Renda Cidadã dá lugar à expansão do Bolsa Família no ano que vem e os últimos destaques

Compartilhe o post:

Quinta-feira, 12 de novembro de 2020

RESUMO DOS MERCADOS

Cotação DiaSemanaMêsAno
Ibovespa (pts)104.808,80-0,25%3,85%11,56%-9,37%
Dólar PTAX (R$)5,40200,60%-2,34%-6,41%34,03%
DI Jan 2025 (bps)6,67%916-722
S&P 500 (pts)        3.572,660,77%1,80%9,26%10,58%

BRASIL EM FOCO

DESTAQUES

Ruídos domésticos e um movimento de rotação de carteiras interromperam a sequência de altas das ações brasileiras. O risco fiscal de uma extensão do auxílio emergencial se refletiu no juros futuros, que nos últimos dois pregões abriu 23 bps. 

VENDAS NO VAREJO

Em setembro de 2020, o comércio varejista nacional cresceu 0,6% frente a agosto, na série com ajuste sazonal, quinta alta consecutiva desde maio de 2020. Na série sem ajuste sazonal, em relação a setembro de 2019, o comércio cresceu 7,3%, quarta taxa positiva consecutiva. No acumulado do ano, o varejo registra estabilidade (0%). Já o acumulado nos últimos 12 meses avançou 0,9%. ( IBGE)

CORONAVAC

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) autorizou, nesta quarta-feira (11), a retomada dos testes da vacina Coronavac, produzida pela empresa chinesa Sinovac em parceria com o Instituto Butantan. (Folha)

PROGRAMAS DE AUXÍLIO

Considerando o tempo limitado até o fim do ano para que seja discutido e se encontre fontes dentro do orçamento para a criação do Renda Cidadã, é provável que o governo inicie 2021 sem o programa. Representantes do Ministério da Cidadania, responsável pelo auxílio emergencial, já trabalham com a ideia de haver apenas uma expansão limitada do Bolsa Família no ano que vem, com um orçamento não tão grande como seria no caso do Renda Cidadã. Para incluir mais 3 milhões de família ao Bolsa Família, o governo precisaria encontrar R$ 17,5 bilhões a mais no Orçamento de 2021, fora o que já está provisionado para o programa. (Folha)

DESTRAVAMENTO DO CONGRESSO

O líder do Governo na Câmara, Ricardo Barros (PP-PR), disse  que o deputado, e um dos líderes do Centrão, Arthur Lira (PP-AL), concordou com a votação de uma lista de projetos prioritários para o Planalto depois das eleições municipais. Os projetos seriam:  PLP (projeto de lei complementar) 137, que libera fundos retidos para o combate à pandemia; o PLP 101, citado por Barros como “1 miniplano Mansueto“, que alivia a situação fiscal dos Estados; o PL (projeto de lei) 199, que institui o Programa de Estímulo ao Transporte por Cabotagem; o projeto Casa Verde Amarela; e a autonomia do Banco Central. O impasse em torno da direção da Comissão Mista do Orçamento vem bloqueando todas as pautas nos últimos meses e a ideia do líder do governo é “votar essas matérias para, em seguida, entrarmos nas reformas”. (Poder 360)

PRESIDÊNCIA DA CÂMARA

Fábio Faria, ministro das Comunicações, passou a ser cogitado como um possível candidato à ocupar a presidência da Câmara após a ministra da Agricultura, Tereza Cristina (DEM), deixar de ser considerada para a disputa. Ela surgiu como alguém capaz de unificar os grupos de Lira e Maia e com trânsito na bancada ruralista mas auxiliares do presidente teriam jogado a toalha após a própria ministra demonstrar resistência. Arthur Lira continua sendo o “plano A” de Bolsonaro e do governo, mas Fábio passou a ser considerado uma possibilidade caso a vitória de Lira seja considerada remota. (Valor)

CORONAVÍRUS NO BRASIL

O país ultrapassou 5,74 milhões de casos confirmados e 163,3 mil óbitos, em decorrência da Covid-19. (Ministério da Saúde )


OBSERVATÓRIO INTERNACIONAL

DESTAQUES EXTERNOS

Por mais um dia, em Wall Street, os índices fecharam sem direção definida, mas dessa vez, as ações de tecnologia voltaram a liderar os ganhos.  O Dow Jones fechou em queda de 0,08%, o S&P 500 subiu 0,77% e o Nasdaq avançou 2,01%. Os mercados de títulos dos EUA ficaram fechados, nesta quarta-feira, devido ao Dia dos Veteranos.

RECONTAGEM DOS VOTOS

A Geórgia vai recontar todas as cédulas de papel lançadas na eleição presidencial de 3 de novembro à mão, disse a principal autoridade eleitoral do estado, uma tarefa gigantesca que deve ser concluída até 20 de novembro. Biden está à frente de Trump por 14.101 votos dos mais de 5 milhões de eleitores do estado. (CNN)

CHINA

O principal órgão legislativo da China aprovou, na quarta-feira, uma resolução permitindo a desqualificação de quaisquer legisladores de Hong Kong que não sejam considerados suficientemente leais. O governo do Chefe do Executivo, Carrie Lam, baniu imediatamente quatro legisladores, levando os 15 restantes do Conselho Legislativo de 70 cadeiras a renunciar em massa. O presidente Xi Jinping efetivamente neutralizou a instituição mais democrática sob o governo da China, enviando uma mensagem a Joe Biden de que nenhuma pressão o levará a tolerar a dissidência contra o Partido Comunista. (Bloomberg)

NOVAS RESTRIÇÕES

O governador de Nova York, Andrew Cuomo, impôs uma nova rodada de restrições com o objetivo de conter a disseminação do coronavírus, conforme a taxa de infecção aumenta e as hospitalizações disparam no estado. Cuomo ordenou que bares, restaurantes e academias no estado fechassem os serviços locais às 22h, todas as noites, e limitou a 10 o número de pessoas que poderiam participar de festas privadas. A taxa média de sete dias em todos os testes de coronavírus com resultado positivo atingiu 2,52%, se esse número chegar a 3% as escolas públicas também vão ser fechadas paras as aulas presenciais. (Reuters)

VACINA

A mesma explosão nos EUA de casos Covid-19 que ajudou a Pfizer a obter resultados para seu teste de vacina no início desta semana está ajudando a acelerar o teste da Moderna. A Moderna anunciou que seu estudo acumulou mais de 53 infecções, permitindo o início de uma análise preliminar da eficácia da sua vacina. (Bloomberg

CORONAVÍRUS

Nos, EUA, as infecções somam 10,4 milhões e 241,8 óbitos. No mundo os casos ultrapassam os 52 milhões e 1,28 milhão de mortes. (Johns Hopkins / Financial Times)

HOJE

Na Ásia, os mercados fecharam sem direção definida. Os índices na Europa, nesta manhã, operam em queda. Os futuros nos EUA apontam para uma abertura mista. Hoje saem os dados do PIB e produção industrial do Reino Unido, além dos números de pedidos iniciais de seguro-desemprego nos EUA.

Compartilhe o post:

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *