Cresce número de vendas no comércio varejista e os últimos destaques

Compartilhe o post:

RESUMO DOS MERCADOS

   Cotação  Dia Semana Mês Ano
Ibovespa (pts)98.834,60-2,43%-2,38%-0,54%-14,54%
Dólar PTAX (R$)5,2936-0,17%0,17%-3,25%31,34%
DI Jan 2025 (bps)5,96%16265-49
S&P 500 (pts)3.339,19-1,76%-2,56%-4,60%3,36%

BRASIL EM FOCO
DESTAQUES: o desempenho negativo do mercado americano, com a renovação das preocupações com o setor de tecnologia, fez preço também no Brasil. O aumento dos estoques de petróleo nos EUA contribuiu ainda para uma queda na cotação da commodity, que por sua vez puxou as ações da Petrobras para baixo; PETR4 teve queda de 2,68% e PETR3, de 3,78%. No mercado de juros futuros, a preocupação com a aceleração da inflação refletiu em uma abertura ao longo de toda a curva, com reflexo acentuado nos vértices mais longos. Os contratos de DI para janeiro de 2027 e 2029 subiram 19 bps.

INFLAÇÃO: na primeira prévia do IGP-M de setembro, a inflação foi 4,41%. No acumulado de 12 meses, o índice já está com alta de 18,01%. O principal impacto foi do IPA (Índice de Preços ao Produtor Amplo) que subiu de 1,85% para 6,14% e tem 60% da ponderação do IGP-M. (Valor)

VENDAS NO VAREJO: em julho de 2020, o volume de vendas do comércio varejista nacional cresceu 5,2% frente a junho, na série com ajuste sazonal. Já o acumulado nos últimos 12 meses foi 0,2%. A expectativa do mercado apontava para uma expansão de 2,4%. (IBGE)

MAL ESTAR ENTRE OS MINISTÉRIOS: o Ministério da Economia pediu explicações ao Ministério da Justiça sobre a decisão de notificar os supermercados pela alta de preços do arroz e outros itens da cesta básica. O ofício emitido pela equipe econômica é bastante enfático citando que a notificação é uma ameaça aos agentes econômicos que passam a “ter o ônus de demonstrar a justeza da sua conduta”. Em sua live semanal, Bolsonaro disse que autorizou André Mendonça, que comanda a pasta da Justiça, a abrir essa investigação sobre o aumento dos preços. (Valor / Poder 360)

CORONAVÍRUS NO BRASIL: o país ultrapassou os 4,24 milhões de casos confirmados e 129,5 mil óbitos em decorrência da Covid-19. (Ministério da Saúde)


OBSERVATÓRIO INTERNACIONAL 
 DESTAQUES EXTERNOS: os índices acionários de Wall Street voltaram a fechar no vermelho com as ações de tecnologia puxando o mercado para baixo. 

PACOTE DE ESTÍMULO: os democratas do Senado dos EUA bloquearam o projeto de lei republicano que previa cerca de US$ 300 bilhões em um novo pacote de ajuda. Os republicanos precisavam de, no mínimo, 60 votos para avançar o projeto. Conseguiram 52 apoiadores. (WSJ)

PEDIDOS DE SEGURO-DESEMPREGO: os EUA continuam enfrentando dificuldades para retomar o ritmo de crescimento econômico pré-pandemia. Os pedidos de seguro-desemprego na semana encerrada no dia 5 de setembro ficaram em 884 mil, acima dos 850 mil estimados pelo mercado. (Bloomberg)

RELAÇÃO EUA-CHINA: Donald Trump afirmou que não haveria extensão do prazo de 15 de setembro para a ByteDance vender as operações americanas do TikTok. Autoridades na China, contudo, disseram que qualquer acordo pela empresa teria de ser aprovado pelos reguladores em Pequim, uma medida que praticamente garantiu que a venda não poderia ser feita a tempo. (Bloomberg)

EUROPA; As principais bolsas europeias fecharam em baixa na quinta-feira, depois que o Banco Central Europeu manteve as taxas de juros inalteradas e disse que as medidas de estímulo existentes eram suficientes, contrariando as expectativas do mercado que esperava mais estímulos. (Reuters)

CORONAVÍRUS: A China aprovou para testes em humanos uma vacina por meio de spray nasal. Nos EUA os infectados ultrapassaram os 6,4 milhões e as mortes chegaram a 191,8 mil. No mundo, o número de casos confirmados é de 28,2 milhões e os óbitos somam 910 mil. (Johns Hopkins)

HOJE: na Ásia, os mercados fecharam em alta, com exceção da Austrália. Os índices na Europa operam entre leves perdas e ganhos, à espera do resultado das negociações do Brexit, que devem seguir na próxima semana. Os futuros de Wall Street apontam para uma abertura em alta. Nesta manhã, saem os dados de inflação nos EUA e do setor de serviços no Brasil.

Compartilhe o post:

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *