Mudança no plano Pró-Brasil e os últimos destaques

Compartilhe o post:

Resumo dos Mercados

CotaçãoDiaSemanaMêsAno
Ibovespa (pts)101.467,900,61%0,11%-1,40%-12,26%
Dólar PTAX (R$)5,65102,92%4,94%8,61%40,20%
DI Jan 20255,80%-12 bps1 bps59 bps-65 bps
S&P 500 (pts)3.385,510,32%0,38%3,50%4,79%

DESTAQUES:  a expectativa de que a Câmara dos Deputados mantenha o veto do presidente Jair Bolsonaro ao reajuste de servidores sustentou a alta do mercado no Brasil.  As ações de companhias exportadoras seguiram em alta, caso de companhias de papel e celulose como Suzano (SUZB3,+3,20%) e Klabin (KLBN11 +1,59%). A B3 (B3SA3,+4,65%) viu suas ações subirem forte após divulgar dados positivos.

VETO PRESIDENCIAL: o governo conseguiu impedir que a Câmara derrubasse o veto do presidente Jair Bolsonaro à possibilidade de servidores públicos receberem reajuste salarial até o fim de 2021 . Foram 316 votos a favor da manutenção do veto e 165 contrários, com duas abstenções. Para que houvesse a derrubada era necessária maioria absoluta, ou seja, ao menos 257 votos. Alguns deputados bolsonaristas, ligados às categorias que seriam beneficiadas com a queda do veto, votaram pela derrubada ou não votaram.  O vice-líder do governo Guilherme Derrite (PP-SP), foi contra Bolsonaro. Também, o coordenador da Bancada da Bala, Capitão Augusto (PL-SP). Ambos são ligados à Polícia Militar ( Poder 360)

PRÓ-BRASIL: o plano, que gerou disputas entre os Ministérios e polêmica sobre o cumprimento ou não da lei do teto de gastos, mudou de cara e de mãos, deixando de ser uma lista de obras a serem financiadas com dinheiro do orçamento público, para ser uma plano de ação com foco no emprego e na renda sob o comando de Paulo Guedes.  O programa começa com a proposta de desoneração da folha de salário das empresas, que se dará pela mudança da base tributária, mas o valor da nova alíquota vai depender da aprovação e volume arrecadado pela Contribuição sobre Transações (“nova CPMF”). Para encontrar recursos destinados aos investimentos, a área econômica sugere que se aprove a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) do Pacto Federativo com os 3 Ds: desindexação, desobrigação e desvinculação. ( Valor)

DESEMPREGO: o número de pessoas desempregadas no Brasil cresceu 20,9% entre maio e julho , segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística ( IBGE ). Nesse período, o número de desempregados passou de 10.129 milhões de pessoas para 12.253 milhões – cerca de 2,1 milhões a mais.

PANDEMIA NO BRASIL: o país ultrapassou os 112 mil mortos com 3,5 milhões de casos confirmados. ( Ministério da Saúde)


OBSERVATÓRIO INTERNACIONAL 

DESTAQUES EXTERNOS: o avanço das empresas de tecnologia fez o mercado ignorar o dado mais fraco do emprego nos EUA e o Nasdaq registrou seu 35º recorde de fechamento em 2020.

SEGURO-DESEMPREGO:  1,1 milhão de americanos entraram com pedidos de seguro-desemprego nos EUA, na semana passada. A expectativa era que o número viesse abaixo de 1 milhão, como no levantamento anterior. ( WSJ )  

ELEIÇÕES EUA:   Joseph R. Biden Jr. aceitou a indicação presidencial democrata na noite de quinta-feira, iniciando oficialmente a corrida eleitoral contra o presidente Trump.  Os democratas então buscando emplacar o discurso de que estão em “missão de resgate” para um país rachado pela desigualdade, pela pandemia, mas, principalmente, por uma “Casa Branca definida pela incompetência, racismo e abuso de poder”. Sob o lema “United America”  Biden fez um pronunciamento se opondo diametralmente a Trump.   ( NYT

BREXIT:  autoridades do Reino Unido e da União Europeia temem que o acordo do Brexit esteja em risco . As partes não chegaram a um entendimento sobre temas importantes, como o Acordo de Livre Comércio, acesso às águas de pesca britânicas e aos chamados requisitos de igualdade de condições, que visam evitar uma distorção da concorrência. No fim de 2020 se encerra o período de transição e as tarifas potencialmente entram e vigor. ( Bloomberg )

CORONAVÍRUS: o ressurgimento de casos de Covid-19 na Europa agora vem acompanhado de uma menor vontade dos líderes em implementarem medidas de isolamento social e restrição de movimento.  O bloco está tentando combater uma crise de saúde pública sem desferir outro golpe nas economias. A chanceler alemã, Angela Merkel, disse: “Politicamente, queremos evitar fechar as fronteiras novamente a qualquer custo, mas isso pressupõe que atuemos de forma coordenada”.  No mundo, o número de casos confirmados chegou a 22,7 milhões e os óbitos ultrapassaram 794 mil. Nos EUA, os infectados somam 5,58 milhões e as mortes chegaram a marca dos 174,3 mil. ( Bloomberg  / Johns Hopkins )

HOJE: as bolsas asiáticas fecharam em alta. Na Europa, os índices operam no negativo, com o aumento de casos de coronavírus. Sem mais notícias, os futuros de Wall Street apontam para uma leve queda na abertura.

As informações contidas neste material têm caráter meramente informativo, não constitui e nem deve ser interpretado como solicitação de compra ou venda, oferta ou recomendação de qualquer ativo financeiro, investimento, sugestão de alocação ou adoção de estratégias por parte dos destinatários. Este material é destinado à circulação exclusiva para a rede de relacionamento da Órama Investimentos, incluindo agentes autônomos e clientes, podendo também ser  divulgado no site e/ou em outros meios de comunicação da Órama. Fica proibida sua reprodução ou redistribuição para qualquer pessoa, no todo ou em parte, qualquer que seja o propósito, sem o prévio consentimento expresso da Órama.

Compartilhe o post:

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *