CPMF incidirá sobre todas as transações da economia e os últimos destaques

RESUMO DOS MERCADOS

   Cotação  Dia Semana Mês Ano
Ibovespa (pts)100.627,30-1,46%-0,88%-2,22%-12,99%
Dólar PTAX (R$)5,5680-0,57%-0,68%7,01%38,15%
DI Jan 2025 (bps)5,98%222277-47
S&P 500 (pts)3.478,731,02%2,40%6,35%7,68%

BRASIL EM FOCO
DESTAQUES: o dia foi de pessimismo no mercado com o impasse a respeito do Renda Brasil expondo as divergências entre Bolsonaro e Paulo Guedes. Além disso, a sinalização de uma nova CPMF mais ampla também não agradou aos investidores. 

RENDA BRASIL: o presidente Jair Bolsonaro disse, em um evento em Minas Gerais, que não não levará adiante a proposta formulada por sua equipe econômica para o programa Renda Brasil. O governo afirmou que não irá “tirar de pobres para dar para paupérrimos”. Segundo apurado pela CNN, a ideia do presidente ao repreender o Paulo Guedes publicamente  foi a de enquadrá-lo e passar o recado de que ele e sua equipe precisam se alinhar ao que o Palácio do Planalto deseja, sob pena de serem destituídos. Guedes tem até essa sexta para apresentar um novo desenho, sem mexer no abono salarial e reduzindo ao máximo o impacto em programas já existentes. 

TETO DOS GASTOS: o Tribunal de Contas da União (TCU) quer ouvir os ministros Paulo Guedes (Economia) e Walter Braga Netto (Casa Civil) sobre os riscos identificados na gestão do Orçamento de Guerra. (Valor)

NOVA CPMF: a assessora especial do Ministério da Economia Vanessa Canado afirmou, nesta quarta-feira (26), que o novo imposto sobre pagamento não incidiria apenas sobre as operações digitais, mas sobre todas as transações da economia. Canado ainda comentou que o próximo passo da reforma tributária será uma proposta de mudanças no IPI (Imposto sobre Produto Industrializado), tornando-o mais próximo de um “imposto do pecado” incidindo mais sobre produtos como álcool e cigarro. ( Folha)

ELEIÇÃO NO CONGRESSO: Rodrigo Maia voltou a afirmar que o encontro que teve com Davi Alcolumbre e o ministro do STF Alexandre de Moraes não teve como pauta a possibilidade de ambos concorrerem à reeleição às Presidências das Casas legislativas. (Poder 360)

CORONAVÍRUS NO BRASIL: o país acumula 3,72 milhões de casos confirmado e 117.665 óbitos em decorrência da Covid-19. (Ministério da Saúde)


OBSERVATÓRIO INTERNACIONAL 
DESTAQUES EXTERNOS: nos EUA, as ações das empresas de tecnologia puxaram, mais uma vez, os índices americanos para máximas históricas de fechamento. Foi o quinto recorde consecutivo do Nasdaq e o terceiro do S&P 500. Os destaques ficaram por conta de Salesforce, que teve alta de 26%, após a divulgação de resultados. A ação do Facebook fechou subindo 8,22% e do Netflix registrou ganhos de 11,61%.

ELEIÇÕES NOS EUA: o vice-presidente dos Estados Unidos, Mike Pence, se juntou a Convenção do Partido Republicano reforçando o discurso que a decisão entre Trump e Biden é uma escolha entre “lei e ordem” e ilegalidade e caos. O contexto atual é de uma escalada de tensões sociais e protestos contra a violência policial que atirou pelas costas de Jacob Blake em Kenosha, Wisconsin. (Reuters)

VACINA: os resultados da fase 1 de testes com a vacina experimental da Moderna são positivos e ela parece ser segura e induz uma resposta imunológica em todas as faixas etárias, incluindo os idosos. (CNN)

FURACÃO LAURA: apesar de ter enfraquecido para uma tempestade de categoria duas horas depois de atingir a costa perto da fronteira Texas-Louisiana, o furacão continua a ameaçar o que os meteorologistas descreveram como “inundação letal com ventos provocando danos generalizados”. A grande preocupação é que o Laura atingiu perto do centro da fabricação de combustíveis e produtos químicos dos EUA. Quase metade da capacidade de refino do país está na Costa do Golfo. ( WSJ

CORONAVÍRUS: no mundo, o número de casos confirmados chegou a 24,2 milhões e os óbitos ultrapassaram os 826 mil. Nos EUA, os infectados somam 5,8 milhões e as mortes chegaram a marca dos 179,7 mil (Johns Hopkins)

HOJE: Na Ásia, as bolsas fecharam sem direção definida. A Europa opera no negativo e os futuros de Wall Street também sinalizam um dia de maior cautela, visto a agenda agitada para hoje. Nesta manhã, os investidores vão ficar de olho no discurso do presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, no simpósio anual de Jackson Hole. Ele deve delinear a tão esperada revisão do ‘framework” do banco central indicando como será a postura do Fed quanto à inflação. Hoje ainda saem os dados de pedidos de seguro desemprego nos EUA.

As informações contidas neste material têm caráter meramente informativo, não constitui e nem deve ser interpretado como solicitação de compra ou venda, oferta ou recomendação de qualquer ativo financeiro, investimento, sugestão de alocação ou adoção de estratégias por parte dos destinatários. Este material é destinado à circulação exclusiva para a rede de relacionamento da Órama Investimentos, incluindo agentes autônomos e clientes, podendo também ser  divulgado no site e/ou em outros meios de comunicação da Órama. Fica proibida sua reprodução ou redistribuição para qualquer pessoa, no todo ou em parte, qualquer que seja o propósito, sem o prévio consentimento expresso da Órama.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s