Eleições americanas: plano de transição de Biden e os últimos destaques

Compartilhe o post:

Segunda-feira, 09 de novembro de 2020

RESUMO DOS MERCADOS

Cotação DiaSemanaMêsAno
Ibovespa (pts)100.925,100,17%7,42%7,42%-12,73%
Dólar PTAX (R$)5,5313-0,56%-4,17%-4,17%37,23%
DI Jan 2025 (bps)6,51%-16-23-236
S&P 500 (pts)3.509,44-0,03%7,32%7,32%8,63%

BRASIL EM FOCO

DESTAQUES

Em uma semana mais curta, com feriado na segunda-feira (2), o índice da bolsa brasileira registrou uma forte alta de 7,42%. Na sexta, o resultado das eleições americanas ainda estava indefinido, mas as apurações indicavam uma vitória democrata. A temporada de balanços corporativos também vem movimentando o mercado acionário e as maiores altas da semana foram de Ultrapar ON (21,73%) e Ecorodovias ON (18,52%), que reportaram resultados acima do esperado.

INFLAÇÃO

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de outubro subiu 0,86%, ficando 0,22 ponto percentual acima dos 0,64% de setembro. No ano, o indicador acumula alta de 2,22% e, em 12 meses, de 3,92%. A maior variação (1,93%) e o maior impacto (0,39 p.p.) no índice do mês vieram do grupo Alimentação e Bebidas, que desacelerou em relação a setembro (2,28%) ( IBGE)

APAGÃO NO AMAPÁ

No domingo, Bolsonaro, pelo Twitter, anunciou que 76% da energia do Amapá já havia sido restabelecida. Desde o dia 03 de novembro, o estado enfrenta um apagão devido a um incêndio em uma subestação de Macapá que levou ao desligamento das linhas de transmissão Laranja/Macapá e das usinas hidrelétricas Coaracy Nunes e Ferreira Gomes. Cerca de 90% da população do estado ficou sem energia. O fornecimento foi restabelecido em um esquema de rodízio e foi montado um gabinete de crise para apurar o caso. Informações preliminares indicam que a falta de um transformador de reserva em condições de operação teria agravado o apagão que desconectou o estado do Sistema Interligado Nacional.

POLÍTICA NO BRASIL

A resiliência de Bolsonaro nas pesquisas eleitorais e o avanço da esquerda na figura de Ciro Gomes, vem unindo uma frente Doria-Huck-Moro. Apesar de ainda não haver nada oficial e nenhum nome encabeçando publicamente a frente, todos concordam no básico: denunciar o que consideram autoritarismo do governo Bolsonaro, defender uma agenda econômica liberal e enfatizar o combate à pobreza e à corrupção. O presidente da Câmara Rodrigo Maia, já afirmou que o Democratas, que é o seu partido, também apoia uma construção de uma candidatura de centro para 2022 e que Luciano Huck é um nome forte. O DEM de Maia e o PSDB de Dória são parceiros históricos nas eleições presidenciais. (Folha / Veja)

CORONAVÍRUS NO BRASIL

O país ultrapassou os 5,66 milhões de casos confirmados e 162 mil óbitos em decorrência da Covid-19,(Ministério da Saúde)


OBSERVATÓRIO INTERNACIONAL 

DESTAQUES EXTERNOS

Os índices de Wall Street fecharam na sexta-feira sem direção definida, mas a semana acumulou altas significativas. O Nasdaq teve alta de 9,01% na semana enquanto o S&P 500 avançou 7,32%. Além da perspectiva de que a Casa Branca Democrata com o um Senado Republicano possa trazer um equilíbrio entre mais estímulos, com poucas mudanças significativas para a questão tributária, os dados positivos do emprego, divulgados na sexta, também animaram os investidores.  

EMPREGO NOS EUA

Foram criadas 638.000 vagas de emprego no mês passado nos EUA – o sexto ganho mensal consecutivo – e a taxa de desemprego caiu um ponto percentual para 6,9%. A expectativa do mercado era de 590 mil empregos em outubro. O mercado de trabalho já recuperou 12,1 milhões dos 22 milhões de empregos perdidos em março e abril. A recente alta dos casos de coronavírus nos EUA, contudo, limita, em parte, a expectativa de que a recuperação continue acelerada nos próximos meses.  (WSJ)

ELEIÇÕES

Tendo virado nos estados de Michigan, Wisconsin e na Pensilvânia, o Democrata, Joe Biden, foi eleito presidente dos EUA. Os resultados na Georgia e Carolina do Norte ainda não estão definidos, mas mesmo assim, já é possível declarar a vitória de Biden visto que no cenário mais conservador, que não considera também os Grandes Eleitores do Arizona, os azuis já acumularam 279 votos no Colégio Eleitoral. Se o Arizona for considerado, são 290 votos para o democrata. No Senado, há ainda 4 vagas indefinidas. Haverá segundo turno para 2 senadores na Georgia no dia 5 da Janeiro. No Alaska e Carolina do Norte o resultado não é decisivo mas os incumbentes republicanos são os favoritos. Para ter maioria no Senado Biden precisaria virar 2 cadeiras, visto que a Vice-presidente nos EUA tem voto de Minerva no Senado.  

RECONHECIMENTO

Diversos líderes internacionais já deram seus parabéns ao novo presidente dos EUA. O Brasil ainda não reconheceu a vitória democrata. Donald Trump, por sua vez, insiste no discurso de fraude eleitoral e judicialização, mas conselheiros da Casa Branca alertam o presidente que as chances são estreitas para qualquer disputa legal. O ex-presidente Republicano, George W. Bush,  enviou um sinal claro ao seu Partido para se afastar da negação de Trump, que pode desencadear uma crise de transição. Bush emitiu um comunicado dizendo que ligou para Biden, a quem chamou de presidente eleito, parabenizou ele e a vice-presidente eleita Kamala Harris por sua vitória e ofereceu seu apoio durante a transição. A ex-secretária de Estado Condoleezza Rice, também republicana, postou uma mensagem semelhante nas redes sociais. (NYT / Bloomberg)

PLANO DE TRANSIÇÃO

No site buildbackbetter.com, Biden e a vice-presidente eleita Kamala Harris prometeram estar prontos no primeiro dia para lidar com quatro prioridades principais: Covid-19, recuperação econômica , igualdade racial e mudança climática. O plano de transição e o discurso de vitória de Biden foram ambos na linha de defender a união como o caminho para uma recuperação justa e equitativa que reconstruirá uma classe média forte e inclusiva e construirá uma economia para o futuro.

CORONAVÍRUS

Os Estados Unidos se tornaram a primeira nação do mundo desde que a pandemia começou a ultrapassar 10 milhões de infecções por coronavírus, de acordo com uma contagem da Reuters no domingo. Nos últimos 10 dias foram cerca de 1 milhão de casos essa é a maior taxa de infecções desde que o início da pandemia no país. Especialistas já estão chamando o recente aumento de “terceira onda do vírus COVID-19”. No mundo os casos ultrapassam os 50  milhões e 1,25 milhão de mortes. (Johns Hopkins / Financial Times)

HOJE

Na Ásia, os mercados fecharam em forte alta, de mais de 1% Os índices na Europa, nesta manhã, também operam bastante positivos, assim como os futuros nos EUA. O petróleo sobe mais de 3%. Autoridades monetárias da Zona do Euro, EUA e Reino Unido fazem discursos. No campo dos indicadores econômicos serão divulgados os dados de inflação na China para Outubro. 

Compartilhe o post:

Posts Similares

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *