Pedidos de seguro desemprego nos EUA apresentam recuo e os últimos destaques 

Compartilhe o post:

BRASIL EM FOCO

Ontem a bolsa brasileira chegou a bater 100.191 pontos na máxima, mas perdeu força ao longo do dia com o receio dos efeitos econômicos do avanço do coronavírus nos EUA, e com isso o Ibovespa acabou fechando em queda de 0,61%, aos 99.160 pontos. No câmbio, o dólar Ptax recuou 0,94%, sendo cotado, na venda, a R$ 5,2978. No mercado de juros futuros, os contratos de DI com vencimento em janeiro de 2025 recuaram 5 pontos base e eram negociados à taxa de 5,64%.

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia, em uma live nesta quinta-feira (09), cobrou que o governo envie da proposta do programa “Renda Brasil” ao Congresso.O governo precisa parar de fazer discurso sobre o tal Renda Brasil e apresentar o programa ao Congresso. O Congresso tendo espaço, tendo a proposta do governo, vai organizar de forma rápida esse debate e vai, claro, avançar, dentro da realidade fiscal brasileira”. Maia alertou que se em 60 dias, quando acaba o prazo do auxílio emergencial, não for decidido algo, o Congresso se verá pressionado pela sociedade a estender o benefício, o que tem impactos negativos na agenda fiscal do Brasil. (Folha)

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Dias Toffoli, determinou nesta quinta-feira que as forças-tarefa da Lava-Jato no Paraná, no Rio de Janeiro e em São Paulo entreguem à Procuradoria-Geral da República (PGR) todas os dados já obtidos nas investigações. A decisão foi tomada a pedido da PGR — que, segundo relatou, tem enfrentado “resistência ao compartilhamento e à supervisão de informações” em posse dos procuradores da República. (O Globo)

O ministro do STF, Alexandre de Moraes, enviou à PGR uma ação de congressistas que pedem a abertura de inquérito para apurar as declarações do ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, feitas na reunião ministerial de 22 de abril. (Poder 360)

A decisão sobre o veto presidencial à extensão da desoneração da folha salarial a 17 setores até 2021 deve ser adiada até agosto, por não haver consenso nem mesmo com o Centão. A expectativa do Executivo é que o presidente do Congresso Nacional, Davi Alcolumbre, não paute o veto em questão para a sessão que deve acontecer até o dia 16 de julho. Desta forma, a discussão seria postergada para o mês seguinte. Neste cenário, o governo conseguiria baixar a temperatura em torno do assunto e poderia negociar em um ambiente mais favorável. (Valor)

Segundo o Painel Coronavírus do Ministério da Saúde, o  Brasil ultrapassou os 69,1 mil mortos e 1,76 milhão de casos confirmados. 

OBSERVATÓRIO INTERNACIONAL

Nos EUA, as ações de tecnologia continuaram com bom desempenho o que faz o Nasdaq se descolar dos outros índices e fechar em alta de 0,53%. Contudo, o S&P 500 recuou 0,56% aos 3.152 pontos, com o receio de novos fechamentos.

Novos casos de vírus nos EUA superaram 60.000 em um dia pela primeira vez e vem batendo seguidos recordes, dia após dia. Grande parte desse novo surto se concentra em estados que foram os primeiros a aliviar as restrições de circulação e a reabrir suas economias. A Flórida viu os novos casos aumentarem mais de dez vezes desde que começou a reabrir no início de maio. Os casos no Arizona aumentaram 858% desde o início da reabertura em 8 de maio. Os casos no Texas aumentaram 680% desde o início da reabertura em 1º de maio. (NYT)

Os pedidos de seguro desemprego nos EUA apresentaram um recuo de 99.000 indo para 1.31 milhões de pedidos na semana encerrada em 4 de julho. Foi uma queda mais acentuada do que o previsto em uma pesquisa da Bloomberg com economistas. Mesmo assim, esses pedidos são o dobro do nível mais alto durante a última recessão. E mais quedas ficam em xeque depois que estados como Texas e Flórida adiaram os planos de reabertura em meio a um aumento nas infecções por Covid-19. (Bloomberg)

A Administração Geral de Alfândega da China disse que amostras de camarão importados do Equador testaram positivo para o coronavírus, tanto dentro como fora da embalagem, levantando dúvidas novamente sobre se o patógeno pode se espalhar por alimentos ou produtos congelados. As importações dessas fornecedores serão interrompidas. O resultado do teste não significa necessariamente que o vírus é contagioso, mas reflete as brechas no processo de segurança sanitária das empresas. (Bloomberg

A Agência Internacional de Energia (AIE) disse, nesta sexta-feira, que os piores efeitos do coronavírus na demanda global de petróleo já passaram, mas continuarão ecoando à medida que o mercado se recupera lentamente no segundo semestre de 2020.  AIE informou que a demanda no primeiro semestre de 2020 caiu 10,75 milhões de barris por dia, uma queda de 11% em relação ao ano passado. A previsão para a demanda no segundo semestre é de uma queda de 5,1 milhões de barris por dia. (WSJ)

No mundo, o número de casos ultrapassou os 12,3 milhões, com mais 555 mil óbitos por coronavírus. (Johns Hopkins)

Nesta manhã, as bolsas asiáticas fecharam em terreno negativo, com quedas superiores a 1%. Na Europa, as bolsas operam em alta, o Euro Stoxx 50 registra 0,72%, mas os futuros nos EUA apontam para uma queda na abertura, devido à cautela com o novo surto de coronavírus em diversos estados americanos.

RESUMO DOS MERCADOS

Dia Semana Mês Ano
DI Jan 2025 5,64% -5 bps 8 bps -4 bps -81 bps
Dólar PTAX (R$) 5,2978 -0,94% -0,74% -3,25% 31,44%
Ibovespa (pts) 99.160 -0,61% 2,48% 4,32% -14,26%
S&P 500 (pts) 3.152,05 -0,56% 0,70% 1,67% -2,44%
As informações contidas neste material têm caráter meramente informativo, não constitui e nem deve ser interpretado como solicitação de compra ou venda, oferta ou recomendação de qualquer ativo financeiro, investimento, sugestão de alocação ou adoção de estratégias por parte dos destinatários. Este material é destinado à circulação exclusiva para a rede de relacionamento da Órama Investimentos, incluindo agentes autônomos e clientes, podendo também ser  divulgado no site e/ou em outros meios de comunicação da Órama. Fica proibida sua reprodução ou redistribuição para qualquer pessoa, no todo ou em parte, qualquer que seja o propósito, sem o prévio consentimento expresso da Órama.
Compartilhe o post:

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *