Presidente da Câmara prepara democratas para um segundo impeachment de Trump e os últimos destaques

Compartilhe o post:
Segunda-feira, 11 de janeiro de 2021

RESUMO DOS MERCADOS

Cotação DiaSemanaMêsAno
Ibovespa (pts)125.076,602,20%5,09%5,09%5,09%
Dólar PTAX (R$)5,36830,47%3,30%3,30%3,30%
DI Jan 2025 (bps)6,23%6585858
S&P 500 (pts)3.824,680,55%1,83%1,83%1,83%

BRASIL EM FOCO 

DESTAQUES

Em mais um dia de recordes, o Ibovespa estendeu o rali superando a marca de 125 mil pontos e subindo mais de 5% na semana. 

CORONAVAC

Indonésia aprovou nesta segunda-feira (11) o uso emergencial da CoronaVac e anunciou que a vacina da farmacêutica chinesa Sinovac teve 65,3% de eficácia, segundo os resultados preliminares da última fase de testes do imunizante no país. No Brasil, a sua eficácia foi de 78% para casos leves e de 100% contra mortes, casos graves e internações. Na Turquia, onde também há testes, a CoronaVac teve 91,25% de eficácia contra o novo coronavírus. A diferença de resultados ainda não foi esclarecida e a taxa mínima recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) é de 50%. (G1)

ANVISA

SinoVac/Butantan  e a AstraZeneca/ Fiocruz solicitaram o uso emergencial de suas vacinas no dia 08, sexta-feira. O andamento da aprovação pode ser acompanhado aqui. A Agência Nacional de Sanitária (Anvisa)informou que o pedido a Fiocruz apresentou os “documentos preliminares e essenciais para a avaliação detalhada da Agência”. Mas pediu que o Butantan envie documentos que já eram previstos e não foram entregues. (UOL / Valor)

VACINAÇÃO EM SP

O governador de São Paulo, João Doria, pelo Twitter, pediu “senso de urgência” à Anvisa, alegando que “os ritos da ciência devem ser respeitados, mas devemos lembrar que o Brasil perde cerca de mil vidas/dia para a Covid-19. Com a liberação da Anvisa, milhões de vacinas que já estão prontas poderão salvar vidas”. Se obtiver a aprovação da Anvisa, o estado de São Paulo deve iniciar a vacinação no dia 25 de janeiro.

POLITIZAÇÃO DA VACINA

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), criticou o presidente Jair Bolsonaro pelo Twitter, em um post que compartilhava uma reportagem da Veja, na qual Bolsonaro culpa Pazuello pela perda de popularidade e atraso da vacina. Maia está buscando costurar o apoio de grupos diversos em Brasília para viabilizar a eleição de Baleia Rossi (MDB-SP). Ao atacar Bolsonaro, Maia agrada as siglas de esquerda. Deixa mais fácil para os deputados desse campo político explicarem a seus eleitores apoio a Rossi, já que o próprio candidato faz poucas críticas públicas ao Planalto. A ideia de desengavetar um pedido de impeachment no momento é descartada tanto por Maia quanto por Baleia Rossi. (Poder 360)

CORONAVÍRUS NO BRASIL

O Brasil registrou 29 mil novas infecções e 469 mortes nas últimas 24h. Com isso, a média móvel de mortes no Brasil nos últimos 7 dias foi de 1.016, a maior nos últimos cinco meses. Desde o início da pandemia, o país acumula 203 mil óbitos e 8 milhões de casos confirmados de Covid-19. (Ministério da Saúde)


OBSERVATÓRIO INTERNACIONAL 

DESTAQUES EXTERNOS

Os índices acionários de Nova York fecharam a semana em um novo recorde triplo. Os dados do mercado de trabalho nos Estados Unidos, que vieram aquém do esperado, reforçam a expectativa de novas medidas de ajuda à economia.

PAYROLL

A destruição de 140.000 empregos em dezembro, a primeira redução de postos desde abril nos EUA, foi concentrada no setor de e lazer e hospitalidade. A taxa de desemprego manteve-se estável em 6,7%, muito abaixo do pico de abril de 14,8%, mas ainda quase o dobro do nível pré-pandemia. Esse foi o pior mês desde 1939 para o mercado de trabalho nos EUA. Em 2020, a economia eliminou 9,37 milhões de empregos líquidos, superando os 5,05 milhões de empregos perdidos em 2009, no auge da crise financeira global. Os mais atingidos no ano passado foram os hotéis e restaurantes aumentando o desemprego entre as minorias, os trabalhadores jovens e menos instruídos – grupos já desproporcionalmente atingidos pelos efeitos econômicos do coronavírus. (WSJ)

IMPEACHMENT DE TRUMP

A presidente da Câmara, Nancy Pelosi, está preparando os democratas para um segundo impeachment do presidente Donald a menos que o vice-presidente Mike Pence e o gabinete invoquem a 25ª Emenda esta semana para remover Trump do cargo. Uma questão que os democratas terão de pesar para determinar o curso a seguir é a agenda de Biden. Com o Senado em recesso, qualquer julgamento de Trump não poderia começar antes de 20 de janeiro, no mínimo, sem o apoio de todos os senadores. E uma vez que o julgamento está em andamento, o Senado não pode analisar outras pautas, incluindo os indicados para o gabinete de Biden e legislação de alta prioridade, como aumentar os pagamentos de estímulo para a maioria dos americanos. 

Biden agiu com cautela, dizendo, na sexta-feira, que o impeachment é uma questão para o Congresso decidir. Mas ele também disse que sua posse seria a maneira mais rápida de tirar Trump do cargo. Não há precedente para um julgamento de impeachment depois que um presidente deixa o cargo, embora não haja proibição contra isso. Os defensores da campanha de impeachment dizem que uma condenação, mesmo depois que Trump sai da Casa Branca, pode garantir que ele seja impedido de concorrer à presidência novamente em 2024. Os que são contra o impeachment dizem que esse movimento pode irritar ainda mais os apoiadores de Trump dificultando a coordenação política de Biden. (Bloomberg)

COVID NA CHINA

A China continental registrou 103 novos casos de covid-19 no dia 10 de janeiro. Esse é o maior número desde 30 de julho. À medida que novas infecções na província de Hebei ao redor de Pequim continuam a aumentar, medidas de restrição estão sendo adotadas, Hebei foi responsável por 82 das 85 novas infecções locais e 18 novas infecções importadas do exterior. A maioria dos infectados eram estivadores que manuseiam cargas de um navio da Rússia, disse um oficial de Dalian a repórteres. O NHC (National Health Commission) relatou 76 novos casos assintomáticos em toda a China continental, ante 27 no dia anterior. A China não conta os indivíduos com teste positivo para coronavírus, mas que não apresentam sintomas, como casos confirmados de COVID-19. (Reuters)

CORONAVÍRUS

Nos EUA, os casos de Covid-19 já somam 22 milhões e as mortes ultrapassaram 374 mil.No mundo, são 90 milhões de infectados e 1,9 milhões de óbitos. (Johns Hopkins / Financial Times)

HOJE

Na Ásia, os mercados fecharam sem direção definida e não houve pregão no Japão, por conta de feriado. Na Europa, os índices, nesta manhã, operam em leves quedas. Nos EUA, os futuros de Wall Street apontam para uma leve queda na abertura. O ouro está sendo negociado a US$ 1.850 a onça. Às 11:40 tem o discurso de Christine Lagarde, Presidente do BCE. 

Compartilhe o post:

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *