BDRs ficam disponíveis para todos os investidores e os últimos destaques

Compartilhe o post:

Quinta-feira, 22 de outubro de 2020

RESUMO DOS MERCADOS

Cotação DiaSemanaMêsAno
Ibovespa (pts)100.552,400,01%2,28%6,29%-13,05%
Dólar PTAX (R$)5,60060,32%-0,39%-0,71%38,95%
DI Jan 2025 (bps)6,38%2-24-4-7
S&P 500 (pts)3.435,56-0,22%-1,38%2,16%6,34%

BRASIL EM FOCO

DESTAQUES: à espera de um acordo sobre o pacote de estímulos nos EUA e sem um noticiário interno que servisse de catalisador, o índice de bolsa no Brasil ontem terminou o dia próximo da estabilidade. Os destaques positivos foram as empresas de construção civil, após divulgação de relatório do Credit Suisse sobre o setor imobiliário. Os papéis de Eztec e Cyrela subiram 3,81%  e 0,86%, respectivamente. As ações de shoppings também registraram altas consideráveis acima de 3%.

BDR: a partir de hoje todos os investidores poderão negociar recibos de ações de empresas estrangeiras, conhecidos como BDRs, e de fundos de índices internacionais (ETF) listados na bolsa brasileira. O que antes era restrito às pessoas com mais de R$ 1 milhão em aplicações financeiras, hoje passa a ser acessível a todos os investidores brasileiros a opção e diversificar sua carteira em outros setores, países e moedas. A bolsa também oferece serviço de aluguel de BDR, o que permite que o investidor local faça aposta na baixa do papel. A criação de opções de compra e venda de BDRs será analisada conforme a evolução do mercado. (Valor)

CORONAVAC: o presidente Jair Bolsonaro esvaziou, nesta quarta-feira (21), o acordo anunciado na véspera por seu ministro da Saúde, general Eduardo Pazuello, para a compra de 46 milhões de doses da vacina contra a Covid produzida pela chinesa Sinovac com o Instituto Butantan. (Folha) Pelo Twitter, Bolsonaro postou:  “A VACINA CHINESA DE JOÃO DÓRIA. Para o meu Governo, qualquer vacina, antes de ser disponibilizada à população, deverá ser COMPROVADA CIENTIFICAMENTE PELO MINISTÉRIO DA SAÚDE e CERTIFICADA PELA ANVISA. – O povo brasileiro NÃO SERÁ COBAIA DE NINGUÉM.[…] Diante do exposto, minha decisão é a de não adquirir a referida vacina“. Para governadores, a ira de Bolsonaro foi o combo Doria + China. Na reunião para anunciar que iria adquirir o imunizante, Pazuello deu explicações. “A vacina do Butantan será uma vacina brasileira. Com isso, o registro entra pela Anvisa, (…) e isso dá mais segurança.”

STF: a CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) do Senado Federal aprovou nesta 4ª feira (21.out.2020) a indicação de Kassio Marques para a vaga deixada por Celso de Mello no STF (Supremo Tribunal Federal). A sabatina durou 10h e 2 minutos. (Poder 360)

CORONAVÍRUS NO BRASIL: o país ultrapassou os 5,29 milhões de casos confirmados e 155 mil óbitos em decorrência da Covid-19. (Ministério da Saúde)


OBSERVATÓRIO INTERNACIONAL 

DESTAQUES EXTERNOS: os índices de Wall Street fecharam o dia em queda sem um acordo sobre o pacote de estímulos, mas com a expectativa de que as conversas vão continuar.

PACOTE DE ESTÍMULOS: ainda não há um acordo fechado sobre o pacote de estímulos nos EUA  faltando 12 dias para as eleições. A presidente da Câmara, Nancy Pelosi, e o secretário do Tesouro, Steven Mnuchin, terão mais discussões, hoje, com o objetivo de resolver questões em aberto no acordo e o chefe de gabinete da Casa Branca, Mark Meadows, diz que totalizará US $ 1,9 trilhão. O principal entrave continua no Senado, onde os republicanos hesitam com o tamanho da conta e onde há resistência em realizar uma votação antes da eleição, e mesmo neste ano. (Bloomberg)

JUROS FUTUROS: uma maior probabilidade de uma “onda azul”,  com os democratas levando a presidência dos EUA e a maioria das duas casa legislativas, vem aumentando a inclinação da curva juros nos EUA . O retorno da T-note de dez anos voltou a atingir a marca de 0,8% – ontem chegou a 0,823% na máxima do dia – enquanto o rendimento do T-bond de 30 anos alcançou 1,638%. A diferença entre as duas taxas, inclusive, alcançou os maiores níveis em quatro anos. A principal expectativa está na chance de mais gastos. Cotada para ser a Secretária do Tesouro dos EUA em um eventual governo Biden, Lael Brainard, que integra o conselho de diretores do Federal Reserve (Fed), tem defendido amplos estímulos fiscais para dar apoio à economia. ( Valor)

CORONAVÍRUS: Nos EUA, os infectados já somam 8,33 milhões e os óbitos chegaram a 222 mil. No mundo, o número de casos ultrapassa os 41,29 milhões e 1,13 milhão de mortes. (Johns Hopkins)

HOJE: na Ásia, os mercados fecharam sem direção definida. Os índices na Europa também operam mistos. Já os futuros de Wall Street apontam para uma abertura negativa. Hoje já saíram os dados de sentimento do consumidor na Alemanha e o número veio pior que o esperado. Serão divulgados também o número de pedidos de seguro-desemprego nos EUA e às 22h tem o debate presidencial entre Trump e Biden.

Compartilhe o post:

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *