Copom mantém taxa Selic em 2,00% a.a. e os últimos destaques

Compartilhe o post:

Quinta-feira, 10 de dezembro de 2020

RESUMO DOS MERCADOS

Cotação DiaSemanaMêsAno
Ibovespa (pts)113.001,20-0,70%-0,66%3,77%-2,29%
Dólar PTAX (R$)5,11090,37%-1,15%-4,14%26,80%
DI Jan 2025 (bps)6,05%2-8-57-40
S&P 500 (pts)3.672,82-0,79%-0,71%1,41%13,68%

BRASIL EM FOCO 

DESTAQUES

Pressionada pelo mercado no exterior, a bolsa no Brasil também reagiu negativamente às notícias vindas de Brasília, enquanto aguardava o comunicado do Banco Central, após a reunião do Copom.  

COPOM

O Comitê de Política Monetária (Copom) decidiu, por unanimidade, manter a taxa Selic em 2,00% a.a. No comunicado, o Copom ressaltou que as condições para a manutenção do forward guidance continuam satisfeitas com as expectativas e projeções de inflação abaixo da meta, no horizonte relevante da política monetária; o regime fiscal não foi alterado e as expectativas de inflação de longo prazo permanecem ancoradas.

Contudo, o Copom avaliou que, “ao longo dos próximos meses, o ano-calendário de 2021 perderá relevância em detrimento ao de 2022, que está com projeções e expectativas de inflação em torno da meta. A manutenção desse cenário de convergência da inflação sugere que, em breve, as condições para a manutenção do forward guidance podem não mais ser satisfeitas, o que não implica mecanicamente uma elevação da taxa de juros, pois a conjuntura econômica continua a prescrever estímulo extraordinariamente elevado frente às incertezas quanto à evolução da atividade. No cenário de retirada do forward guidance, a condução da política monetária seguirá o receituário do regime de metas para a inflação, baseado na análise da inflação prospectiva e de seu balanço de riscos.” (BCB)

MINISTÉRIO DO TURISMO

Jair Bolsonaro demitiu, nesta quarta-feira (9), o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio. Para substituí-lo, Bolsonaro escolheu o presidente da Embratur, Gilson Machado. O novo ministro, no entanto, deve assumir a função de forma temporária, até a próxima reforma ministerial, programada para o início do ano que vem. O estopim para a demissão foi uma mensagem de Álvaro Antônio no grupo de WhatsApp com os ministros. (Folha / CNN)

ARTHUR LIRA

O líder do PP, Arthur Lira (AL), lançou sua candidatura a presidente da Câmara, nesta quarta-feira (09), na sala da presidência do PP, no Senado. Ao seu lado havia representantes de bancadas que somam 160 deputados. Para ser eleito, ele precisará de ao menos 257 votos.  (Poder 360)

RODRIGO MAIA

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), ironizou o governo nesta quarta-feira, ao dizer que traria um bolo para comemorar um ano da promessa do governo de votar a PEC Emergencial no Senado. Ainda afirmou que “O governo está desesperado para tomar conta da Presidência da Câmara. O governo está desesperado para desorganizar de uma vez por todas a agenda do meio ambiente deste país. O governo está interessado em flexibilizar a venda e entrega de armas neste país, entre outras agendas que desrespeitam a sociedade e as minorias.” (Valor)

POPULARIDADE DO GOVERNO

Pesquisa PoderData realizada de 7 a 9 de dezembro mostra que o governo do presidente Jair Bolsonaro é desaprovado por 46% da população brasileira e aprovado por 43%. Todas as oscilações foram dentro da margem de erro do estudo, de 2 pontos percentuais para mais ou para menos.

CORONAVÍRUS NO BRASIL

Estimulados por Rodrigo Maia (DEM-RJ), deputados do PT querem incluir na Medida Provisória que libera verba para aquisição da vacina da Covax-Facility, a exigência de que a Anvisa dê o registro em 72 horas a imunizante aprovado por agências internacionais. OBrasil já ultrapassou 6,7 milhões de casos confirmados e acumula 178,9 mil óbitos em decorrência do coronavírus. ( Folha / Ministério da Saúde)


OBSERVATÓRIO INTERNACIONAL 

DESTAQUES EXTERNOS

Os índices acionários, em Nova York, terminaram o dia em queda, com as ações de tecnologia devolvendo os ganhos da semana com o andamento dos processos antitruste contra o Facebook. As divergências entre os democratas e republicanos quanto aos pacotes de estímulos também contribuem para um mercado mais cauteloso. 

PROCESSO ANTITRUSTE

A Comissão Federal de Comércio dos Estados Unidos (FTC, na sigla em inglês) e um grupo de procuradores-gerais ingressaram com processos antitruste contra o Facebook. De acordo com as denúncias, a companhia se envolveu em medidas para sufocar pequenas empresas de tecnologia que poderiam se tornar rivais. A FTC pediu especificamente a um tribunal que obrigasse o Facebook a vender o Instagram e o serviço de mensagens WhatsApp. (Valor)

PACOTE DE ESTÍMULOS

O líder da maioria no Senado, Mitch McConnell, e a presidente da Câmara, Nancy Pelosi, ainda não deram nenhum sinal de que estão prontos para se envolver diretamente nas negociações das propostas concorrentes de alívio da pandemia. O tamanho do pacote não é mais a grande disputa com as propostas entre US$ 908 e 916 bilhões, os pontos principais de divergência são as condicionalidades e como esse recurso será direcionado. Os republicanos querem criar um escudo de responsabilidade para os empregadores que enfrentam processos relacionados ao coronavírus. Já os democratas querem uma quantidade substancial de ajuda do governo para estados e autoridades locais. (Bloomberg)

FDA

Um painel de especialistas médicos externos deve se reunir hoje para aconselhar a Food and Drug Administration (FDA) sobre a vacina da Pfizer contra a Covid-19, que a agência está considerando para uso amplo entre o público americano. (WSJ)

CORONAVÍRUS

Nos EUA, os infectados somam 15,3 milhões e os óbitos estão no patamar de 289 mil.  No mundo, os casos ultrapassam os 68,9 milhões e 1,57 milhão de mortes. (Johns Hopkins  / Financial Times)

HOJE

Na Ásia, os mercados fecharam sem direção definida. Os índices da Europa operam próximos da estabilidade e os futuros dos EUA apontam para uma abertura sem catalisador único. Hoje saem os dados de PIB do Reino Unido, declaração de política monetária do BCE e vendas no varejo do Brasil.

Compartilhe o post:

Posts Similares

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *