Economistas elevam projeções para o PIB e inflação e os últimos destaques

Compartilhe o post:

Terça-feira, 20 de outubro de 2020

RESUMO DOS MERCADOS

Cotação DiaSemanaMêsAno
Ibovespa (pts)98.657,600,35%0,35%4,29%-14,69%
Dólar PTAX (R$)5,6023-0,36%-0,36%-0,68%39,00%
DI Jan 2025 (bps)6,48%-14-1463
S&P 500 (pts)3.426,92-1,63%-1,63%1,90%6,07%

BRASIL EM FOCO

DESTAQUES: em dia de vencimento de opções, o alívio no cenário doméstico foi abafado pela incerteza nos EUA, quanto ao andamento do pacote de estímulos. Com isso, a alta no índice de bolsa foi modesta. 

RESPEITO AO TETO DOS GASTOS:  o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), reforçou, na segunda-feira, que é contrário à prorrogação do decreto de calamidade. Mas, defendeu que não se opõe a uma eventual prorrogação do auxílio emergencial, desde que a solução seja dentro do teto dos gastos. (Valor)

RELATÓRIO FOCUS: no Focus desta semana, os economistas do mercado financeiro elevaram levemente suas projeções para o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro em 2020 e para a inflação. A expectativa do PIB subiu de uma queda de 5,03% na semana passada para um recuo de 5%. Para o IPCA, a mediana subiu de 2,47% para 2,65%, ao fim de 2020. Com essa atualização da inflação, o mercado já enxerga o índice acima do piso do intervalo de tolerância que é 2,5%. As projeções para o IGP-M se encontram em 17,15% para o fim do ano. (BCB)

COMISSÃO MISTA DO ORÇAMENTO: Sem acordo para a composição da Comissão Mista, o Orçamento de 2021 pode ser votado diretamente no plenário do Congresso. Se bem sucedida, a manobra evitaria uma derrota dos atuais presidentes da Câmara, deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ), e do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP).. A votação do Orçamento no Congresso está prevista para 20 de dezembro e o relator deverá ser o senador Márcio Bittar (MDB-AC). ( Valor)

ACORDOS COM OS EUA: Brasil e EUA assinaram três acordos bilaterais que facilitam o comércio, boas práticas regulatórias e anticorrupção. O presidente Jair Bolsonaro afirmou, nesta segunda-feira, que o Brasil dá “clara e sincera” prioridade à relação com os Estados Unidos e que está em curso uma parceria “ousada” entre os dois países. Analistas políticos, contudo, enxergam como arriscado esse alinhamento automático com os EUA. O uso da política externa como plataforma para acenos a grupos de apoio interno em um momento em que, na política doméstica, Bolsonaro está enfrentando críticas pela aproximação com o Centrão, é uma prática comum. Porém, os parceiros que estão sendo deixados de lado como China, União Europeia  e Argentina, em detrimento da filiação “anti-globalista” com Trump, pode ser prejudicial economicamente para o Brasil. (Valor / Folha)

MARCO DO GÁS: o líder do governo no Senado, Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE), disse que está em curso uma negociação para que o Senado vote, na quinta-feira ou até a próxima semana, a nova Lei do Gás e outros três projetos considerados prioritários. (Valor)

CORONAVÍRUS NO BRASIL: o país ultrapassou os 5,25 milhões de casos confirmados e 154 mil óbitos em decorrência da Covid-19. (Ministério da Saúde)


OBSERVATÓRIO INTERNACIONAL 

DESTAQUES EXTERNOS: os índices de Wall Street fecharam em quedas significativas de mais de 1% devido às incertezas quanto ao pacote de estímulos, que continua sem acordo no Congresso americano. O aumento dos casos de Covid-19 nos EUA também vem colocando as autoridades em alerta. A média da semana passada foi de 59.261 novos casos por dia, uma aumento de 34% sobre a média dos 14 dias anteriores.

PACOTE DE ESTÍMULOS: hoje é o último dia do prazo estabelecido pela presidente da Câmara, Nancy Pelosi, para conseguir um acordo de alívio antes das eleições de 03 de novembro. Os principais pontos de divergência incluem a escala de assistência às autoridades estaduais e locais, créditos fiscais que os democratas desejam para famílias de baixa renda e proteções para as empresas, em caso de contaminação de funcionários por Covid-19 no ambiente de trabalho, que os republicanos estão pressionando. (Bloomberg)

VACINAS:o CEO da Moderna, Stéphane Bancel, disse que o governo federal poderia autorizar o uso emergencial da vacina experimental Covid-19 da empresa em dezembro, se a empresa obtiver resultados positivos em novembro de um grande ensaio clínico. (WSJ) Já a estatal Sinopharm, uma das várias empresas chinesas que desenvolvem vacinas contra o coronavírus, disse que pode ter capacidade para produzir mais de 1 bilhão de doses em 2021. (Reuters)

CORONAVÍRUS: Nos EUA os infectados já somam 8,215 milhões e os óbitos chegaram a 220 mil. No mundo, o número de casos ultrapassa os 40,4 milhões e 1,1 milhão de mortes. (Johns Hopkins)

HOJE: na Ásia os mercados fecharam sem direção definida. Os índices na Europa também operam sem um catalisador evidente. Já os futuros de Wall Street apontam para uma abertura positiva. 

Compartilhe o post:

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *