Petrobras anuncia quarto reajuste do ano nos preços de combustíveis e os últimos destaques

Compartilhe o post:
Sexta-feira, 19 de fevereiro de 2021

RESUMO DOS MERCADOS

Cotação DiaSemanaMêsAno
Ibovespa (pts)119.199,00-0,96%-0,19%3,59%0,15%
Dólar PTAX (R$)5,42380,20%0,79%-0,96%4,37%
DI Jan 2025 (bps)6,58%062493
S&P 500 (pts)3.913,97-0,44%-0,53%5,38%4,20%

BRASIL EM FOCO

DESTAQUES

O Ibovespa encerrou o dia em queda, em linha com a aversão ao risco observada no mercado externo. No Brasil, ficou no radar dos investidores as notícias sobre a votação da PEC Emergencial e do Pacto Federativo e os desdobramentos da prisão do deputado Daniel Silveira (PSL-RJ). 

NOVO AUXÍLIO EMERGENCIAL

O governo chegou a um acordo com as lideranças partidárias sobre o auxílio emergencial. Na próxima semana, deve ser colocada para votação as PECs Emergencial e do Pacto Federativo, incorporadas em um único texto, e também será editada uma Medida Provisória. Em pronunciamento o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), afirmou:  “A aprovação permitirá criar uma cláusula de calamidade para que se tenha a brecha necessária para termos o auxílio emergencial no Brasil. “, contudo, Pacheco não deu maiores detalhes sobre o valor ou o tempo de duração do benefício. (Folha / Agência de Notícias da Câmara)

CASO DANIEL SILVEIRA

O juiz auxiliar do STF, Airton Vieira, na audiência de custódia realizada ontem (18), decidiu manter a prisão do deputado federal Daniel Silveira (PSL-RJ) que permanecerá detido até que o Plenário da Câmara dos Deputados aprecie o caso. A Câmara realizará hoje, às 17 horas, a sessão deliberativa com voto aberto. Em reunião, na casa de Arthur Lira (PP-AL) com os representantes dos partidos, 13 foram a favor de manter a prisão, 3 foram contra, enquanto 2 partidos disseram que suas bancadas estão dividas. 

Mesmo após a decisão do Plenário, o caso segue para o Conselho de Ética que tem a prerrogativa de cassar ou suspender o mandato do deputado. O presidente  do Conselho da Câmara, o deputado Juscelino Filho (DEM-MA), afirmou que o colegiado retornará aos trabalhos na próxima terça-feira (23). “Por ser uma representação da Mesa Diretora, já chega um passo à frente das demais. Designaremos o relator e abriremos o prazo de 10 dias úteis para a defesa de Daniel Silveira.”

PREÇO DO PETRÓLEO

A Petrobras anunciou que irá reajustar os preços dos combustíveis a partir de hoje (19). O diesel ficará 15,2% mais caro, enquanto a gasolina subirá 10,2%.  Esse é o quarto reajuste em 2021 e o diesel e a gasolina já acumulam alta de 27,5% e 34,8% no ano, respectivamente. O preço do petróleo ganhou força nas últimas semanas após paralisações nas usinas no Texas, Estados Unidos, devido a uma forte nevasca, além da OPEP, Organização dos Países Exportadores de Petróleo, ter indicado cortes na produção, elevando ainda mais a cotação da commodity. (Estadão)

VACINAÇÃO NO BRASIL

O ministro da saúde, Eduardo Pazuello, irá se reunir com prefeitos nesta sexta-feira (19), para tratar do processo de vacinação no país. A reunião é um desdobramento do encontro de Pazuello com os governadores. Na pauta da reunião está a discussão sobre o cronograma de imunização. (Valor)

CORONAVÍRUS NO BRASIL

Nas últimas 24h foram registrados 51 mil novos casos e 1.367 mortes. Desde o início da pandemia, o país acumula 243 mil óbitos e 10 milhões de casos confirmados de Covid-19. (Ministério da Saúde


OBSERVATÓRIO INTERNACIONAL 

DESTAQUES

Os índices de Nova York fecharam em queda, pressionados pela alta na taxa dos Treasuries, pelas notícias sobre a nevasca no Texas e pelos dados de pedidos de seguro-desemprego. O Nasdaq anotou a sua terceira queda consecutiva, enquanto o Dow Jones interrompeu a sequência de três recordes. As bolsas europeias também encerraram o dia em queda. 

NEVASCA NO TEXAS

Cerca de 500 mil casas e empresas ficaram sem eletricidade ao longo do dia de ontem (18). As usinas que foram forçadas a fechar devido ao frio, estão gradualmente voltando a funcionar. Além do problema energético, os texanos também estão enfrentando um problema hídrico. Muitos foram aconselhados a ferver a água por questão de segurança e outros estão ficando sem abastecimento. O problema com a água ocorreu porque, com o frio, vários canos estouraram, poços congelaram e as estações de tratamento estão trabalhando com energia mínima.  (Bloomberg / NYT

VACINAÇÃO NOS ESTADOS UNIDOS

O fornecimento de vacinas nos Estados Unidos deve dobrar nas próximas semanas. Os fabricantes de imunizante devem passar a entregar semanalmente 20 milhões de doses em março, 25 milhões em abril e maio e 30 milhões por semana em junho. Desta forma 4,5 milhões de cidadãos poderão ser imunizados diariamente nos Estados Unidos. Atualmente, o país administra cerca de 1,6 milhões de doses por dia.

A Pfizer e a Moderna prometeram entregar mais de 500 milhões de doses adicionais até o final de junho, e a Johnson & Johnson tem uma expectativa de entregar 100 milhões no mesmo período. Essa quantidade seria suficiente para vacinar toda a população dos Estados Unidos até o final de julho. ( Bloomberg

INDICADORES ECONÔMICOS EUA

O Departamento do Trabalho reportou um aumento para 861.000 de pedidos de seguro-desemprego, referentes à semana passada, interrompendo a tendência de queda. O indicador de vendas no varejo apontou uma alta de 5,3% em janeiro. (WSJ )

TAXA DOS TREASURIES

As taxas dos títulos americanos de 10 anos e 30 anos encerraram a sessão de ontem (18) a 1,287% e 2,072%, respectivamente. O movimento das taxas dos papeis foi reflexo dos dados de seguro-desemprego que vieram acima do esperado. (CNBC)

REUNIÃO DO G7

Os chefes de Estados dos Estados Unidos, Grã-Bretanha, Japão, França, Alemanha, Itália e Canadá, se encontrarão em um reunião virtual, nesta sexta-feira (19). Entre as pautas do G7 estão medidas para combate mundial à pandemia, a necessidade de se investir na competitividade coletiva visando enfrentar os desafios colocados pela China e mudanças climáticas. (Reuters )

CORONAVÍRUS

Nos EUA, os casos de Covid-19 já somam 27 milhões e as mortes ultrapassam 492 mil. No mundo são 110 milhões de infectados e 2,4 milhões de óbitos. (Johns Hopkins / Financial Times

HOJE

Na Ásia, os mercados fecharam sem direção definida. Na Europa, os índices também operam mistos com destaque negativo para o FTSE que reage à queda de 8,8% na vendas no varejo do Reino Unido, dado bem pior que o recuo de 2,5% esperado. Nos EUA, os futuros apontam para uma abertura positiva. Na agenda de indicadores, hoje é dia de divulgação de PMIs de vários países. 

Compartilhe o post:

Posts Similares

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *