Data da votação da PEC Emergencial será decidida no Senado hoje e os últimos destaques

Compartilhe o post:

Quinta-feira, 18 de fevereiro de 2021

RESUMO DOS MERCADOS

Cotação DiaSemanaMêsAno
Ibovespa (pts)120.355,800,78%0,78%4,60%1,12%
Dólar PTAX (R$)5,41320,59%0,59%-1,15%4,16%
DI Jan 2025 (bps)6,58%662493
S&P 500 (pts)3.931,33-0,03%-0,09%5,85%4,66%

BRASIL EM FOCO

DESTAQUES

O Ibovespa fechou o dia no positivo, impulsionado pelas blue chips, em um movimento que seguiu a valorização das ADRs brasileiras na terça-feira (16). Vale e Petrobrás foram beneficiadas pelas altas nos preços das commodities.


PEC EMERGENCIAL

Os líderes do Senado se reunirão hoje para decidir quando a PEC Emergencial e do Pacto Federativo serão votados, agora que formarão uma só proposta. O projeto deve incluir uma cláusula de calamidade pública, liberando assim, gastos para a implementação de um novo auxílio emergencial. Os presidentes do Senado e da Câmara, Rodrigo Pacheco (DEM-MG) e Arthur Lira (PP-AL), juntamente com Paulo Guedes, afirmaram, na semana passada, que o auxílio começará em março, contudo, fazia-se necessário a aprovação da PEC.

Para o cumprimento do prazo acordado entre eles, a proposta precisa ser pautada no Senado já na próxima semana. O texto estabelece que quando os gastos alcançarem 85% da receita, o gatilho será acionado por ato do presidente e ficam proibidos conceder reajustes para servidores, contratação de pessoal, criação de novos cargos e realização de concursos públicos. Além disso, enquanto as travas estiverem ativas, o teto dos gastos não será mais corrigido pela inflação. (Poder360)

VACINAÇÃO NO BRASIL

O Ministro da Saúde Eduardo Pazuello, apresentou um cronograma para a entrega de vacinas contra Covid-19, além da perspectiva de novos contratos para compra de imunizantes. Segundo Pazuello, mais de 230 milhões de doses serão entregues aos Estados até o final julho deste ano. Essa quantidade garantirá a continuidade do programa de vacinação. O ministro se comprometeu entregar ainda este mês 2 milhões de doses da AstraZeneca importadas da Índia e 9,3 milhões da vacina da Sinovac/Butantan, que foram produzidas no Brasil. Para o mês que vem estão programadas a entrega de 18 milhões de doses da vacina do Butantan e 16,9 milhões da vacina da AstraZeneca. (Valor)

CASO DANIEL SILVEIRA

A Mesa Diretora da Câmara dos Deputados determinou, nesta quarta-feira (17), a imediata reativação do Conselho de Ética e representou contra o deputado Daniel Silveira (PSL-RJ), cuja prisão foi referendada por unanimidade do STF. O Conselho de Ética é o foro competente para julgar quebra de decoro de parlamentares e determinar possível cassação de mandato. Essa é uma estratégia para evitar aumentar a disputa entre os poderes, uma vez que se o caso for levado ao Plenário da Câmara, que  tem prerrogativa constitucional para decidir se o deputado continua preso ou não, a votação é por maioria absoluta em voto aberto, levando os deputados a se exporem, ou indisporem, com o governo. Também para não incitar um agravamento da crise institucional, a Procuradoria-Geral da República se manifestou favorável à substituição da prisão por medidas cautelares, como o uso de tornozeleira eletrônica.  (Agência Câmara de Notícias / Poder 360)


CORONAVÍRUS NO BRASIL

Nas últimas 24h foram registrados 56 mil novos casos e 1.150 mortes. Desde o início da pandemia, o país acumula 242 mil óbitos e 9,9 milhões de casos confirmados de Covid-19. (Ministério da Saúde

OBSERVATÓRIO INTERNACIONAL 

DESTAQUES

Os índices de Nova York encerraram o dia sem direção definida, com temores sobre um repique inflacionário causado pelos preços do petróleo. Os investidores também repercutiram a ata do FOMC divulgada durante a tarde. As bolsas europeias fecharam o dia em queda com a cautela dos agentes financeiros em relação à alta das taxas dos títulos soberanos no mundo. 

NEVASCA NO TEXAS

Uma nevasca atingiu o estado americano, na segunda-feira (15), fazendo com que milhões de cidadãos ficassem sem energia. A alta demanda de energia, devido às baixas temperaturas, levou o operador do Texas a declarar Estado de Emergência em seu nível mais grave. O Conselho de Confiabilidade Elétrica do Texas, responsável por administrar a rede elétrica do estado, ordenou os apagões na segunda e na terça-feira, para evitar danos ao sistema elétrico. ” Melhor desligar parcialmente a rede com apagões de rolamento do que a rede parar de funcionar completamente“, relatou um dos membros do Conselho.

Na manhã da quarta (17), milhões de texanos ainda permaneciam sem luz. A paralisação das usinas de energia elevou os preços do petróleo e do gás natural para seus níveis mais altos em meses, com petróleo WTI atingindo a casa dos US$ 60,00 o barril. Segundo a Bloomberg, a produção de petróleo caiu quase 40%, o carregamento de vacina contra o coronavírus está atrasado e a Amazon fechou as instalações em Illinois. A nevasca impediu a produção de 4 milhões de barris diários de petróleo, sendo a maior interrupção da história. A produção de gás voltou a níveis de 2017, devido ao congelamento dos tubos. 

ATA DO FOMC

Na ata da reunião de politica monetária do FED, realizada nos dias 26 e 27 de janeiro, os membros relataram estarem preparados para manter a política monetária nos trilhos, visando auxiliar o mercado de trabalho. Os participantes do FOMC, ressaltaram ainda a importância de isolar os fatores que afetam a inflação temporariamente. “ (…) a economia está longe de atingir a meta ampla e inclusiva do Comitê de máximo emprego e que mesmo com um ritmo acelerado de melhoria no mercado de trabalho, alcançar esse objetivo irá levar algum tempo.” O FED não emitiu novas previsões econômicasne prometeu manter a taxa de juros próxima a zero, até que a inflação esteja “no caminho certo para superar moderadamente” sua meta de 2% e o mercado de trabalho se aproximar do “emprego máximo“. (Reuters)

INDICADORES DOS ESTADOS UNIDOS

As Vendas a Varejo nos Estados Unidos apresentaram alta de 5,3% em janeiro, após queda de 1% em dezembro, superando todas as previsões que eram de 1%. (Bloomberg)

CONSELHO DE SEGURANÇA DA ONU

A Grã-Bretanha, através do seu ministro das Relações Exteriores, Dominic Raab, solicitou ao Conselho de Segurança da ONU um cessar-fogo, visando permitir a vacinação contra o Covid-19. Segundo o ministro, 160 milhões de pessoas correm o risco de não se vacinarem devido a instabilidades e conflitos nos lugares que habitam. A embaixadora britânica na ONU, Barbara Woodward, espera que o Conselho adote uma nova resolução nas próximas semanas. O ministro das Relações Exteriores chinês, Wang Yi, pressionou as partes em guerra para implementar o cessar-fogo, conforme solicitado pelo Conselho de Segurança. ( Reuters


INFLAÇÃO NO REINO UNIDO

A inflação do Reino Unido acelerou 0,7% no mês janeiro em relação a dezembro. A alta foi impulsionada pelo custo de imóveis, bens domésticos e alimentos. A mediana das estimativas era de 0,6%. Economistas consultados pela Bloomberg, esperam que inflação termine o ano em 1,9%. (Bloomberg

CORONAVÍRUS

Nos EUA, os casos de Covid-19 já somam 27 milhões e as mortes ultrapassam 489 mil. No mundo, são 109 milhões de infectados e 2,4 milhões de óbitos. (Johns Hopkins / Financial Times


HOJE

Os mercados na Ásia fecharam o dia em queda. Na Europa, as bolsas também operam no negativo, assim como os futuros nos EUA. Na agenda, às 9:30 sai a ata do BCE e os investidores também acompanham os pedidos de seguros desemprego nos EUA.

Compartilhe o post:

Posts Similares

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *