PIB americando retrai 3,5% em 2020 e os últimos destaques

Compartilhe o post:
Sexta-feira, 29 de janeiro de 2021

RESUMO DOS MERCADOS

Cotação DiaSemanaMêsAno
Ibovespa (pts)118.883,302,59%1,28%-0,11%-0,11%
Dólar PTAX (R$)5,42820,85%-0,03%4,45%4,45%
DI Jan 2025 (bps)6,42%-13-367777
S&P 500 (pts)3.787,380,98%-1,41%0,83%0,83%

BRASIL EM FOCO 

DESTAQUES

O Ibovespa fechou em forte alta, interrompendo uma sequência de seis quedas consecutivas. O índice brasileiro seguiu em linha com o otimismo observado em Wall Street e indicadores macroeconômicos melhores do que o esperado.

EMPREGO NO BRASIL

O Cadastro Nacional de Empregados e Desempregados (CAGED) apresentou geração de 142 mil vagas formais em 2020. O ministro Paulo Guedes comemorou o resultado, destacando que o ano foi difícil com a pandemia e lockdowns da economia. Também na quinta (28), o IBGE divulgou a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), a taxa ficou em 14,1%, em linha com as estimativas de mercado. Um dado positivo foi o aumento de 4,8% do número de pessoas ocupadas no trimestre encerrado em novembro, ou seja, o Brasil tem 3,9 milhões de pessoas a mais no mercado de trabalho, em comparação ao trimestre anterior. (Ministério da Economia / IBGE

PROTEÇÃO AO EMPREGO

O ministro da Economia, Paulo Guedes, estuda reeditar medidas adotadas ano passado como a redução da jornada de trabalho e salário e suspensão de contrato, visando proteger o emprego formal. Segundo a análise da equipe econômica, não há espaço para repetir o mesmo modelo realizado em 2020. Uma das opções para  tornar a medida viável seria recursos do FAT, Fundo de Amparo ao Trabalhador. (Poder 360 / Folha

AUXÍLIO EMERGENCIAL

O presidente Jair Bolsonaro disse em sua Live que a continuidade do auxílio emergencial quebraria o país. “Lamento, pessoal, quer que eu continue, vai quebrar o Brasil, vem inflação, descontrole da economia(…) e todo mundo vai pagar caríssimo”. A declaração vem em um momento em que os principais candidatos às presidências das casas do Congresso debatem sobre algum tipo de ajuda aos que ficaram sem renda durante a pandemia. (Folha)

ELEIÇÕES NO CONGRESSO

Simone Tebet (MDB-MS) anunciou a candidatura independente à presidência do Senado. O líder da bancada do MDB, o senador Eduardo Braga, afirmou que o partido estava negociando cargos com Davi Alcolumbre, que apoia Rodrigo Pacheco (DEM-MG). Na Câmara, o presidente do DEM, ACM Neto, afirmou que conseguiria fazer com que 3 dos 5 deputados que declararam apoio a Lira  assinassem a lista de Baleia Rossi (MDB-SP), nome de Rodrigo Maia (DEM-RJ). Com tais assinaturas, os demistas acreditam que poderiam levar os votos do partido para Rossi.

EFEITO GAMESTOP

Nos EUA, um grupo de investidores se reuniu em um fórum do Reddit e começou a comprar ações da vendedora de jogos GameStop em larga escala, gerando grandes prejuízos a hedge funds que estavam com posições vendidas e tiveram que comprar tais ações para diminuir as suas perdas. Aqui no Brasil, os investidores se juntaram através do Telegram, organizando uma compra coletiva das ações do IRB, fazendo o preço do papel subir 14,44% em um diaDe acordo com alguns gestores, a probabilidade de repetir o que houve em Wall Street é baixa. Primeiro porque os investidores de varejo são uma parcela pequena no mercado brasileiro. Além disso, nos EUA existem várias bolsas e plataformas de negociação, com empresas separadas que fazem a liquidação dos negócios.

No modelo brasileiro, a B3 é verticalizada, concentra negociação, liquidação e custódia. Assim, ela consegue enxergar todos os participantes de mercado e as posições das corretoras, de investidores individuais e daqueles reunidos em grupos. Há ainda limitação de 20% dos papéis em circulação no mercado para operações de aluguel de ações, parte fundamental para montar uma posição “vendida”, limitado a 5% por investidor. (Valor)
CORONAVÍRUS NO BRASIL: nas últimas 24h foram registrados 61 mil novos casos e 1.386 mortes. Desde o início da pandemia, o país acumula 221 mil óbitos e 9 milhões de casos confirmados de Covid-19. (Ministério da Saúde


OBSERVATÓRIO INTERNACIONAL 

DESTAQUES

As bolsas americanas fecharam em alta, após indicadores econômicos melhores do que o esperado. Os índices europeus encerraram o dia majoritariamente em linha com Wall Street.

INDICADORES DOS ESTADOS UNIDOS

Os pedidos de seguro-desemprego semanais dos Estados Unidos somaram 847 mil na semana passada, ficando abaixo das estimativas de mercado que eram de 900 mil. O PIB cresceu 4% no 4° trimestre de 2020, sendo que as expectativas de mercado eram de 4,2%. No ano, houve retração de 3,5% . (Bloomberg)

VACINAÇÃO NA UNIÃO EUROPEIA

A União Europeia está monitorando as exportações de vacinas contra o coronavírus produzida nos países membros e pretende bloquear tal fluxo, caso os fabricantes não cumpram o acordo com o bloco. Segundo a Comissão da União Europeia, a medida não se trata de uma proibição, mas de uma verificação se estão indo na direção correta de acordo com os critérios adotados pela Comissão. (Reuters)

RESULTADOS CORPORATIVOS

A American Airlines reportou prejuízo menor do que esperado pelo mercado. As suas ações foram impulsionadas pelos investidores em um movimento organizado através do Reddit, similar ao ocorrido com as ações da GameStop. O Reddit é uma rede social de fóruns onde são discutidos os mais diversos tipos de assunto, tais movimentos de investidores estão sendo conversados na sala chamada Wall Street Bets. (Bloomberg

MEDIDAS DE BIDEN

Na quinta-feira (28), Joe Biden reabriu as inscrições entre os dias 15 de fevereiro a 15 de maio, para o Affordable Care Act, (ACA). O ACA é popularmente conhecido como ObamaCare e são regras federais que pretendem tornar os planos de saúde mais baratos e prestando uma gama maior de atendimento. (CNN)

ANO NOVO CHINÊS

A China adicionou restrições e ofereceu incentivos para coibir que cerca de 300 milhões de trabalhadores viajem durante o feriado do ano novo lunar. As autoridades exigiram que as pessoas que visitassem áreas rurais durante o feriado passassem duas semanas em quarentena e pagassem o seu próprio exame de coronavírus. (NYT

CORONAVÍRUS

Nos EUA, os casos de Covid-19 já somam 25 milhões e as mortes ultrapassam 432 mil. No mundo, são 101 milhões de infectados e 2 milhões de óbitos. (Johns Hopkins)

HOJE

Os mercados asiáticos fecharam em queda. Na Europa, as bolsas recuam em torno de 1%. Os futuros em Wall Street apontam para uma abertura em território negativo. Na agenda do dia temos os PIBs de vários países e dados fiscais do Brasil.

Compartilhe o post:

Posts Similares

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *