Renda Cidadã: Governo e Congresso negociam cortes de incentivos para financiar o programa e os últimos destaques

Compartilhe o post:
Quarta-feira, 25 de novembro de 2020

RESUMO DOS MERCADOS

Cotação DiaSemanaMêsAno
Ibovespa (pts)109.786,302,24%3,53%16,85%-5,07%
Dólar PTAX (R$)5,40370,39%0,99%-6,38%34,07%
DI Jan 2025 (bps)7,01%-352756
S&P 500 (pts)        3.635,411,62%2,19%11,18%12,53%

BRASIL EM FOCO

DESTAQUES

O rali das blue chips da bolsa brasileira continua e o Ibovespa fechou o pregão de ontem no nível mais alto desde 21 de fevereiro deste ano. A entrada do investidor estrangeiro vem impulsionando o mercado acionário local e até a última sexta-feira (20), o mês de novembro registra um saldo líquido positivo de R$ 26,012 bilhões. Apesar das notícias positivas quanto à eficácia das vacinas e ao início do processo de transição política nos EUA, o Brasil ainda enfrenta um desafio fiscal importante para o equilíbrio das contas públicas.

INFLAÇÃO

O IPCA-15 subiu 0,81% em novembro, 0,13 ponto percentual (p.p.), abaixo da taxa de outubro (0,94%). Foi a maior variação para um mês de novembro desde 2015. O dado, contudo, veio acima da expectativa do mercado de uma aumento de 0,72%. Todos os grupos de produtos e serviços pesquisados tiveram alta em novembro, com destaque para Alimentação e bebidas (2,16%), que contribuiu com 0,44 p.p. no índice do mês. O segundo maior impacto (0,20 p.p.) veio dos Transportes (1,00%). (IBGE)

RENDA CIDADÃ

O governo Jair Bolsonaro e o Congresso negociam cortes de incentivos e subsídios em até 25% como forma de garantir o financiamento do Renda Cidadã no âmbito da PEC do Pacto Federativo. A expectativa dos interlocutores do governo é levar a matéria ao plenário do Senado entre os dias 8 e 10 de dezembro. Desta forma, a matéria poderia ser analisada na Câmara dos Deputados a partir do dia 15 de dezembro. A aprovação da matéria seria uma sinalização importante para o equilíbrio fiscal em 2021. (Valor)

TETO DOS GASTOS

Em reunião da Comissão Mista da Covid-19, ontem (24), o diretor-executivo da Instituição Fiscal Independente (IFI), Felipe Scudeler Salto, afirmou que a entidade vinculada ao Senado vê grande chance de ser rompido o teto dos gastos já em 2021. Salto destacou que a proposta de Orçamento enviada pelo Poder Executivo não prevê a prorrogação da desoneração da folha de pagamentos para 17 setores da economia, mais parcelas do auxílio emergencial e despesas com as vacinas contra a Covid-19. Ele complementou que“O teto de gastos não é a Santa Sé. É muito importante, traz uma dimensão de controle das despesas que precisa ser mantida, só que há uma questão de matemática, não será cumprido no ano que vem, provavelmente”. (Agência Câmara de Notícias)

LEI DE FALÊNCIAS

O Senado pode votar nesta quarta-feira (25) uma nova Lei de Falências. A proposta (PL 4.452/2020) autoriza financiamento, mesmo em fase de recuperação judicial, e permite uso de bens pessoais como garantia de empréstimo para tentar salvar a empresa. O líder do governo, senador Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE), avalia que o projeto de lei é importante para ajudar a salvar milhares de empregos e empresas neste momento. O relator, o Senador Rodrigo Pacheco, reescreveu apenas um dispositivo para permitir expressamente a inclusão dos produtores rurais como sujeitos aptos aos benefícios da lei. O projeto tem apoio de Paulo Guedes que considera ser importante na situação atual dar condições para o capital bom dessas empresas em situação falimentar e ser redirecionado mais rapidamente para outros projetos, aumentando também a produtividade da economia. ( Agência Senado / Valor)

DIPLOMACIA

A embaixada chinesa no Brasil declarou pelo Twitter e em nota oficial a sua insatisfação com os “comentários difamatórios” do deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP). A embaixada de forma clara afirmou que “Instamos essas personalidades a deixar de seguir a retórica da extrema direita norte-americana, cessar as desinformações e calúnias sobre a China e a amizade sino-brasileira, e evitar ir longe demais no caminho equivocado tendo em vista os interesses de ambos os povos e a tendência geral da parceria bilateral. Caso contrário, vão arcar com as consequências negativas e carregar a responsabilidade histórica de perturbar a normalidade da parceria China-Brasil.

CORONAVÍRUS NO BRASIL

31 mil novos casos de covid-19 foram registrados ontem e país já ultrapassou 6,12 milhões de casos confirmados. As mortes diárias estão em 630 e o Brasil acumula 170 mil óbitos em decorrência do coronavírus. (Ministério da Saúde)


OBSERVATÓRIO INTERNACIONAL

DESTAQUES EXTERNOS

Os índices acionários de Wall Street tiveram um dia bastante positivos com o  Dow Jones superando os 30 mil pontos, pela primeira vez na história, e o S&P 500 também registrando novo recorde de fechamento. O início da transição de poder diminuiu o risco político nos EUA e ajudou a impulsionar a demanda por ativos de risco. 

TRANSIÇÃO DE PODER

O presidente eleito Joe Biden está agindo rapidamente para aproveitar os recursos do governo para sua transição para a Casa Branca depois que o governo Trump encerrou um impasse de 16 dias e anunciou sua intenção de começar a cooperar com sua equipe. Membros da equipe de Biden começaram a entrar em contato com funcionários da agência na noite de segunda-feira e na terça mais de 20 reuniões já haviam sido realizadas. (WSJ)

ORÇAMENTO AMERICANO

Republicanos e democratas chegaram a um acordo sobre os níveis de gastos para o projeto de lei anual necessário para manter o governo funcionando depois que o financiamento atual terminar em 11 de dezembro. O acordo entre o presidente do Senado, Richard Shelby, um republicano do Alabama, e a presidente da Câmara, Nita Lowey, democrata de Nova York, aumenta as chances de que um projeto de lei de US $ 1,4 trilhão para financiar o governo possa ser aprovado pelo Congresso. O governo dos EUA tem operado sob uma resolução provisória contínua desde o início do ano fiscal em 1º de outubro. (Bloomberg)

CORONAVÍRUS

Nos EUA, número total de infecções chegou a 12,59 milhões e os óbitos a 259 mil. No mundo, os casos ultrapassam 59 milhões e 1,41 milhão de mortes. (Johns Hopkins / Financial Times)

MERCADOS HOJE

Na Ásia, os mercados fecharam em alta, à exceção da China. Os índices na Europa operam em leve queda. Os futuros americanos não apontam para uma direção definida na abertura. Diversos dados econômicos nos EUA como PIB preliminar do terceiro trimestre, pedidos de seguro-desemprego e estoques de petróleo saem nesta manhã. Também será divulgada a ata da última reunião do FOMC. Amanhã é feriado de Ação de Graças nos EUA e não terá pregão. Nas sexta, o expediente vai até 13h.

Compartilhe o post:

Posts Similares

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *