,7 em maio, o que indica uma aceleração do setor industrial na segunda maior economia do mundo puxado principalmente pela demanda doméstica do país. (Valor)

Os Estados Unidos registraram cerca de 50.000 novos casos de coronavírus na quarta-feira, o quinto recorde em oito dias. O recente surto em algumas cidades americanas ameaçam inclusive as festividade do dia da Independência (4 de Julho). O feriado nos EUA começa amanhã. Ao todo são 2,7 milhões de infectados e 128 mil mortes até o momento. (NYT)  

Na Rússia, mais de 73% dos eleitores apoiaram mudanças constitucionais que permitiriam Vladimir Putin concorrer novamente à presidência mais duas vezes. Putin que já está no poder há mais de duas décadas, como presidente ou primeiro-ministro, conseguiu legalmente o direito de disputar mais dois mandatos de seis anos, após o atual, que termina em 2024. Ou seja, ele poderá permanecer no posto, se vencer as eleições, até 2036. (Reuters)

A Câmara dos Deputados dos EUA aprovou um projeto de lei que impõe sanções aos bancos que negociam com autoridades chinesas envolvidas na repressão a manifestantes pró-democracia em Hong Kong. A medida é uma resposta à nova lei de segurança nacional imposta por Pequim à Região Administrativa Especial.  (Bloomberg)

No mundo, o número de casos ultrapassou os 10,7 milhões, com mais 526 mil óbitos por coronavírus (Johns Hopkins)

Nesta manhã, as ações na Ásia fecharam em terreno positivo, com altas de mais de 2% na China e Hong Kong. Na Europa, os índices operam com ganhos também em torno de 2% e os futuros de Wall Street apontam para uma abertura em alta. Os dados do payroll e do número de pedidos de seguro desemprego nos EUA são os destaques de divulgação para hoje. 

RESUMO DOS MERCADOS

Dia Semana Mês Ano
DI Jan 2025 5,60% -8 bps -8 bps -8 bps -85 bps
Dólar PTAX (R$) 5,3651 -2,03% -2,03% -2,03% 33,11%
Ibovespa (pts) 96.203,00 1,21% 1,21% 1,21% -16,82%
S&P 500 (pts) 3.115,86 0,50% 0,50% 0,50% -3,56%
As informações contidas neste material têm caráter meramente informativo, não constitui e nem deve ser interpretado como solicitação de compra ou venda, oferta ou recomendação de qualquer ativo financeiro, investimento, sugestão de alocação ou adoção de estratégias por parte dos destinatários. Este material é destinado à circulação exclusiva para a rede de relacionamento da Órama Investimentos, incluindo agentes autônomos e clientes, podendo também ser  divulgado no site e/ou em outros meios de comunicação da Órama. Fica proibida sua reprodução ou redistribuição para qualquer pessoa, no todo ou em parte, qualquer que seja o propósito, sem o prévio consentimento expresso da Órama.

 

Compartilhe o post:

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *