Vacina pra Covid-19 entrará em fase de teste em humanos e os destaques da semana

Compartilhe o post:

Panorama Semanal de 13 a 17 de julho*

Um dos destaques do noticiário semanal foram os resultados positivos dos testes com vacinas contra a Covid-19. Entre os laboratórios que vêm avançando está a farmacêutica americana Moderna, que entrará na fase final de testes em humanos no dia 27 de julho. A vacina experimental induziu respostas de anticorpos nas pessoas testadas. No Brasil, o Ibovespa voltou a fechar no patamar de 100 mil pontos.

Na economia global, foco no resultado do PIB chinês do segundo trimestre, que veio acima do esperado. A economia do país cresceu 3,2% em relação ao mesmo período no ano anterior. Alguns números de consumo, no entanto, decepcionaram. Já o aumento de 9,6% da importação chinesa de minério de ferro repercutiu favoravelmente.

Nos EUA, a preocupação continua sendo uma segunda onda de contágio da Covid-19. Mais estados americanos, entre os quais a Califórnia, voltaram com restrições de isolamento social, após aumento no número de casos. 

Os dados americanos são mistos. Enquanto o número de pedidos de seguro-desemprego na semana chegou a 1,3 milhão, as vendas no varejo aumentaram 7,5% em junho.

E o governo Trump sinalizou outro pacote de estímulo, mas com a ressalva de que deve ser acompanhado de corte nos impostos sobre a folha de pagamento das empresas.

Em outra frente, a Casa Branca estaria considerando uma proibição a membros do Partido Comunista Chinês e suas famílias de viajarem aos EUA, em mais uma possível tensão entre as duas potências. 

Por aqui, a polêmica da semana foi a fala do ministro Gilmar Mendes, de que os militares estariam se “associando a esse genocídio” da pandemia do novo coronavírus, pelo fato de o ministro interino da Saúde, Eduardo Pazuello, ser militar. 

O presidente Jair Bolsonaro defendeu a permanência de Pazuello, bem como a do ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles.

O novo ministro da Educação, pastor Milton Ribeiro, tomou posse, afirmando que respeitará o caráter laico do Estado brasileiro.

De acordo com o Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), a economia brasileira teve crescimento de 1,3% em maio – percentual positivo, mas abaixo do esperado. 

Bolsonaro, sancionou o projeto de lei do novo marco do saneamento, mas com vetos.

O ministro da Economia, Paulo Guedes, disse que a primeira parte da proposta de reforma tributária será enviada ao Congresso em breve. Neste momento, não será incluído o imposto sobre transações online.

No pregão desta quinta-feira, o dólar recuou 1,16% e fechou cotado a R$ 5,32. O Ibovespa caiu 1,22%, para 100.553 pontos.

Obrigada, bom fim de semana e até o próximo Panorama Semanal.

* Dados atualizados até às 9h30 de 17/07.

 

Compartilhe o post:

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *