STF libera a venda das subsidiárias e os últimos destaques

Compartilhe o post:

RESUMO DOS MERCADOS

   Cotação  Dia Semana Mês Ano
Ibovespa (pts)95.478,500,93%-1,57%0,93%-17,44%
Dólar PTAX (R$)5,64410,06%1,39%0,06%40,03%
DI Jan 2025 (bps)6,53%1132118
S&P 500 (pts)3.380,800,53%2,50%0,53%4,65%

BRASIL EM FOCO


DESTAQUES: a alta do pregão de ontem foi puxada pelas ações da Petrobras e também pelo alívio no mercado externo, mas as incertezas quanto ao futuro do novo programa social continuam no radar. PETR3 teve ganhos de 0,91% e PETR4 subiu 1,22%, com o entendimento do STF de que é possível vender as subsidiárias sem ter que passar pelo Congresso. 

PETROBRAS: o plenário do Supremo Tribunal Federal (STF), por 6 a 4, entendeu que não há ilegalidade na criação de subsidiárias da Petrobras para privatização sem aval do Congresso Nacional ou procedimento de licitação. (Valor)

RENDA CIDADÃ: em um evento do JP Morgan, o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, afirmou que os juros voltarão a subir se o governo abrir mão do arcabouço vigente. Diante do impasse quanto às fontes de financiamento do Renda Cidadã, as lideranças partidárias do centrão decidiram continuar as discussões até a próxima semana. No entanto, o ministro da Cidadania, Onyx Lorenzoni (DEM-RS), publicou em redes sociais que faria o anúncio do Renda Cidadã nesta sexta-feira (2). Na quinta, o vice-presidente Hamilton Mourão disse que a única maneira de lançar um programa social robusto é por meio do corte de gastos ou pela criação de um novo imposto. Mourão afirmou ainda que, além de abandonar a proposta de limitar os gastos de precatórios, acredita que Bolsonaro também não levará adiante a ideia de usar recursos do Fundeb. Guilherme Afif Domingos, assessor especial de Guedes, atacou a proposta de financiamento do Renda Cidadã via precatórios e negou que a ideia tenha partido da equipe econômica. Segundo ele, trata-se de “uma proposta esdrúxula, que não tem cabimento”. ( Folha)

VAGA NO STF: em live ontem, Bolsonaro confirmou que o desembargador Kassio Nunes é o novo nome para o Supremo Tribunal Federal. Bolsonaro falou ainda que os ministros André Mendonça (Justiça e Segurança Pública) e Jorge Oliveira (Secretaria Geral) ainda estão na “fita” para a 2ª vaga no Supremo da qual ele terá direito a indicar, reafirmando sua promessa de indicar alguém “terrivelmente evangélico”. (Poder 360

CORONAVÍRUS NO BRASIL: o país ultrapassou os 4,8 milhões de casos confirmados e 144,6 mil óbitos em decorrência da Covid-19. (Ministério da Saúde)


OBSERVATÓRIO INTERNACIONAL 

DESTAQUES EXTERNOS: a sessão de ontem foi marcada pela expectativa em torno das negociações do novo pacote de estímulos nos EUA.

PACOTE DE ESTÍMULOS: sem um acordo com os Republicanos e negociações ainda em andamento entre a presidente da Câmara Nancy Pelosi e o secretário do Tesouro Steven Mnuchin, os democratas da Câmara aprovaram por 214 a 207 o plano de estímulo de US$ 2,2 trilhões, o qual provavelmente não avançará no Senado. (Bloomberg)

TRUMP COM COVID-19: o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump disse, na manhã desta sexta-feira, que testou positivo para o coronavírus junto com sua esposa e uma de suas assessoras mais próximas.  Pelo Twitter, Trump postou: “Esta noite, @FLOTUS e eu testamos positivo para COVID-19. Começaremos nosso processo de quarentena e recuperação imediatamente. Vamos passar por isso JUNTOS ! 

PEDIDOS DE SEGURO-DESEMPREGO: 837 mil pessoas solicitaram o seguro-desemprego nos EUA na semana passada. O número permanece entre 800.000 e 900.000 pela quinta semana consecutiva, refletindo que a recuperação do mercado de trabalho está perdendo ímpeto. (WSJ)

CORONAVÍRUS: o número de mortos pela doença no mundo ultrapassou os 1,02 milhão e os casos confirmados somam 34,9 milhõesNos EUA os infectados são 7,28 milhões e os óbitos chegaram a 207,8 mil.  (Johns Hopkins)

HOJE: na Ásia os mercados fecharam em queda e é feriado na China e Hong Kong. Os índices na Europa operam no negativo em mais de 1%, assim como os futuros de Wall Street. O petróleo cai mais de 3%. Hoje saem os dados do payroll nos EUA e o consenso entre os economistas consultados pela Bloomberg é de que os empregadores tenham adicionado 875 mil vagas no mês, com a taxa de desemprego caindo ligeiramente para 8,2%.

Compartilhe o post:

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *