Divisão de grupos na PEC da reforma administrativa e os últimos destaques

Compartilhe o post:

RESUMO DOS MERCADOS

   CotaçãoDiaSemanaMêsAno
Ibovespa (pts)101.911,10-0,25%-0,23%2,56%-11,88%
Dólar PTAX (R$) 5,37410,02%-1,72%-1,78%33,33%
DI Jan 2025 (bps)5,82%50-9-63
S&P 500 (pts)3.580,841,54%2,08%2,30%10,84%

BRASIL EM FOCO
DESTAQUES: após a forte alta de terça-feira, o mercado ontem fechou com uma leve queda, enquanto aguarda a entrega da reforma administrativa ao Congresso. 

REFORMA ADMINISTRATIVA: a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da reforma administrativa, que deve ser encaminhada hoje ao Congresso Nacional, divide as carreiras de governo em três grupos com regras diferentes de estabilidade. Sugere a extinção de licenças e gratificação e, também, da promoção por tempo de serviço, facilita a demissão de servidores durante o período de experiência e atribui ao presidente maior margem para alterar a natureza de cargos públicos desde que a mudança não signifique um aumento de despesas. O primeiro grupo, que deve ser cerca de 20% do total do funcionalismo, é o das carreiras “típicas de Estado”, com características bastante similares ao modelo atual. O segundo teria contratos com duração indeterminada, o que implica ter alguma estabilidade, mas com a possibilidade de demissão em cenário de restrição fiscal. O terceiro tipo é o do contrato com prazo determinado, que visa suprir eventuais necessidades temporárias dos órgãos. Essas mudanças valem para os novos funcionários. (Valor / Folha)

POPULARIDADE DO GOVERNO: a última pesquisa PoderData mostra que 50% dos brasileiros aprovam o governo do presidente Jair Bolsonaro e 41% desaprovam. As variações das taxas ficaram dentro da margem de erro de 2 pontos percentuais, se comparadas com o levantamento de 17 a 19 de agosto. (Poder 360)

CORONAVÍRUS NO BRASIL: o país acumula 3,99 milhões de casos confirmados e 123,7 mil óbitos em decorrência da Covid-19. (Ministério da Saúde)


OBSERVATÓRIO INTERNACIONAL 
DESTAQUES EXTERNOS: valorização de 4% das ações da Apple após a realização de um desdobramento, contribuiu para mais um recorde do S&P 500.

VACINA: o CDC (Centers for Disease Control and Prevention) nos Estados Unidos enviou documentos para as agências de saúde pública dos estados recomendando a preparação para começar a distribuir a vacina contra a Covid-19 já no final do mês de outubro, iniciando o processo de imunização antes da eleição presidencial de novembro. Detalhes técnicos não foram divulgados, mas o governo trabalha com duas vacinas genericamente chamadas de “vacina A” e “vacina B”. ( CNN / NYT)

EMPREGO NOS EUA: a Automatic Data Processing (ADP) divulgou que as empresas privadas dos EUA criaram 428.000 empregos em agosto, menos da metade do que os economistas previam. (Bloomberg)

ELEIÇÕES AMERICANAS: em um movimento histórico, quase 100 líderes republicanos e independentes apoiarão o democrata Joe Biden para presidente, incluindo o ex-candidato presidencial republicano de 2020 Bill Weld e os ex-governadores republicanos de Michigan e Nova Jersey. O impacto desta campanha sem precedentes de membros de um partido político para se opor a um dos seus candidatos à reeleição como presidente ainda está para ser visto. As pesquisas mostram que Trump ainda tem quase 90% de aprovação entre as bases republicanas. (Reuters)

CORONAVÍRUS: nos EUA os infectados ultrapassaram os 6,11 milhões e as mortes chegaram a 185,7 mil. No mundo, o número de casos confirmados é de 26 milhões e os óbitos somam 863,5 mil (Johns Hopkins)

HOJE: na Ásia, as bolsas fecharam sem direção definida. Os índices na Europa operam em forte alta. Na França, o governo anunciou plano de estímulo de 100 bilhões de euros. Em Wall Street, os futuros apontam para uma abertura positiva. Mais tarde saem os dados dos pedidos de seguro-desemprego nos EUA, além dos PMIs composto e de serviços.

As informações contidas neste material têm caráter meramente informativo, não constitui e nem deve ser interpretado como solicitação de compra ou venda, oferta ou recomendação de qualquer ativo financeiro, investimento, sugestão de alocação ou adoção de estratégias por parte dos destinatários. Este material é destinado à circulação exclusiva para a rede de relacionamento da Órama Investimentos, incluindo agentes autônomos e clientes, podendo também ser  divulgado no site e/ou em outros meios de comunicação da Órama. Fica proibida sua reprodução ou redistribuição para qualquer pessoa, no todo ou em parte, qualquer que seja o propósito, sem o prévio consentimento expresso da Órama.

Compartilhe o post:

Posts Similares

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *