Banco Central Europeu mantém política monetária e os últimos destaques

Compartilhe o post:

Sexta-feira, 30 de outubro de 2020

RESUMO DOS MERCADOS

Cotação DiaSemanaMêsAno
Ibovespa (pts)96.582,201,27%-4,62%2,09%-16,49%
Dólar PTAX (R$)5,78030,83%3,00%2,47%43,41%
DI Jan 2025 (bps)6,78%12183633
S&P 500 (pts)3.310,111,19%-4,48%-1,57%2,46%

BRASIL EM FOCO

DESTAQUES

O pregão de ontem foi de recuperação parcial, com o mercado no exterior mais tranquilo e os investidores brasileiros aproveitando para ajustar as posições em ações locais, com os bons números nesta temporada de divulgação de resultados. As exportadoras também se valorizaram, beneficiadas pela a alta do dólar, negociado na casa dos R$ 5,78.

EMPREGO

Pelo segundo mês seguido, o país criou empregos formais. Segundo dados divulgados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), da Secretaria de Trabalho do Ministério da Economia, 313.564 postos de trabalho com carteira assinada foram abertos no último mês. O indicador mede a diferença entre contratações e demissões.(Agência Brasil)

POLÊMICA DO SUS

O presidente Jair Bolsonaro afirmou que pode reeditar na semana que vem o decreto que inclui estudos sobre parcerias com a iniciativa privada para administração de Unidades Básicas de Saúde (UBS). A medida foi revogada após repercussão negativa. Na live semanal, Bolsonaro disse que “O decreto de ontem não tinha nada a ver com privatização do SUS […] Revoguei o decreto, mas nos próximos dias posso reeditá-lo, deve ser semana que vem”. ( Valor)

PAULO GUEDES

O ministro da Economia, Paulo Guedes, acusou a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) de financiar estudos para enfraquecer o Teto de Gastos. Segundo o ministro, a Febraban é uma “casa de lobby”. “É muito honrado, muito justo o lobby, mas precisa estar escrito na testa: “Lobby bancário” , que é para todo mundo entender do que se trata, inclusive financiando estudos que não têm nada a ver com a atividade de defesa das transações bancárias”, observou durante  audiência pública da Comissão Mista da Covid-19, nesta quinta-feira (29). Guedes afirmou que a federação financia “ministro gastador” para ver se consegue furar o Teto de Gastos. (CNN)

CORONAVÍRUS NO BRASIL

 O país ultrapassou os 5,49 milhões de casos confirmados e 158,9 mil óbitos em decorrência da Covid-19. (Ministério da Saúde )


OBSERVATÓRIO INTERNACIONAL 

DESTAQUES EXTERNOS

Os índices de Wall Street fecharam o dia com ganhos, após a queda expressiva do dia anterior. Entre os motivos que contribuíram para o alívio de ontem, os dados do PIB americano vieram melhores que o esperado, houve uma sinalização de que mais estímulos monetários serão oferecidos pelo Banco Central Europeu (BCE) em dezembro e o mercado acompanha a divulgação dos resultados das gigantes de tecnologia nos EUA

PIB AMERICANO

A economia americana cresceu a um ritmo recorde no terceiro trimestre, aumentando 7,4% em relação ao trimestre anterior e a uma taxa anual de 33,1%, recuperando cerca de dois terços do que foi perdido no início da pandemia de coronavírus, com isso, a economia continua cerca de 3,5% menor do que no final do ano passado. (WSJ)

BCE

O Banco Central Europeu (BCE) manteve inalterada sua política monetária e resolveu não injetar mais estímulos na economia da zona do euro no momento. O banco central apontou que os riscos estão “claramente inclinados na direção do agravamento do cenário”, prometeu realizar “uma reavaliação exaustiva do panorama da economia e do balanço dos riscos” e “recalibrar seus instrumentos, devidamente, a fim de reagir à situação que se prenuncia” em sua próxima reunião de política monetária, a ser realizada em dezembro. ( Valor)

ELEIÇÕES

A votação antecipada na eleição presidencial atingiu 82 milhões de votos, quase 60% da participação total em 2016. (US Election Project)

CORONAVÍRUS

Ontem nos EUA, foram adicionados 89 mil novos casos, um novo recorde, o número de infectados já somam 8,9 milhões e os óbitos chegaram a 228 mil. No mundo, o número de casos ultrapassa os 45 milhões e 1,18 milhão de mortes. (Johns Hopkins  / Financial Times)

HOJE

Na Ásia, os mercados fecharam no vermelho. Os índices na Europa operam com leves altas. O futuros de Wall Street apontam para uma abertura negativa. Agora pela manhã foi divulgado que o PIB da Alemanha cresceu 8,2% em relação ao trimestre anterior. a expectativa era de expansão de 6,8%.

Compartilhe o post:

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *