Crescimento do Índice de Atividade Econômica do Banco Central e os últimos destaques

Compartilhe o post:

BRASIL EM FOCO

DESTAQUES: Dúvidas quanto à manutenção do teto dos gastos trouxeram volatilidade para a bolsa na semana, mas, na sexta-feira, a divulgação de resultados corporativos positivos impulsionaram a alta, em especial o da JBS, que reportou 54,8% de aumento de lucro no segundo trimestre frente a 2019, tendo alta de 5,19% no último pregão. O teto dos gastos também impacta o mercado de juros e, enquanto os vencimentos curtos estão mais ancorados pelo forward guidance da política monetária do Banco Central anunciada na última ata do Copom, os vértices intermediários e longos da curva são mais sensíveis à política fiscal do governo, o que justifica um movimento mais acentuado destes últimos. 

TETO DOS GASTOS: Segundo relatos feitos à Folha, Bolsonaro se queixou na semana passada a deputados aliados, de que Paulo Guedes precisa ser menos inflexível e intransigente em relação aos recursos orçamentários. O presidente disse, no entanto, que não pretende abrir mão de Guedes neste momento. Na avaliação de Bolsonaro, o ministro representa um ativo importante, sobretudo para ampliar a credibilidade do governo com o setor empresarial, um dos pilares de sustentação da atual gestão. O presidente, contudo, tem lembrado que ninguém é insubstituível. Sobre a possibilidade de edição de uma medida provisória para a abertura de crédito extraordinário para bancar obras de infraestrutura, o ministro do TCU (Tribunal de Contas da União) Bruno Dantas afirmou em seu perfil no Twitter que é inviável

ECONOMIA: O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br) cresceu 4,89% em junho, na comparação dessazonalizada com maio. O resultado mensal de junho veio abaixo da mediana das estimativas colhidas pelo Valor Data, de alta de 5,2%. Na comparação com junho de 2019, houve queda de 7,05%.

PRIVATIZAÇÕES: O novo secretário de Desestatização é Diogo Mac Cord, que já trabalhava no Ministério da Economia. Apesar da rápida substituição de Salim Mattar, o novo secretário continua com um escopo relativamente pequeno de estatais para trabalhar as privatizações, visto que Petrobras, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e o BNDES estão blindados pelo Bolsonaro e as empresas-mãe não vão ser privatizadas. Os demais negócios do governo federal, que podem passar para a iniciativa privada, o que inclui a Eletrobras, contabilizam R$ 118,2 bilhões, ou apenas 17% do total. (O Globo)

PANDEMIA NO BRASIL: o país ultrapassou os 107,8 mil mortos com 3,34 milhões de casos confirmados. (Ministério da Saúde)

OBSERVATÓRIO INTERNACIONAL

DESTAQUES EXTERNOS: Os índices nos EUA fecharam sem direção definida, com o mercado buscando interpretar dados divergentes quanto à recuperação econômica. As vendas no varejo americano subiram 1,2% em julho, apesar de positivas, a leitura ficou abaixo da expectativa de alta de 2,3% no período. Já o índice de confiança do consumidor ficou em 72,8 pontos em agosto, contrariando as projeções de que o indicador caísse para 71,0. (Valor)

CONGRESSO DOS EUA: A presidente da Câmara dos EUA, Nancy Pelosi, anunciou interrupção das férias do Legislativo, para que os deputados retornem aos trabalhos para analisar a pauta urgente de apoio ao serviço postal dos EUA de modo a permitir a ampliação do voto por correspondência nas eleições de novembro. (NYT

ELEIÇÕES NOS EUA: A menos de três meses antes da eleição de novembro, 50% dos eleitores registrados nacionalmente dizem que votariam em Biden se a eleição fosse realizada agora, enquanto 41% apoiam Trump. A redução de vantagem de Biden de 2 p.p. na comparação com  o mês anterior ainda está dentro da margem de erro da pesquisa que é de 3,27 p.p. para mais ou pra menos. (WSJ)

CORONAVÍRUS: No mundo, o número de casos confirmados chegou a 21,6 milhões e os óbitos ultrapassaram 773 mil. Nos EUA, os infectados somam 5,4 milhões e as mortes chegaram à marca dos 170 mil. (Johns Hopkins)

HOJE: As bolsas asiáticas fecharam sem direção definida, com destaque para o Shanghai Composite que fechou em alta de 2,3%, depois que o Banco Central da China forneceu liquidez extra aos bancos comerciais. Na Europa, os índices também operam sem um catalisador, mas com novas medidas de restrições no radar. Os futuros de Wall Street apontam para uma alta na abertura. 

RESUMO DOS MERCADOS NO ÚLTIMO PREGÃO

 CotaçãoDiaSemanaMêsAno
Ibovespa (pts)101.353,500,89%-1,38%-1,51%-12,36%
Dólar PTAX (R$)5,38520,09%-0,69%3,50%33,61%
DI Jan 20255,79%2 bps38 bps58 bps-66 bps
S&P 500 (pts)3.372,85-0,02%0,64%3,11%4,40%
As informações contidas neste material têm caráter meramente informativo, não constitui e nem deve ser interpretado como solicitação de compra ou venda, oferta ou recomendação de qualquer ativo financeiro, investimento, sugestão de alocação ou adoção de estratégias por parte dos destinatários. Este material é destinado à circulação exclusiva para a rede de relacionamento da Órama Investimentos, incluindo agentes autônomos e clientes, podendo também ser  divulgado no site e/ou em outros meios de comunicação da Órama. Fica proibida sua reprodução ou redistribuição para qualquer pessoa, no todo ou em parte, qualquer que seja o propósito, sem o prévio consentimento expresso da Órama.
Compartilhe o post:

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *