Ibovespa retorna ao patamar dos 100 mil pontos e os últimos destaques

Compartilhe o post:

Quarta-feira, 21 de outubro de 2020

RESUMO DOS MERCADOS

Cotação DiaSemanaMêsAno
Ibovespa (pts)100.539,801,91%2,27%6,28%-13,06%
Dólar PTAX (R$)5,5830-0,34%-0,70%-1,02%38,52%
DI Jan 2025 (bps)6,36%-12-26-6-9
S&P 500 (pts)3.443,120,47%-1,17%2,38%6,58%

BRASIL EM FOCO

DESTAQUES: o Ibovespa retomou o patamar dos 100 mil pontos, com trégua no ambiente político e alta dos bancos. A boa perspectiva para a temporada de balanços do terceiro trimestre vem impulsionando o setor. As ações ordinárias do Banco do Brasil (BBSA3) subiram 4,59%, as preferenciais do Itaú Unibanco (ITUB4) 3,98%, enquanto as do Bradesco também avançaram: BBDC4 +4,32% e BBDC3 +3,71%.

BLOQUEIO DA PAUTA: a oposição e o Centrão derrubaram a sessão de ontem na Câmara dos Deputados, por falta de quórum. Com isso, os parlamentares não devem mais votar projetos esta semana, devendo voltar só após o fim da eleição municipal. A oposição cobra a votação da medida provisória (MP) que prorrogou o auxílio emergencial. Enquanto os partidos do Centrão, como PP, PL e Republicanos, pressionam para a realização da eleição para a presidência da CMO. O grupo do líder do PP e pré-candidato à Presidência da Câmara, Arthur Lira (AL), quer eleger a deputada Flávia Arruda (PL-DF), enquanto Rodrigo Maia cobra o cumprimento de um acordo feito no começo do ano para eleger Elmar Nascimento (DEM-BA). ( Valor)

RESPEITO AO TETO DOS GASTOS: o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), defende que governo e lideranças fechem com urgência o calendário de votação da PEC Emergencial. O deputado calcula que o Congresso consiga votar a também conhecida como PEC dos gatilhos até 15 de janeiro de 2021, se as discussões começarem logo após o primeiro turno das eleições municipais. Segundo o deputado, é preciso garantir o sistema de gatilhos para que o Renda Cidadã, programa social que o governo Bolsonaro estuda para substituir o Bolsa Família, consiga espaço e para dar um sinalização de 24 meses sobre a questão fiscal do Brasil.(Poder 360)

ACORDÃO: um acordão no Senado levou o ex-vice-líder do governo Jair Bolsonaro, Chico Rodrigues (DEM-RR), flagrado com dinheiro na cueca, a pedir nesta terça-feira (20) afastamento por 121 dias.  A costura para que Rodrigues se licenciasse do cargo começou no dia em que Luís Roberto Barroso determinou o afastamento do senador por 90 dias. Com essa decisão monocrática do ministro do STF, o senador só deixaria o cargo após o plenário da Casa analisar a decisão. Os senadores, contudo, queriam evitar que os próprios pares avaliassem uma ordem de Barroso e eventualmente a derrubasse. Isso traria desgaste ao Congresso na relação com o STF. Com o pedido de licença, Chico Rodrigues, além de evitar uma disputa entre os poderes, ganha mais 30 dias de prazo extra para se defender. (Folha)

CORONAVÍRUS NO BRASIL: o país ultrapassou os 5,27 milhões de casos confirmados e 154,8 mil óbitos em decorrência da Covid-19. (Ministério da Saúde)


OBSERVATÓRIO INTERNACIONAL 

DESTAQUES EXTERNOS: os índices de Wall Street fecharam o dia em alta, à espera de um acordo sobre o pacote de estímulos no Congresso americano.

PACOTE DE ESTÍMULOS: a presidente da Câmara, Nancy Pelosi, disse que tem esperança de chegar a um acordo de estímulo esta semana, apesar de seu prazo autoimposto ontem ter passado sem acordo. O chefe de gabinete da Casa Branca, Mark Meadows, disse que todos estão “trabalhando muito” para chegar a um acordo até o fim de semana, acrescentando que ainda há questões pendentes. O líder da maioria no Senado, Mitch McConnell, alertou o governo Trump para não concordar com nada, como a proposta de Pelosi antes da eleição. McConnell planeja votar no pacote republicano reduzido no Senado hoje. ( Bloomberg)

BREXIT:A União Europeia e o Reino Unido se comprometeram a evitar uma saída sem acordo.Porém, os ânimos estão sendo testados e o presidente do Conselho Europeu, Charles Michel disse ao parlamento que: ““O tempo é muito curto e estamos prontos para negociar 24 horas, 7 dias por semana, em todos os assuntos, nos textos legais. O Reino Unido tem uma pequena decisão a tomar e é sua escolha livre e soberana”.  A posição do bloco Europeu é que Grã-Bretanha é que precisa se decidir sobre o Brexit, recolocando o ônus sobre Londres para desbloquear as negociações comerciais. ( Reuters)

CORONAVÍRUS: Nos EUA os infectados já somam 8,27 milhões e os óbitos chegaram a 221 mil. No mundo, o número de casos ultrapassa os 40,84 milhões e 1,12 milhão de mortes.. (Johns Hopkins)

HOJE: na Ásia, os mercados fecharam, em geral, no positivo. Os índices na Europa, em queda. Assim como os futuros de Wall Street, que também apontam para uma abertura negativa. 

Compartilhe o post:

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *