Preocupações com a questão fiscal e os destaques da semana

Compartilhe o post:

Panorama Semanal de 6 a 10 de julho*

De um lado, o otimismo devido a números positivos do mercado de trabalho americano. De outro lado, o temor de que o avanço da pandemia nos EUA volte a gerar quarentenas em vários estados. Em meio a essas notícias de destaque, os indicadores globais oscilaram ao longo da semana. No Brasil, o presidente Jair Bolsonaro anunciou que está com Covid-19 e que vem tomando hidroxicloroquina.

Na política nacional, em meio ao combate às fake news, a notícia foi a retirada, pelo Facebook, de 73 contas ligadas à família Bolsonaro, por “comportamento inautêntico”.

O STJ autorizou a prisão domiciliar de Fabrício Queiroz e sua esposa, que está foragida. O ex-assessor de Flávio Bolsonaro poderá usar uma tornozeleira eletrônica. Flávio prestou depoimento sobre o caso das “rachadinhas” ao Ministério Público do Rio.

Já o MPF entrou com uma ação de improbidade administrativa, pedindo o afastamento do ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles.

Ainda sobre a questão ambiental, após críticas internacionais, o governo vai publicar um decreto que proíbe por 120 dias queimadas na Amazônia e no Pantanal. E, durante coletiva, o vice-presidente, Hamilton Mourão, afirmou, na presença de investidores estrangeiros, que eles querem ver “resultados” sobre a preservação do meio ambiente no Brasil.

Na economia, seguem preocupações com a questão fiscal. O ministro Paulo Guedes afirmou que o déficit primário será de 12% neste ano, com um déficit nominal de 15% ou 16% do PIB. Segundo Guedes, as medidas que vem sendo tomadas para amenizar os efeitos da crise são desarmáveis no ano que vem. “Tudo que foi feito não atravessa o ano. No dia 31 de dezembro, a carruagem vira abóbora”. A privatização de quatro estatais está no radar para os próximos 90 dias, disse o ministro. 

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, gerou polêmica ao defender o fim da taxa de juros do cartão de crédito e do cheque especial.

Um indicador positivo foi o crescimento do comércio em maio, com alta de 13,9% sobre abril, de acordo com o IBGE.

E o IPCA registrou alta de 0,26% em junho, depois de dois meses de deflação.

A Latam Brasil entrou com o pedido de recuperação judicial nos Estados Unidos. 

Nos EUA, o Departamento de Trabalho registrou 1,31 milhão de pedidos de seguro-desemprego na semana, número que indica recuperação.

A OMS reconheceu que há a possibilidade de transmissão da Covid-19 por partículas que ficam em suspensão no ar. Sobre casos de peste bubônica na China, a organização diz que está alerta ao problema, mas que não é uma ameaça.

No pregão desta quinta-feira, o Ibovespa – que chegou a bater a marca dos 100 mil pontos durante o dia – fechou em queda de 0,61%, a 99.160 pontos. O dólar encerrou em queda de 0,18%, cotado a R$ 5,339.

* Dados atualizados até o dia 10/7 às 9h.

 

Compartilhe o post:

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *