Negociação de imposto sobre transações e os últimos destaques

Compartilhe o post:

RESUMO DOS MERCADOS

   Cotação  Dia Semana Mês Ano
Ibovespa (pts)95.734,80-1,60%-2,60%-3,66%-17,22%
Dólar PTAX (R$)5,53111,81%4,58%1,09%37,23%
DI Jan 2025 (bps)6,48%1913573
S&P 500 (pts)3.236,92-2,37%-2,49%-7,52%0,19%

BRASIL EM FOCO
DESTAQUES: preocupações com o novo surto de Covid-19 na Europa e mais um sell-off  das ações de tecnologia nos EUA se somaram às dúvidas sobre a situação fiscal e a velocidade de retomada da economia. No campo positivo, o acordo assinado entre Localiza e Unidas fez as ações da primeira dispararem 13,97% e foi a maior alta do Ibovespa, seguida por IRB Brasil ON (9,57%), Vale ON (2,23%).

INFLAÇÃO: o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15) subiu 0,45% em setembro, 0,22 ponto percentual (p.p.) acima da taxa de agosto (0,23%) e o maior resultado para um mês de setembro desde 2012. No ano, o IPCA-15 acumula alta de 1,35% e, em 12 meses, de 2,65%. (IBGE)

ELEIÇÃO PARA A PRESIDÊNCIA DO SENADO: uma análise da Consultoria Legislativa do Senado aponta que a Constituição proíbe a reeleição nas Casas do Congresso “dentro da mesma legislatura”. Uma consulta do Poder360 mostrou que metade dos líderes partidários é favorável à reeleição de Alcolumbre, mas 57 dos 81 senadores preferiram não declarar apoio. Na tarde desta quarta-feira, em sessão presencial do Senado, os líderes do PT, Rogério Carvalho (SE), do PDT, Weverton Rocha (MA), e a senadora e ex-ministra Kátia Abreu (PP-TO) fizeram questão de se manifestar publicamente, no plenário, em favor da permanência de Alcolumbre no posto. Alcolumbre tem feito uma maratona de encontros nesta semana para colocar de pé a estratégia para sua reeleição. Segundo interlocutores, ele esteve com cerca de 30 senadores nos últimos dias.( Poder 360 / Valor)

REFORMA TRIBUTÁRIA: a equipe econômica e o Congresso avançam na negociação de um imposto sobre transações para segurar o veto de Bolsonaro a desoneração da folha de 17 setores. Paulo Guedes afirmou que “as prioridades são emprego e renda, retomada do crescimento, dentro do nosso programa de responsabilidade fiscal. Queremos desonerar, ajudar a criar emprego, então vamos fazer um programa de substituição tributáriaA ideia de Guedes é desonerar totalmente o salário mínimo em todos os setores. Para contratos com remuneração maior, a contribuição cairia de 20% para 15%. O imposto sobre transações compensaria a perda sem aumentar a carga tributária total. A medida será incluída na proposta de reforma da Câmara, como forma de demonstrar apoio aos deputados e vencer resistências. (O Globo)

RENDA CIDADÃ: 
 depois de o presidente Jair Bolsonaro fazer um vídeo enterrando o “Renda Brasil” até o fim do seu mandato, o relator da PEC do Pacto Federativo, senador Márcio Bittar (MDB-AC) resolveu o problema mudando o nome do substituto do Bolsa Família. O novo programa agora se chama “Renda Cidadã” e recebeu a autorização de Bolsonaro para ser negociado no Congresso. Bittar não apresentou a fonte de origem dos recursos e a recomendação do governo é não entrar em detalhes para não gerar mais ruídos.( O Globo)

CORONAVÍRUS NO BRASIL: o país ultrapassou os 4,62 milhões de casos confirmados e 139 mil óbitos em decorrência da Covid-19. (Ministério da Saúde)


OBSERVATÓRIO INTERNACIONAL 
 DESTAQUES EXTERNOS: apesar do apoio explícito do Fed a novos estímulos fiscais, a probabilidade desse pacote ser aprovado antes das eleições de novembro vem se tornando mais remota. A queda de ontem coloca o S&P 500 próximo de acumular perdas de 10% de seu pico recente, do dia 2 de setembro, e entrar em território de correção. No período, o índice amplo de ações de Nova York registra desvalorização de 9,61%. Essas preocupações quanto a um novo pacote de estímulos ganham ainda mais força com o novo surto de Covid-19 na Europa. 

INDICADORES ECONÔMICOS: os índices de gerentes de compras (PMIs) da Europa apontaram para uma desaceleração expressiva do setor de serviços no continente. A leitura preliminar do PMI de serviços caiu a 47,6 pontos neste mês, de 50,5 pontos em agosto. Números abaixo de 50 indicam contração do setor. O aumento recente de casos na Europa, com possível adoção de novas medidas de isolamento afetam principalmente o setor de serviços que ainda não se recuperou da “primeira onda”.  ( Investing)

ELEIÇÕES NOS EUA: o presidente Donald Trump afirmou que não se comprometeria com uma transferência pacífica do poder se a contagem das cédulas mostrasse que o democrata Joe Biden tivesse ganho as eleições de novembro. Trump disse: “Teremos que ver o que acontece”. Uma possível judicialização do resultado eleitoral faz com que a escolha do novo membro da Suprema Corte americana se torne ainda mais importante. (Bloomberg)

CORONAVÍRUS: na Europa, em especial na Espanha, novos toques de recolher estão sendo impostos, principalmente em bares e restaurantes. Nos EUA, os infectados ultrapassaram os 6,9 milhões e as mortes chegaram a 201,9 mil. No mundo, o número de casos confirmados é de 31,9 milhões e os óbitos somam 977 mil. (Johns Hopkins)

HOJE: na Ásia, os mercados fecharam em queda acompanhando o desempenho negativo dos ativos de maior risco. Os índices na Europa operam sem direção definida. Os futuros de Wall Street oscilam entre leves perdas e ganhos. Hoje saem os dados de pedidos de seguro-desemprego nos EUA e a expectativa é de 860 mil novas requisições.

Compartilhe o post:

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *