Medida Provisória permite compra de vacina contra a Covid-19 de forma simplificada e os últimos destaques

Compartilhe o post:
Quinta-feira, 07 de janeiro de 2021

RESUMO DOS MERCADOS

Cotação DiaSemanaMêsAno
Ibovespa (pts)119.100,10-0,23%0,07%0,07%0,07%
Dólar PTAX (R$)5,3182-0,16%2,34%2,34%2,34%
DI Jan 2025 (bps)5,98%18333333
S&P 500 (pts)3.748,140,57%-0,21%-0,21%-0,21%

BRASIL EM FOCO 

DESTAQUES

As tensões nos EUA, com a invasão do Capitólio, levou o Ibovespa ao fim do dia inverter a direção, após bater nova máxima histórica. Aqui no Brasil, surgiram também preocupações fiscais com declarações de Baleia Rossi sobre a necessidade de expandir algum programa de transferência de renda.

MP DA VACINA

O presidente Jair Bolsonaro editou uma MP (Medida Provisória) 1026/2021 que estabelece um processo simplificado para a compra de vacina contra a Covid-19 e de insumos necessários para a imunização da população. A medida permite que o poder público celebre contratos sem licitação para aquisição de imunizantes e insumos, inclusive antes do registro sanitário e do aval para uso emergencial conferido pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Ficou definido também que o profissional de saúde responsável pela aplicação de produto autorizado para uso emergencial deverá informar ao paciente ou ao responsável legal sobre a situação excepcional na Anvisa e sobre potenciais riscos e benefícios da vacina, mas não inclui a necessidade de assinatura de um Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (art. 16).  ( Folha)

BALEIA ROSSI

No lançamento da sua candidatura à Presidência da Câmara, o deputado Baleia Rossi (MDB-SP), nome indicado por Rodrigo Maia (DEM-RJ) para o substituir, defendeu a expansão do programa Bolsa Família, ou a retomada do pagamento do auxílio emergencial para socorrer a população mais vulnerável, alegando que a pandemia não acabou, e ressaltou que as votações sobre essa matéria deveriam ocorrer neste mês. (Valor)

VACINAÇÃO EM SP

O governo do Estado de São Paulo deve pedir autorização para o uso emergencial da CoronaVac à Anvisa hoje (07). Com o pedido em mãos, a Anvisa tem 10 dias para emitir um parecer aprovando ou não o uso da vacina produzida pela chinesa Sinovac em parceria com o Instituto Butantan. A gestão de João Doria pretende iniciar a vacinação em 25 de janeiro. A proposta é imunizar 9 milhões de pessoas com aplicação de 2 doses e 10,8 milhões de doses  já chegaram em SP.  (Poder 360)

ELEIÇÃO VIRTUAL

A possibilidade de votação virtual na eleição para a presidência da Câmara virou mais um tema na disputa política da Casa. Com o crescimento no número de casos e mortes pela Covid-19 no país, o atual presidente, Rodrigo Maia (DEM-RJ), passou a cogitar a realização do processo por meio de aplicativo em celular. Hoje, o dispositivo já é usado pelos deputados em sessões remotas. Arthur Lira teria a sua estratégia de negociação corpo a corpo de cargos e verbas prejudicada, no caso de uma eleição virtual. (O Globo)

CORONAVÍRUS NO BRASIL

O Brasil registrou 63 mil novas infecções e 1.242 mortes nas últimas 24h. Desde o início da pandemia, o país acumula 198 mil óbitos e 7,8 milhões de casos confirmado de Covid-19 (Ministério da Saúde)


OBSERVATÓRIO INTERNACIONAL 

DESTAQUES EXTERNOS

A perspectiva (que se confirmou no fim do dia) de uma “onda azul”, com os Democratas dominando o Legislativo e o Executivo nos EUA, impulsionou os mercados globais. Na Europa, onde os pregões fecharam antes da confusão em Washington, os ganhos foram maiores. O índice Stoxx 600 Europe encerrou o dia em alta de 1,36% e o  FTSE 100, de Londres, avançou 3,47%. Já em Wall Street, a invasão do Capitólio no fim do dia tirou o impulso do mercado, os índices fecharam sem direção definida, com o Nasdaq em queda de 0,61%.

ELEIÇÃO NA GEORGIA

Os democratas conseguiram as duas cadeiras no segundo turno para o Senado na Georgia. Raphael Warnock e Jon Ossoff conseguiram uma vitória histórica no estado, tradicionalmente republicano. Como a vice-presidente tem voto de minerva no Senado, o empate 50-50 dá vantagem a Biden. É importante ter em mente que a maioria democrata, tanto na Câmara quanto no Senado, é muito apertada e para votações que exigem uma maioria qualificada, muitas vezes de 60 votos ou mais, como para mudanças constitucionais e ratificação de tratados internacionais (no Senado), não é garantido que Biden consiga esses votos, visto que terá que virar posições republicanas. 

Contudo, um processo legislativo especial chamado reconciliação, vinculado ao orçamento, faz com que certos projetos ligados a medidas orçamentárias e fiscais não sejam passíveis de obstrução. Isso poderia permitir que os líderes democratas aprovassem uma legislação tributária com apenas uma maioria simples – se mantivessem todos os senadores do mesmo lado. (Reuters / WSJ

INVASÃO DO CAPITÓLIO

Horas depois que centenas de apoiadores do presidente Donald Trump invadiram o Capitólio dos EUA, o Congresso certificou formalmente a vitória do democrata Joe Biden nas eleições. O resultado dos procedimentos de certificação nunca esteve em dúvida, mas foi interrompido pelos manifestantes. A polícia confirmou que quatro pessoas morreram durante o caos – uma de ferimentos à bala e três de emergências médicas – e 52 pessoas foram presas. Trump, em um discurso perto da Casa Branca, encorajou milhares de apoiadores a marchar no Capitólio e expressar sua raiva aos legisladores, pressionando-os a rejeitar os resultados. Após a confirmação da certificação, Trump emitiu uma nota dizendo que “Embora eu discorde totalmente do resultado da eleição, e os fatos me confirmam, haverá uma transição ordenada em 20 de janeiro.”  ( Reuters)

CORONAVÍRUS

Nos EUA, os casos de Covid-19 já somam 21 milhões e as mortes ultrapassaram os 361 mil.No mundo, são 87 milhões de infectados e 1,88 milhões de óbitos. (Johns Hopkins / Financial Times)

HOJE

Na Ásia, os mercados fecharam sem direção definida, assim como os índices da Europa operam, nesta manhã. Nos EUA, os futuros de Wall Street apontam para uma leve alta. Hoje tem declaração de política monetária do Banco Central Europeu e pedidos iniciais de seguro-desemprego nos EUA.

Compartilhe o post:

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *